TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da Estatística na área de Administração

Artigo: Aplicação da Estatística na área de Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação da Estatística na área de Administração

Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.

A Estatística para a Administração na área de Marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Por exemplo: querer avaliar a percepção do consumidor com relação a marca, a aceitação de um novo produto, a satisfação do cliente, etc. No RH também há espaço para pesquisa junto aos funcionários, na área de Produção para auxiliar no controle de qualidade. A administração trabalha com muitas informações e das mais variadas áreas, afinal é uma ciência que busca a consecução dos mais variados objetivos nas mais diversas organizações.

Situação problema em que se pode aplicar conceitos estatísticos.

Estudo de Mercado

O gerente de uma fábrica de detergentes pretende lançar um novo produto para lavar a louça. Ele se encarrega de contratar uma empresa especialista em estudos de mercado para "estimar" a porcentagem de compradores em potencial desse produto.

Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com