TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos históricos sobre integral

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

Cálculo diferencial e integral

Possui duas noções básicas: a derivada e a integral. A derivada esta ligada ao problema de traçar a tangente a uma curva enquanto que a integral está relacionada com o problema de determinar a área de certas figuras planas.

Elementos históricos sobre a integral

A ideia básica do conceito de integral já estava embutida no método de exaustão atribuído a Eudoxo, desenvolvido e aperfeiçoado por Arquimedes, grande matemático da escola de Alexandria. Método que consiste em “exaurir” a figura dada por meio de outras com áreas e volumes parecidos.

Esse conceito é importante em termos práticos, mas a descoberta fundamental foi a possibilidade de exprimir a integral de uma função em termos de uma primitiva da função dada, ficando conhecida pelo nome de Teorema Fundamental do Cálculo. O conceito de integral pode ser introduzido de várias formas, todas elas tendo em comum a mesma ideia geométrica, mas que se diferenciam pelo rigor matemático utilizado.

O conceito de integral foi formulado por Newton e Leibniz no século XVII, mas uma conceituação precisa foi feita por volta de 1820, pelo matemático francês Augustin Louis Cauchy (1789-1857), devido aos estudos de Cauchy serem incompletos, o matemático alemão Bernhard Riemann realizou um estudo bem mais aprofundado sobre a integral, recebendo o nome de Integral de Riemann, mais tarde foram introduzidas outras integrais como: a Integral de Lebesque e Integral de Darboux- Riemann ( que corresponde ao método de exaustão).

Enfim todas as definições são equivalentes e a diferença entre elas se situa na adequação das definições para a obtenção das propriedades da referida Integral.

Para abordar o conteúdo de cálculo de uma maneira que os alunos entendam e aprendam, é necessário o uso das tecnologias e seus aplicativos para tornar as aulas mais atraentes, portanto a renovação torna-se indispensável  para a melhoria na educação, bem como a preocupação com a defasagem que encontra-se no ensino publico, em especial na disciplina de matemática.

Educação matemática e inclusão

A rede regular de ensino de Natal-RN utiliza-se a modalidade visual especial nos dez complexos bilíngues de referência para surdos, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos.

É uma modalidade visual-gestual natural e completamente desenvolvida, com estruturas e gramática própria. A Libras é dinâmica e está em constante transformação. No contexto atual, a inserção de alunos surdos na escola regular tem sido amplamente discutida e implementada com relativo sucesso, graças as ações de  políticas publicas nessa direção. Estudos comprovam a importância da adaptação curricular e de recursos didáticos pedagógicos para o ensino de alunos surdos.

Para a escola esse é o maior desafio, principalmente no ensino de matemática  para os alunos surdos, devido a escassez de conteúdo e jogos didáticos pedagógicos adaptados, refletindo no ensino aprendizagem, participação sócio cultural e profissional efetiva dos educandos surdos.

Apesar das dificuldades alguns avanços são notados, mesmo sendo  necessário estudos científicos e da produção de materiais didáticas adaptadas voltado ao ensino de matemática para alunos surdos.

Constatou-se que o ensino de matemática para surdos deve ser pautado em propostas de atividades adaptadas para atender de fato suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com