TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Geometria, as formas Geométricas está presente no nosso dia a dia

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

Como a Geometria, as formas Geométricas está presente no nosso dia a dia.

Sabemos que todas as coisas ocupam espaço: objetos, pessoas, animais, pedras, plantas...

 A preocupação de melhor aproveitar esse espaço leva algumas pessoas a observar as formas dos objetos, suas medidas, suas regularidades e irregularidades.

Documentos históricos mostram que as questões relacionadas à geometria estavam inicialmente associadas a problemas relativos à medida da terra. Logo a definição de geometria é geo = terra, metria = medida, logo, medida da terra.

Explorando imagens e objetos do nosso dia-a-dia, podemos aprender a ler e explorar a geometria das coisas ao nosso redor.

Uma das primeiras características geométricas que podemos encontrar na natureza é a simetria. Podemos encontrar simetrias nas mais diversas formas e em diferentes locais.

Uma forma geométrica plana diz-se simétrica se for possivel dividi-la  por uma reta, de forma que as duas partes obtidas possam se sobrepor por dobragem. Um exemplo desse tipo de simetria é a borboleta, que apresenta um único eixo de simetria.

Podemos encontrar figuras com vários eixos de simetria ou nenhum.

Outra forma geométrica facilmente reconhecida na natureza é o hexágono regular(figura com seis lados de igual comprimento e cujos ângulos têm todos a mesma amplitude).

Também encontramos triângulos equiláteros (figuras com os três lados e os três ângulos iguais), e os quadrados, que podem ser vistos nos favos de mel das colméias ou em escamas de animais, que além do seu formato hexagonal, formam também espirais.

As colunas que formam a casa em que moramos, que podem ser hexagonais ou pentagonais.

Outra forma facilmente encontrada ao nosso redor é a esfera. EX: Nos mais diversos tipos de bolas usados nos mais variados esportes. O cone também pode ser facilmente reconhecido na natureza, por exemplo no formato de muitos vulcões.

Com tudo, se pararmos para olhar em nossa volta, vamos observar que a geometria faz parte do nosso dia a dia. Na sala de casa já notamos algumas formas: a mesa de jantar pode ser quadrada, redonda ou retangular. Ainda temos o formato da televisão, do armário e do puff. No quarto temos também o formato da cama do gurda-roupa do relógio! Enfim, para onde quer que olhamos vemos formas geométricas.

Muitas mais formas geométricas estão presentes no mundo ao nosso redor, embora nem sempre possam ser vistas a olho nú.

"O universo, não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a linguagem no qual ele está escrito. Ele está escrito na linguagem matemática e os seus caracteres são o triângulo, o círculo e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível compreender uma palavra que seja dele."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com