TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intelectuais e Personalidades: Representação Social

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.501 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO COM O TEMA: Intelectuais e personalidades: representação social

O conceito de intelectual é abrangente, pode ser considerado como quem reflete sobre as coisas, tem atitudes reflexivas. A definição de uma pessoa intelectual independe da sua atividade profissional e natureza das suas tarefas no dia a dia de seu trabalho, mas esta ligada as atitudes e pensamentos reflexivos nos assuntos públicos. Os intelectuais tem papel fundamental na sua atuação na Educação, pois estes trazem ações necessárias como a produção de novos conhecimentos e produções educativas.

Jo Boaler, é uma das figuras internacionais como uma revolucionária intelectual da área da matemática, como professora da educação matemática ela revolucionou a forma de ensinar a matéria dos números. Como autora de muitos livros na área ela se baseia em pesquisas da neurociência para acabar com os mitos no ensino da matemática, para ela todos podem aprender em altos níveis, e para isso ela usa métodos diferenciais para o ensino como recursos visuais, conhecido como Mentalidades Matemáticas. O grande filósofo Galileu Galilei, também pode ser citado com um intelectual, o pensador italiano colaborou para a revolução científica ao ligar Filosofia, Matemática, Física e Astronomia. Já nas ciências exatas, iniciou os estudos sobre movimento e mecânica e descobrir os anéis de Saturno, quatro satélites de Júpiter, as montanhas da Lua e as fases de Vênus.

Maria Laura Mouzinho Leite Lopes é uma das figuras de intelectuais brasileiras de grande destaque na área da matemática, ela foi a primeira doutora em Matemática no Brasil e a primeira Mulher a se tornar membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 1951. Nascida em Pernambuco ela atuou em grandes e reconhecidas instituições como a Universidade de Chicago, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Maria foi a primeira mulher a dar aulas de geometria no curso de engenharia e participar da criação do CNPq e IMPA. Outra figura intelectual brasileira que marcou a história foi Antonieta de Barros, ela nasceu em Florianópolis e começou sua carreira como professora, ela viveu na época de 1901 a 1952 onde as mulheres eram impedidas de trabalhar para não influenciarem ideologicamente seus filhos, mas mesmo assim ela exerceu suas atividades como professora e após exerceu cargo politico e atuou como jornalista.

A diversidade entre pessoas com cor ou sexo distintos ainda existem, seja por ser homens ou mulheres, brancos ou pretos. E na área da educação não é diferente, isso se deve porque a sociedade brasileira ter um histórico de desigualdades sociais, mas a educação tem um papel de grande importância na socialização de todos os saberes e de práticas que estão relacionadas a diversidade, provocando assim uma certa equidade entre os diversos tipos de saberes e diversidades.

Na região Centro Serra existem intelectuais com diversidades étnicas, sócias, racial, de gênero entre outras. Tais pessoas foram reconhecidas por seus trabalhos na área da educação como um diferencial de ensino e didática, com pesquisas aprofundadas sobre o novo, o intelectual e o que traria uma didática mais eficaz para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com