TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Criminal

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

No módulo III, verificamos que a Análise Estatística Criminal consiste na aplicação da análise estatística aos dados de criminalidade, ou seja, a análise das informações produzidas a partir da leitura das tabelas, gráficos e mapas, sistematizando as conclusões em um relatório. Como exemplo, a Tabela 3 – Ordenamento das UF por taxas de homicídio (em 100 mil) – Brasil 2000-2010 (Fonte: SIM/SVS/MS), página 33 da apostila, em que o Estado de Santa Catarina no ano 2000 tinha a taxa de 7,9 e ocupava a posição 26º, já no ano 2010 essa taxa aumentou para 12,9 e a posição para 27º, sendo um dos Estados com a melhor posição.

Feito este apontamento sobre a importância da análise estatística criminal na segurança pública por meio da confecção de tabelas e gráficos, há de se mencionar também a importância da análise de regressão na segurança pública. O termo análise de regressão foi introduzido pela primeira vez em 1886, por Francis Galton, no estudo da relação entre as alturas de pais e filhos. Em outras palavras, a  análise de regressão procura determinar a relação funcional entre duas ou mais variáveis.

Dessa forma, a análise de regressão também pode ser aplicada nas estatísticas criminais, a fim de  saber em que medida um aumento ou diminuição de determinada conduta aumenta ou diminui outra, por exemplo a associação entre o número de homicídios e o número de armas de fogo, em que não há interesse em saber somente a correlação entre a arma de fogo e o homicídio, e sim saber em que medida um aumento ou diminuição no número de armas de fogo implica no aumento ou na diminuição de homicídios.

Assim, a análise de regressão em estatísticas criminais, sem dúvida é de suma importância para a segurança pública, uma vez que os seus gestores tendo conhecimento dessas informações podem desprender maiores esforços e recursos para determinado crime delituoso, a fim de diminuir outro crime de maior reprovabilidade social. No exemplo acima citado, se nota que se a polícia apreender o maior número possível de armas irregulares, a taxa de homícidios certamente diminuiria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com