TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processo (CEP)

Pesquisas Acadêmicas: Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processo (CEP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos que nos permite trabalhar em situações diferentes, em varias área de conhecimento, nos auxilia em nossas atividades do dia a dia, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas, como os dados estatísticos é fácil fazer uma analise de desempenho e identificar pontos fortes e fracos de um individuo, sendo assim podendo trabalhar nas áreas que será necessário a melhoria.

Os conceitos estatísticos permitem identificar situações críticas, e atua no controle do desempenho, pois atua como uma ferramenta de estudo, como por exemplo na área da medicina os seus resultados para saber a evolução e acompanhar os resultados de pessoas que possuem uma certa doença. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos em diversas áreas, pois o seu objetivo é fornecer técnicas e métodos para nos ajudar com as situações incertas.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, mortalidade, criminalidade divulgados e analisados pela mídia é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia, e fornece informações importantes para as empresas e instituições para estarem melhorando os índices, planejando melhor suas metas, e adequando cada vez mais para obter maiores desempenhos, identificando assim os pontos fortes de fracos, podendo encontrar uma solução mais eficaz.

Na sociedade moderna trabalha com todos os meios de comunicação que nos fornecer grandes informações com modelos estatísticos como gráficos, tabelas, diagramas entre outros; no meio empresarial não é diferente, pois sempre utiliza dados estatísticos como ferramenta comercial.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A estatística atuará para a escolha de técnicas mais favoráveis para o controle de qualidade de um determinado produto ou serviço, e até mesmo os possíveis resultados de lucro ou de perda. Tudo que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimentos.

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

No conceito de controle estatístico de processo (CEP), em um produto considerado como estratégicos pela empresa, é possível identificar a maior qualidade a ser percebida por parte do consumidor.

Por esse produto já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire a prova que serão sinados e em seguida submetidos a tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

A coleta de amostras é unitária. Outros aspectos adotam este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido a tração após estar resfriado cerca de 240 minutos após a fundição dependendo da temperatura do local.

O processo de inspeção é sempre com o primeiro bloco do lote que foi produzido, se sua dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário entra no procedimento que admite a existência de problemas.

Os dados dos resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, que foram acessados através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os quais correspondem a ensaios de tração realizados na linha de fundição, sempre que ocorreram produções, durante todo o ano de 2004.

CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA..

Os conceitos estatísticos têm sido aplicados na maioria dos campos de conhecimento do homem, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área escolar, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a educação no Brasil, se ela está melhorando ou não, o que pode ser feito,onde pode melhorar.

A Estatística permite identificar situações críticas e, para assim tentar solucionar o problema como no caso de doenças, todos os dias aparecem doenças diferentes e fazendo o estudo pode se saber a quantidade de gente atingida pela doença e tentar consequentemente a solução para a doença.

Com a Estatística podemos saber também a taxa de desemprego no Brasil, quanto por cento teve de aumento ou de queda no ano ou mês.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país, para este caso vemos claramente a importância da aplicação dos controles estatísticos, na obtenção de dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

O Ministério do Turismo mantém registros sobre indicadores do turismo, bem como realiza pesquisas para monitorar o desempenho do setor. Alguns indicadores são o número de embarques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com