TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. Curvas Elásticas e Inelásticas

Tese: Administração. Curvas Elásticas e Inelásticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  Tese  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 14

1 – Escolher equipe de trabalho

2 - EXEMPLO 1 - Um exemplo de curva elástica foi o aumento na venda de óculos escuros devido a queda de 20% do preço no mês de fevereiro deste ano, este aumento se deve também ao poder de consumo atual das classes C e D, segundo as informações retiradas no site pesquisado, este aumento de consumo tem ampliado a competitividade das empresas tanto nacionais como exteriores, fazendo com que elas abandonem até mesmo parcerias, o óculos de grau teve uma queda de 25%, porém a venda aumentou mesmo no ramo dos óculos escuro, onde segundo estatísticas 4 a cada 10 brasileiros possui tal produto.

EXEMPLO 2 – Um exemplo de curva inelástica foi a retomada no preço do arroz no mês de agosto deste ano , este aumento tranqüilizou os produtores que estavam preocupados a sete meses com a queda no preço, essa preocupação dos produtores é devido a necessidade do mercado de consumir tal produto, sabendo que com o aumento do preço aumentaria na receita, pois o arroz é de consumo de todos, sendo o preço alto ou baixo, é importante ressaltar também que este aumento aconteceu devido o aumento da exportação.

¹ Informações retiradas no site http://www.drvisao.com.br/noticias/2384-Queda-no-preco-aumenta-venda-de-oculos-de-sol

² Informações retiradas no site http://www.paginaunica.com.br/TNX/conteudo.php?cid=2230&sid=183

3 – Tais conceitos podem ser aplicados nas oportunidades de mercado devido à necessidade de demanda dos consumidores, assim como no caso do aumento do preço do arroz, onde é aplicado o conceito de curva inelástica, onde os produtores devido o aumento da exportação tiveram a oportunidade de aumentar o preço do produto sem perder consumidores. E no exemplo citado de venda de óculos escuros, onde devido a queda no preço aumentou a venda e a receita, pois com o aumento das vendas o lucro seria maior com o preço mais baixo, atingindo as classes C e D que estavam em evidencia no consumo devido o aumento de seu poder de compra. Ambos os conceitos de Custo de oportunidade e curva de possibilidade se encaixam bem no sentido de avaliação de mercado pois eles medem ganhos e perdas em caso da escolha de um determinado produto ou a substituição total de um produto por outro.

Introdução

Neste relatório iremos relatar a importância da utilização dos conceitos de curva de possibilidade, custo de oportunidade, demanda elástica e demanda inelástica.

Curvas Elásticas e Inelásticas: Aplicação constante no mercado Brasileiro

Curva Elástica é aquela quando os consumidores de um produto têm grande reação ou resposta, nas quantidades,a eventuais variações de preços.Em caso de aumentos de preço, diminui significativamente o consumo; quando há quedas do preço de mercado, aumenta o consumo em uma vez e meia a variação do preço.Um exemplo de curva elástica foi o aumento na venda de óculos escuros devido a queda de 20% do preço no mês de fevereiro deste ano, este aumento se deve também ao poder de consumo atual das classes C e D, segundo as informações retiradas no site pesquisado, este aumento de consumo tem ampliado a competitividade das empresas tanto nacionais como exteriores, fazendo com que elas abandonem até mesmo parcerias, o óculos de grau teve uma queda de 25%, porém a venda aumentou mesmo no ramo dos óculos escuro, onde segundo estatísticas 4 a cada 10 brasileiros possui tal produto.

Já a curva inelástica ocorre quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativamente menor nas quantidades procuradas.

Um exemplo de curva inelástica foi a retomada no preço do arroz no mês de agosto deste ano , este aumento tranqüilizou os produtores que estavam preocupados a sete meses com a queda no preço, essa preocupação dos produtores é devido a necessidade do mercado de consumir tal produto, sabendo que com o aumento do preço aumentaria na receita, pois o arroz é de consumo de todos, sendo o preço alto ou baixo, é importante ressaltar também que este aumento aconteceu devido o aumento da exportação.

Tais conceitos podem ser aplicados nas oportunidades de mercado devido a necessidade de demanda dos consumidores, assim como no caso do aumento do preço do arroz, onde é aplicado o conceito de curva inelástica, onde os produtores devido o aumento da exportação tiveram a oportunidade de aumentar o preço do produto sem perder consumidores. E no exemplo citado de venda de óculos escuros, onde devido a queda no preço aumentou a venda e a receita, pois com o aumento das vendas o lucro seria maior com o preço mais baixo, atingindo as classes C e D que estavam em evidencia no consumo devido o aumento de seu poder de compra. Ambos os conceitos de Custo de oportunidade e curva de possibilidade se encaixam bem no sentido de avaliação de mercado pois eles medem ganhos e perdas em caso da escolha de um determinado produto ou a substituição total de um produto por outro.

Conclusão

Concluímos por fim neste relatório que a utilização das curvas elásticas e inelásticas no mercado depende do fator de possibilidades e oportunidades de mercado, sendo este variável conforme a economia.

Referencias Bibliográficas

LCD Comunicação; Queda no preço aumenta venda de óculos de sol http://www.drvisao.com.br/noticias/2384-Queda-no-preco-aumenta-venda-de-oculos-de-sol> Acesso em 30/09/2011

MACHADO, Suzana; Retomada do preço de arroz tranqüiliza produtores de MT http://www.paginaunica.com.br/TNX/conteudo.php?cid=2230&sid=183 Acesso em 30/09/2011

VASCONCELLOS, Marco Antonio S. Vasconcellos/ Manuel E. Garcia; Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2011.

Custo de Oportunidade; http://www.inf.puc-rio.br/~adm1010/pdf/ADM1010_1b.pdf >.Acesso em 30/09/2011

ETAPA 02

Exemplos: Maximização de Lucros 01

GOL LINHAS AEREAS S.A.

Exercício do ano 2005 para o ano de 2006 ocorreu crescimento de 42,44% em virtude da oferta de assentos e de demanda. A GOL maximiza as opções aos passageiros, com ofertas diferenciadas em diversos horários, com conexões para todos os destinos atendidos. Assim, ela gera demanda nos novos mercados em que atua – o chamado “Efeito GOL” - ao mesmo tempo em que mantém forte presença nas rotas de alta densidade de tráfego. A Companhia mantém uma enxuta estrutura de custos, o que possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com