TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de estatísticas na administração

Trabalho acadêmico: Aplicação de estatísticas na administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - PÓLO DE AGUDOS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTATÍSTICA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ESTATÍSTICA

PROF. RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1 – Estatística 4

1.1– Aplicação da Estatística na Administração 5

2– Amostragem 6

2.1 – Coletagem de dados 6

3- Frequência Relativa e Frequência Absoluta 8

3.1 - Gráficos 8

4 - Estatística Descritiva 10

5 - Medidas de Tendência Central 10

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO

A Estatística para ser entendida e interpretada, é necessário compreendê-la na teoria para depois colocá-la em prática. Ela nos fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em várias áreas do saber.

Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelase pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

Este trabalho consiste em entendermos e aplicarmos a Estatística nas mais diversas situações, no qual permitirá a nós estudantes, adquirirmos um pouco mais de conhecimento sobre esta ciência.

1 – Estatística

A estatística é o ramo da matemática interessado nos métodos científicos pela coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões validas e na tomada de decisões.

Desde a antiguidade vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam equitativamente terras ao povo, cobravam impostos e até realizavam inquéritos quantitativos por processos. O primeiro levantamento estatístico remonta de usos da estatística envolviam as compilações de dados e gráfico 3500 a.C no Egito no século XVII a disciplina estatística já era lecionada e usadas. Alguns estudiosos contribuíram ao longo dos anos para o desenvolvimento da estatística. John Graunt (1620-1674). Estudou os registros de óbitos em Londres no início 1960, foi o primeiro a realizar observações estatísticas com a base em quantidades massivas de dados em seu trabalho projetou e fundação para a estatística moderna que hoje chamaríamos de Estatística.

A palavra “estatística” vem de status, que significa em latim Estado. Com essa palavra faziam-se as descrições e dados relativos aos Estados, tornando a Estatística um meio de administração para os governantes. Mais recentemente se passou a falar em estatística em várias ciências de todas as áreas do conhecimento humano, onde se pode definir a Estatística como “um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos”, segundo Bernoulli.

Ao se estudar os fenômenos coletivos, o que interessa são os fatos que envolvem os elementos desses fenômenos, como eles se relacionam e qual o seu comportamento. Para isso, é necessário que esse estudo seja feito através de uma pesquisa científica, ou seja, por uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com a metodologia exigida.

O cidadão comum pensa que a estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e/ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muitos associam a estatística à previsão de resultados eleitorais.

A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Sir Ronald Fisher (1890-1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método científico. Desta forma, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

1.1– Estatística na área da administração

A estatística hoje está ramificada a administração de várias áreas, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades. Devido a globalização e as frequentes mudanças e avanços evolutivos da tecnologia, onde a informação ganha cada vez mais Status, a administração vem tendo novas barreiras a serem superadas. E a estatística vem sendo um diferencial na atualidade administrativa.

Hoje as aplicações da estatística se desenvolvem de tal forma que, praticamente todo o campo de estudo é beneficiado utilizando os métodos estatísticos. Através das técnicas de controle de qualidade os fabricantes estão fornecendo melhores produtos a custos menores.

Entende-se então que a estatística está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo. Sendo assim pode-se utilizar a estatística para análise e decisões políticas e judiciais, econômicas entre várias outras, seu objetivo é sanar dúvidas e aplicar medidas viáveis para situações “problemas”.

A estatística é muito aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com