TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de Estatística na Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  31/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Aluna: Atália Costa da Silva Dantas

Professora: Rômulo Oliveira

Aplicações da Estatística na Gestão

A estatística no ambiente empresarial tem por finalidades monitorar, controlar ou melhorar os processos produtivos e gerenciais de uma empresa ou setor produtivo de uma organização, podendo utilizar frameworks já existentes no mercado como o Seis Sigma, ou até mesmo desenvolver seu próprio modelo de gestão aplicado, de acordo com a necessidade do ambiente corporativo.

O Seis Sigma tem se destacado tanto na literatura como nos ambientes de manufatura e serviços, como o programa de melhoria da qualidade mais no método científico e na abordagem estatística como estratégia de negócio. Redução da variação, medição, coleta de dados, foco em processos e satisfação de cliente são valiosas premissas do Seis Sigma (MEHRJERDI, 2011; SANTOS; MARTINS, 2010).

A estatística está presente no cotidiano das pessoas, e na maioria das vezes passa desapercebida, no entanto ela não é comum na rotina da sociedade, porém está presente em tudo. A estatística disponibiliza meios para informações indispensáveis na investigação de  estudos, a parti de dados dispõe de habilidades  para garantir como é genuíno  conclusões sobre determinado assunto ou situação, podemos citar como exemplo o quadro de pandemias enfrentado no mundo inteiro no ano de 2020, onde claramente são estimados dados de vítimas e curados pelo Covid-19, dados precisos e prováveis da doença são calculados por normas estatísticas baseados em informações coletadas pelas instituições de saúde de cada estado. A coleta de dados em função da taxa de retorno define o sucesso da análise de dados como ocorre com o caso citado, as instituições de saúde diariamente informam as regionais o quadro de dados do Covid-19, que por sua vez é enviado para o Ministério da Saúde, que após validação dos dados informa para a população em geral, estas estatísticas podem ser verificadas em tempo real na página do Google através de uma pesquisa rápida no link https://encurtador.com.br/bxFM0, onde é possível ter acesso rápido aos dados por região.

Analisar dados envolve várias técnicas desenvolvidas por anos para otimizar o desempenho de informação de uma determinada empresa uma dessas técnicas é a da  Estatística Descritiva que nada mais é  que um conjunto de técnicas e métodos estatísticos que permite descrever  o fluxo de dados para que seja possível ”enxergar” as informações nele contidas. Dentre estas técnicas encontram-se tabelas, gráficos e medidas que irão representar o conjunto de dados em questão. A estatística descritiva nos permite apenas descrever um conjunto de dados sem que possamos, a partir dele, fazer afirmativas acerca do universo do qual foi extraído. A parte da estatística que nos permite fazer isso é chamada de inferência estatística, o gráfico da imagem 01 informa a evolução diária do Covid-19 no Brasil em 22 de maio de 2020 por exemplo.

[pic 1]

Imagem 01

(fonte: Google Analitcs)

Quando o fluxo de informação é muito grande faz-se necessário o uso de Big Data para determinar as probabilidades estatísticas, para que a tomada de decisão seja satisfatória, este fato foi utilizado no caso da pandemia da Covid-19, por se tratar de uma doença nova os Países que que ainda não estavam preparados começaram a tomar como base as medidas utilizadas em outros países como modelo de atuação, para isto a coleta e fluxo de informações estatísticas e até mesmo as probabilidades de infecção por região foram e ainda estão sendo utilizadas, grades empresas de Big Data foram fundamentais bem como sites de informações como o https://br.tradingview.com/covid19/ que informar em tempo real todo o fluxo de dados da Covid no Mundo, a imagem 02 demonstra uma comparação em tempo real dos casos da Covid entre Brasil e Estados Unidos em 22 de maio de 2020, onde é possível claramente visualizar os dados de casos confirmados, recuperados e de mortes entre os dois Países, já o gráfico da imagem 03 faz uma coleta de dados utilizando dados em esfera mundial e isto só é possível com o uso de Big Data.

Big data se refere ao armazenamento de uma imensa quantidade de dados, bem como a capacidade de retirar valor dessas informações em velocidade rápida. A análise de dados só retorna com mais valor quando você tem acesso a mais dados; portanto, organizações de vários setores descobriram que o Big Data é um recurso precioso para descobrir insights comerciais profundos. E, como os modelos de machine learning se tornam mais eficientes à medida que são “treinados” com mais dados, o machine learning e o Big Data são altamente complementares.

[pic 2]

Imagem 02

Fonte: https://br.tradingview.com/covid19/

[pic 3]

Imagem 03

Fonte: https://br.tradingview.com/covid19/

Os exemplos citados acima é apenas uma demonstração básica da importância da estatísticas para a sociedade, tendo fundamental colaboração na captura de dados, gerenciamento e informação complexa através de seus modelos e desempenhos estratégicos para o desenvolvimento ou reestruturação de uma empresa ou medida de ação como foi o caso da Covid-19 relacionado. Além da parte gerencial e estratégica é importante colocar o campo da probabilidade no contexto e seus fenômenos tais como os determinísticos, aleatórios e de espaço amostral que servem exclusivamente para determinar os resultados de acordo com o contexto de suas condições. Ainda no campo da probabilidade há possibilidade de determinar os resultados de acordo com os eventos, podendo ser eles de probabilidade clássica, frequentista ou axiomática, sendo esses conceitos de regularidade, probabilidade e argumentatividade respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com