TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de aspectos estatísticos no comportamento cultural das organizações

Relatório de pesquisa: Análise de aspectos estatísticos no comportamento cultural das organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

O presente trabalho apresenta uma análise sobre os aspectos da estatística dentro de um comportamento cultural das organizações.

Relata as probabilidades no cenário empresarial que auxilia o processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial que tem modificado as atuações nas culturas organizacionais diferenciando o conceito da satisfação com o trabalho. Estimulando a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico.

2 DESENVOLVIMENTO

A estatística esta presente em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, seja ajudando nos estudos e analises de dados, na busca de informações relevantes ou como elemento de comprovação cientifica de fenômenos relevantes.

A estatística pode por meio da análise de probabilidades seja por amostragem probabilística ou não ou por censo fornecer métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados para utilização dos mesmos ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos a tomada de decisões.

Então, como podemos ver que o uso da estatística não estaria restrito somente aos profissionais da área de matemática e estatística, pois com a construção de gráficos, tabelas e com o calculo de mediadas com base em uma coleção de dados numéricos, poderemos compreender melhor o comportamento da variável expressa no conjunto de dados sob analise. Seguindo esse raciocínio nos perguntamos por que quase todo dia estamos expostos à estatística, ex:

“Um levantamento de do numero de mortos no transito durante o recente fim de semana do Memorial Day mostra um decréscimo de 33% em fatalidades comparado com ultimo ano.” (Fonte: National Safetty Council)

“Homens que comem somente duas porções de tomates por semana, sejam crus, em um molho ou em uma pizza, tem 34% menos riscos de desenvolver câncer de próstata.” (Fonte: Journal of the National Cancer Institute)

“Mais de três quartos de todos os bacharelandos em faculdades dos EUA completam pelo menos um estagio na graduação, enquanto 55% deles participam de dois ou mais estágios.” (Fonte: UPI).

As três afirmações que acabou de ler baseiam-se em um levantamento de dados. Então entendemos que os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Porém, a estatística hoje envolve mais do que levantamento de dados, apresentação de fatos, calculo de médias e construção de gráficos, é impraticável obter todos os dados e não utilizar com fonte de informação para o planejamento empresarial ou pessoal.

Há varias maneiras em que a estatística pode auxiliar um gestor a tomar decisões dentro de uma organização empresarial utilizando a coleta de dados, seja fazendo um censo, onde a contagem ou medição de toda uma população fornecerá informações completas, embora seja dispendioso e difícil de ser realizado. Utilizar uma amostra em que consiste em selecionar por meio de contagem ou medição de parte de uma população, para observar, de forma que seja possível estimar algo sobre toda a população, sendo freqüentemente mais pratico do que a realização do censo, ou utilizar uma simulação que o método matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo. As simulações permitem estudar situações que seria pouco pratico ou ate mesmo perigoso criar na vida real, alem de freqüentemente poupar tempo e dinheiro. Por exemplo, fabricantes de automóveis usam simulações com bonecos para estudar os efeitos que as colisões têm em seres humanos.

A coleta de dados contribui na valorização dos funcionários, pois possuem necessidades diferentes e por isso faz com as organizações se preocupem com o comportamento dos indivíduos a não tratá-los com se fossem todos iguais, mais que procure compreender o que é importante para cada um deles. Isto vai permitir que você individualizasse as metas, os níveis de envolvimento e as recompensas, no sentido de alinhá-los com as necessidades individuais. Alem que planeje as tarefas conforme as necessidades individuais para que elas maximizem o potencial de motivação no trabalho.

Os aspectos culturais pode sim influenciar o comportamento humano das organizações, embora a cultura organizacional represente uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Isso ficou explicito quando definimos cultura como um sistema compartilhado de valores. Devemos esperar, portanto que os indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes.

O reconhecimento de que a cultura organizacional possui propriedades comuns não significa, contudo, que não possa haver subculturas dentro da organização. A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas, ex:

Determinadas empresas espera-se que os executivos documentem todas as suas decisões, onde as decisões criativas, que incorrem em mudanças significativas ou em riscos, não são encorajadas. Como os responsáveis por projetos fracassados são abertamente criticados e punidos, os executivos procuram não implementar idéias que se desviem muito do status ao caso que determinadas empresas, contudo, os dirigentes estimulam e recompensam a mudança e a assunção de riscos. As decisões baseadas na intuição têm o mesmo valor que aquelas consideradas totalmente racionais. Os dirigentes se orgulham de sua historia de experimentação de novas tecnologias e de seu sucesso no lançamento regular de produtos inovadores. Executivos ou funcionários que tiveram uma boa idéia são encorajados a “levá-la adiante”. Os fracassos são tratados como “experiências de aprendizagem”.

Nos últimos anos, a globalização, a expansão da capacidade e os avanços na tecnologia se combinaram de forma a impor às organizações que quiserem sobreviver que elas sejam ágeis e flexíveis. O resultado disto é que tanto os funcionários como os dirigentes trabalham hoje em um clima que pode ser definido como “temporário”.

Os trabalhadores precisam atualizar seus conhecimentos e habilidades continuamente para atender a novas exigências do trabalho. Por exemplo, os funcionários de empresas como Caterpilar, Ford e Alcoa agora precisam saber operar equipamentos de produção computadorizados. Isto não fazia parte da descrição de suas funções há 20 anos.

Entretanto, a exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com