TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura projeto de pesquisa

Por:   •  3/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado de Minas Gerais

Paula Ferreira Gomes

Obesidade infantil: o papel da Educação Física escolar

Ibirité, 3 de Outubro de 2016

Paula Ferreira Gomes, aluna do 2º período em Licenciatura em Educação Física

Obesidade infantil: o papel da educação física escolar

Projeto de pesquisa destinado a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico com objetivo de concluir o semestre letivo em Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité.

Ibirité, 3 de Outubro de 2016

Introdução

A obesidade infantil é um tema visto atualmente como assunto central de divestos artigos e estudos de pesquisa por se tratar de um problema que requer maneiras eficazes para reverter. A obesidade infantil é a condição em que a criança está em um nível muito acima de gordura corporal definido para sua idade e altura. É considerado um dos problemas de saúde mais graves do século XXI por ser um problema que vem aumentando o número de crinças nessa condição. A obesidade está relacionada a diversos fatores nos quais a criança é submetida, como alimentação incorreta, sedentarismo e em alguns casos fatores biológicos e comportamentais. Com isso, a educação física escolar deve ser tratada como um dos principis métodos para reverter essa situação. Por se tratar da educação infantil da criança, ela será educada a partir da escola tomando hábitos mais saudáveis e conscientização de forma autônoma que proporcionará uma melhor qualidade de vida.

Nesse presente trabalho, será apresentado o ponto de vista de uma profissional da saúde que lida com diversos casos de obesidade infantil e que contará se realmente é possível mudar as condições de vida de uma criança obesa a partir da educação física escolar e quais as outras formas que a escola pode contribuir.

Metodologia

A metodologia adquirida para este trabalho foi a descritiva, onde busca encontrar as causas e as soluções para o problema destacado que é de grande tamanho e sempre consegue alcançar uma grande proporção de profissionais em busca de uma solução. Foi utilizado um método de pesquisa de campo, onde foi entrevistada uma médica com um formulário de questões previamente difinidas e bem elaboradas para que se alcance um bo resultado. Foi utilizado um prazo curto de tempo para realizá-lo por se tratar de uma pequena pesquisa, o que será de grande valia. O tema sobre obesidade infantil foi escolhido por se tratar de um problem cada vez mais frequente e na maioria das vezes quem se encontra ao redor de uma situação dessa, as pessoas não sabem como agir, reagir ou auxiliar. Trta-se de um tema voltada a profissionais da saúde e da educação que tem como papel fundamental para o combate desse problema.

Foi adotado o método de pesquisa de campo, onde foi entrevistado profissionais que conseguem esclarecer com clareza as maiores dificuldades para esses problemas e expor algumas ideias e opiniões que podem aumentar o acervo de propostas para incluir a educação  alimentar como ponto imporante tanto em sala de aula tanto na quadra e em casa.

Referências

MELLO, Elza; LUFT, Vivian; MEYER, Flavia; Obesidade infantil: como podemos ser eficazes. Rio de Janeiro, 2004.

SOARES, Ludmila Dalben; PETROSKI, Edio; Prevalência, fatores etiológicos e tratamento da obesidade infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com