TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica MT CAMPO VERDE

Projeto de pesquisa: Estatistica MT CAMPO VERDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Administração

PROF. Ead. Ivonete Melo de Carvalho

PROF. PRESENCIAL. Antônio Josué dos Santos.

Desafio de Aprendizagem

Estatística

Gheorgia Paula Tomazi RA 370195

Ruan Felipe Moraes RA 377905

CAMPO VERDE-MT

2013

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera UNIDERP, polo de Campo Verde MT, como requisito para avaliação da ATPS (Atividades praticas supervisionadas) de Estatística (4º semestre 2013). Orientado pela Professora EAD: Ivonete Melo de Carvalho, e pelo Professor Tutor Presencial Antônio Josué dos Santos.

1. INTRODUÇÃO

A Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a interferência de processamento, a analise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incerteza.

Na pratica, a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em varias outras ciências.

Introdução dos conceitos iniciais:

Segundo Ron Larson, estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de se tomar decisões. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

O estudo da estatística se divide em dois ramos principais:

Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação de dados. Estatísticas inferências é ramo que trata de tirar conclusões sobre os dados.

Para entendermos melhor a estatística temos que entender alguns conceitos:

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população.

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica da população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Dados: são informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Se dividem em:

• Dados qualitativos: que são atributos, classificações ou registros não-numéricos;

• Dados quantitativos: que consistem em medidas ou contagem numéricas.

Outra característica dos dados são os níveis de medida que podem ser:

• Nominal: dados somente qualitativos, colocar em uma categoria.

• Ordinal: dados qualitativos ou quantitativos, colocar em uma categoria e ordenar.

• Intervalar: dados quantitativos, colocar em uma categoria, ordenar e encontrar diferenças de valores.

• Racional: dados quantitativos, colocar em uma categoria, ordenar, encontrar diferenças de valores e encontrar razões entre os valores.

A Estatística já era utilizada na antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram realizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Atualmente os dados estatísticos são utilizados para atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, e tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Na prática a Estatística pode ser usada na área médica, agrícola, tecnológica, industrial, entre outras, pois a realização de análises e avaliações objetivas auxiliam na melhoria contínua de seus processos.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Baseando-se também na indústria de fundição do norte catarinense, que é uma empresa que fornece produtos automotivos, devido a grande competitividade do mercado a empresa procura por melhorias, para atender todas as grandes exigências de seus clientes, por isso eles aplicaram o conceito de controle estatístico de processos (CEP), pois tem como objetivo analisar com base na estatística as informações transmitidas pela empresa, pra definir posições baseadas nos dados coletados, e utiliza o método da probabilística como forma de previsão de fenômenos futuros, e baseasse nos métodos das informações coletadas da empresa.

Um dos produtos produzidos por essa empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel, como são peças muito grandes e com difícil manuseio é feita a inspeção apenas com o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com