TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Curvas de Calibração

Por:   •  18/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Campus Salvador

8832

Amanda Mota de Souza

Emanuel Neri Santos

Jéssica Soane da Purificação Brandão

Ricardo da Silva Duarte

 Estudo da curva de uma titulação de neutralização de ácido fraco e base forte e da solubilidade de um gás pela pressão

Salvador

2017

1 – Objetivo

SOANE

2 – Justificativa

SOANE

3 – Desenvolvimento

        As primeiras variáveis a serem estudas são pH e volume de base adicionado, numa titulação de neutralização de ácido fraco e base forte, sendo essas duas variáveis não relacionáveis linearmente.

        pH – É o potencial hidrogeniônico que uma solução apresenta e indica o teor de íons H+ presentes na mesma, sendo assim, quanto maior o teor desses íons, mais ácida é a solução e menor é o seu pH.[1] Sabe-se que em uma titulação de neutralização de ácido fraco e base forte o pH tende a aumentar à medida em que o volume de base aumenta, já que uma base forte libera íons OH- para o meio.

        Volume de Base Adicionado – É a medida, em mililitros, que se adiciona de uma base forte à uma solução de ácido fraco numa titulação de neutralização. A base forte fornece os íons OH- para o meio, sendo que esses íons reagem com os íons H+, presentes no meio, e vão modificando o pH da mistura final.[2]

        Com essas duas variáveis é possível formar um gráfico e obter uma curva, não linear, que representa a variação de ph à medida que ocorre reação entre os íons H+ e OH-.  Para o estudo estatístico dessa curva foi escolhido um gráfico da titulação de 50mL de uma solução de ácido acético (ácido fraco) de concentração 0,10 mol.L-1 com uma solução de hidróxido de sódio (base forte) de concentração 0,10 mol.L-1. Na tabela 1 abaixo estão 10 dados teóricos encontrados nessa titulação.

pH da solução

Volume de Base Adicionado (mL)

4,27

0

6,58

5

6,93

10

7,16

15

7,53

25

8,13

40

8,48

45

9,22

49

10,11

50

11,96

60

Tabela 1 – Variação do pH de uma solução de ácido acético pelo volume de uma solução de hidróxido de sódio adicionado numa titulação de neutralização.

AMANDA – GRÁFICO DE DISPERSÃO / GRÁFICO DO PH

        Outras variáveis que serão aqui estudadas são a solubilidade de um gás e a pressão em que o gás se encontra, sendo que essas variáveis podem ser relacionadas linearmente.

        Solubilidade de um Gás – Sabe-se que um gás tem suas moléculas mantidas num desordenado movimento constante e que quando essas moléculas se chocam com a superfície de um líquido, geralmente a água, as moléculas com maior velocidade conseguem ser dissolvidas pelo líquido. A quantidade, em massa, do gás que se dissolve na água é expressa em mg do gás/100mL de H2O.[3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com