TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem crianças

Por:   •  3/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

No Ensino Médio, quando é estudado Matrizes, poucos alunos entendem, de fato, sua importância e utilidade no cotidiano, uma vez que o conceito é lecionado para futura compreensão do cálculo dos respectivos determinantes e, posteriormente, sistemas lineares.

Tendo em vista fazer com que as pessoas, principalmente alunos que estão lidando com este conceito matemático ou que já lidaram, percebam que o conteúdo referente a Matrizes é mais útil do que parece quando se tem primeiro contato em sala de aula, podendo ser utilizado em simples situações do dia-a-dia, além de que, através das Matrizes, possibilitará uma maior organização de modo prático, além de analisar dados das mais variadas fontes.

Uma matriz é um conjunto retangular de número, símbolos ou até mesmo expressões, que são organizados em linhas e colunas. Cada item de uma matriz recebe o nome de elemento.

Podemos classificar as Matrizes em diferentes tipos: Matriz Quadrada, a qual apresenta número de linhas e colunas iguais; Matriz Triangular, que quando os elementos acima ou abaixo da diagonal principal forem iguais a zero; Matriz Diagonal, onde os elementos que estão acima e abaixo da diagonal principal são nulos, ou seja, iguais a zero; Matriz Identidade, quando os elementos que compõem a diagonal principal são iguais a um e os elementos que estão acima e, abaixo desta, são iguais a zero, ou seja, nulos; Matriz Nula, a qual todos os elementos são iguais a zero; Matriz Linha, é aquela que possui apenas uma linha e nenhuma coluna; e, por fim, a Matriz Coluna, que possui apenas uma coluna e nenhuma linha.

O conteúdo lecionado no Ensino Médio é requisitado, além do momento da realização de vestibulares, no mundo profissional, como nos cursos de Matemática Industrial, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Tecnologia da Informação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Cinema, entre outras. Matrizes é requisitada não só na área de exatas, mas ela também pode aparecer nas demais áreas para a realização de diferentes funções.

Apesar de muitos não terem ciência de sua importância, matriz é algo que se pode utilizar até mesmo em situações do cotidiano, como em uma cotação de preços entre dois ou mais supermercados, a definição do preço de um produto final baseado no preço de cada um de seus ingredientes, e até mesmo para definir a classificação de times de um determinado campeonato, baseado nas suas vitórias, derrotas e empates, por exemplo.

Contudo, qualquer pesquisa realizada não é compatível com um depoimento verídico de um profissional, de fato, que lida todos os dias com o tema central do trabalho: matrizes. Um pesquisador na empresa IBM Research do Brasil, que trabalha com algoritmos paralelos e otimização de problemas com foco em computação de alto desempenho, especializado na parte de Computação Paralela, utiliza matrizes no âmbito científico, pois cada elemento conta com duas coordenadas que definem sua localização (mxn) e, através disso, é possível criar mecanismos para acessá-los de maneira cada vez mais eficaz, podendo implementar cálculos para acessar os elementos na forma de variável, tornando o processamento muito mais dinâmico.

Através de um aprofundamento sobre Matrizes, o qual possibilitou a compreensão de que o conceito matemático de Matrizes, trabalhado em sala de aula, possui muito mais utilidade no nosso cotidiano do que é apresentado primeiramente. O conceito pode ser aplicado em situações comuns vivenciadas por todos, portanto ele não requer um maior conhecimento matemático, uma vez que, para suas resoluções, em sua maioria, são utilizados apenas as operações básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.

Sumário

INTRODUÇÃO5

OBJETIVOS6

1 MATRIZ: CONCEITO HISTÓRICO7

2 MATRIZ8

2.1 REPRESENTANDO MATRIZES8

2.2 MATRIZ QUADRADA8

2.3 MATRIZ TRIANGULAR9

2.4 MATRIZ DIAGONAL9

2.5 MATRIZ IDENTIDADE9

2.6 MATRIZ NULA10

2.7 MATRIZ LINHA10

2.8 MATRIZ COLUNA10

3 O USO DE MATRIZES NA VIDA PROFISSIONAL11

3.1 MATEMÁTICA INDUSTRIAL11

3.2 ARQUITETURA E URBANISMO12

3.3 ECONOMIA12

3.4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO13

3.5 ENGENHARIA CIVIL14

3.6 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO14

3.7 CINEMA15

4 O USO DE MATRIZES EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO16

4.1 DEFINIR PREÇO DE UM PRODUTO COM BASE NOS INGREDIENTES16

4.2 ORGANIZAR A CLASSIFICAÇÃO DE TIMES EM CAMPEONATOS17

4.3 VALOR TOTAL ARRECADADO NA VENDA DE DOIS PRODUTOS17

4.4 RESULTADOS DO APORVEITAMENTO ESCOLAR DE QUATRO TURMAS DIFERENTES18

5 MUNDO PROFISSIONAL: DEPOIMENTO DE QUEM LIDA COM MATRIZES20

DISCUSSÃO22

CONSIDERAÇÕES FINAIS23

ANEXOS24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS25

INTRODUÇÃO

        Estudamos Matemática desde os primeiros anos escolares. Ao mesmo tempo em que dizemos que esta disciplina é muito importante em nossas vidas, devido a sua aplicabilidade, não mostramos muitas vezes suas aplicações. Por este motivo resolvemos elaborar um trabalho, onde seu principal objetivo seria mostrar algumas aplicações de um determinado conteúdo matemático, no caso, Matrizes.  

No Ensino Médio, quando é estudado Matrizes, poucos alunos entendem, de fato, sua importância e utilidade no cotidiano, uma vez que o conceito é lecionado para futura compreensão do cálculo dos respectivos determinantes e, posteriormente, sistemas lineares.

        O trabalho foi organizado de modo que abrangesse desde uma base conceitual sobre a matéria escolhida como tema e suas possíveis aplicações diárias, até algumas profissões que utilizam Matrizes.

        

         

OBJETIVOS

O objetivo central do trabalho desenvolvido é fazer com que as pessoas, principalmente alunos do Ensino Médio, percebam que o conteúdo referente a Matrizes é mais útil do que parece quando se tem primeiro contato em sala de aula, podendo ser utilizado em simples situações do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (477.8 Kb)   docx (264.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com