TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibracao

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  8.524 Visualizações

Página 1 de 6

  1. Porque é necessário calibrar um sistema de medição?

É necessário a calibração pois o sistema de medição tem a tendência de  degradar seu desempenho ao longo do tempo  ai entra a calibração para manter a confiabilidade dos resultados das medições

2) Cite pelo menos cinco exemplos de padrões.

Massa padrão, resistor padrão, padrão de corrente elétrica, padrão de corrente de césio, eletrodo padrão de hidrogênio.

3) Quais as principais diferenças entre calibração e verificação?

Calibração é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.

Verificação  é uma calibração simplificada  utilizada para testar o instrumento de medição ,ou medida materializada para verificar a conformidade com a especificação técnica.

4) Quais as semelhanças e a principal diferença entre regulagem e ajustes?

Ajuste é uma operação corretiva normalmente efetuada após calibração ou verificação , quando é detectado que o desempenho metrológico do equipamento não esta de acordo com os padrões de comportamento esperados.

Regulagem também é uma operação corretiva que visa fazer coincidir , na melhor forma possível o valor do mensurando com o indicado pelo sistema de medição  a diferença em relação ao ajuste é que é realizada pelo usuário comum.

5) Em que ocasiões a calibração in loco pode ser vantajosa?

Em ocasiões que as condições de uso diferem muito das condições de calibração, então o equipamento é calibrado no local de uso.

6) de dois exemplos de calibração direta.

Calibração de uma balança usando massas padrão

Calibração de um sistema de medição de comprimento usando bloco padrão

7) De dois exemplos de calibração indireta.

A calibração d o velocímetro de um automóvel usando a quinta roda como sistema de medição padrão. A calibração de um voltímetro usando um voltímetro paro como referencia.

8) Deseja-se calibrar um termômetro de bulbo na faixa entre 0 e 100ºC proponha dois procedimentos de calibração, um usando calibração direta e outro calibração indireta.

9) O que é rastreabilidade? E por que é importante na metrologia?

É a propriedade do resultado de uma medição ou valor de um padrão relacionado a referencias conhecidas, padrões nacionais e internacionais, por meio de uma cadeia de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas.

A rastreabilidade é importante pois com o referenciamento de todos os sistemas de medição calibrados aos padrões internacionais garante uniformidade nas medições efetuadas em qualquer momento em qualquer lugar de planeta.

10) Como a rastreabilidade dos meios de medição pode ajudar a um exportador de produto de alta tecnologia?

Com a padronização dos métodos de medição qualquer peça produzida em qualquer país terá a mesma dimensão, assim um exportador terá a certeza que seu produto terá um padrão universal.

11) Pretende-se calibrar um micrometro cuja a incerteza expandida esperada é de 5 um. Dispõe-se de um conjunto de blocos-padrão com incertezas expandidas de 0,8 um. É possível fazer essa calibração? Faça os comentários adicionais necessários.

Não é possível , pois a incerteza expandida  associada ao padrão nas condições de calibração não devem ser superior a um décimo da incerteza expandida do sistema de medição a calibrar.

12) Porque é importante para um país industrializado desenvolver a metrologia científica?

 a Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país.

13) Para cada uma das situações abaixo, identifique o ramo da metrologia que melhor se ocupa na solução do problema em questão (Cientifica,industrial ou legal):

  1. Garantia da qualidade da produção de saco de café de 500g.

Metrologia industrial

  1. Comercialização de sacos de café de 500g.

Metrologia legal

c- Desenvolvimento de um novo método para medir a massa de café que                                                         seja pouco afetado pela umidade.

Metrologia cientifica.

14) O que é o laboratório nacional da metrologia é quais são seus  principais papeis?

É a entidade responsável pela guarda e manutenção dos padrões nacionais .e oferece os serviços de calibração de melhor exatidão do pais em praticamente todas as grandezas.

15) O que é a Rede Brasileira de Calibração e qual sua principal função?

São os laboratórios credenciados pelo Inmetro para efetuar calibrações suas função e fornecer um vinculo entre o usuário final da metrologia com as unidades do sistema internacional, constituindo a base técnica imprescindível ao livre comercio entre Arias econômicas.

16) O que é Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios e qual sua principal função? 

São os laboratórios que realizam a certificação de conformidade tem a função de verificar se produtos atendem aos requisitos de uma norma, especificação ou regulamento técnico nacional ou internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com