TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de medidas antropométricas

Abstract: Aplicação de medidas antropométricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Abstract  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

1)Antes de se usar tabelas de medidas antropométricas, é necessário verificar certos fatores que influenciam nos resultados dessas medidas, tais como: etnia, profissão, faixa etária, época e condições especiais.

Para projetos de produtos e equipamentos que exigem relativamente poucos movimentos, podem ser usados os dados de antropometria estática. Em equipamentos que exigem maiores movimentos corporais, é conveniente utilizar os dados da antropometria dinâmica.

Na antropometria funcional as medidas são associadas à análise da tarefa. Os valores das medidas obtidas na antropometria funcional são de movimentos, que geralmente aparecem conjugados.

2)A aplicação das medidas antropométricos seguem cinco princípios:

1° - Os projetos são dimensionados para a média da população

2° - Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população

3° - Os projetos são dimensionados para faixas da população

4° - Os projetos apresentam dimensões reguláveis

5° - Os projetos são adaptados ao indivíduo

3)Como quase todas as medidas antropométricas dos homens são maiores que as das mulheres, com algumas exceções, o máximo é representado pelo percentual de 95% dos homens e, o mínimo pelo percentual de 5% das mulheres. Em geral, as aberturas e passagens são dimensionadas para o máximo, ou seja, para 95% dos homens. Os alcances dos locais de trabalho, onde devem trabalhar tanto homens como mulheres, geralmente são dimensionados pelo mínimo, ou seja, 5% das mulheres. Em outros casos, há necessidade de se combinar as medidas máximas com as mínimas.

4)É um volume imaginário, necessário para o organismo realizar os movimentos requeridos durante o trabalho. Exemplo: para um jogador de futebol, o espaço de trabalho seria um paralelepípedo cuja base seria o campo de futebol e com altura de 2,5m (altura para cabecear).

5)Existem duas variáveis importantes no dimensionamento da mesa: a sua altura e a superfície de trabalho. A altura deve ser regulada pela posição do cotovelo e deve ser determinada após o ajuste da altura da cadeira. Em geral, recomenda-se que esteja 3 a 4 m acima do nível do cotovelo, na posição sentada. Se a mesa tiver uma altura fixa, a cadeira deve ter altura regulável. Se a cadeira for fixa e tiver uma altura superior à altura poplítea, deve-se providenciar apoio para os pés.

A altura ideal da bancada para trabalho em pé depende da altura do cotovelo e do tipo de trabalho que se executa.

Em geral, a superfície da bancada deve ficar 5 a 10 cm abaixo da altura dos cotovelos. Para trabalhos de precisão, é conveniente uma superfície ligeiramente mais alta (até 5 cm acima do cotovelo) e aquela para trabalhos mais grosseiros e que exijam pressão para baixo, superfícies mais baixas (até 30 cm abaixo do cotovelo). Quando se usam medidas antropométricas tomadas com o pé descalço, é necessário acrescentar 2 ou 3 cm referentes à altura da sola do calçado.

6)O corpo entra em contato com o assento praticamente só através de sua estrutura óssea. Esse contato é feito por dois ossos de forma arredondada, situados na bacia chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com