TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao estudo a estatistica

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho iremos apresentar, características dos dados estatísticos. Como são coletados, analisados, apurados, apresentados e analisados. Também iremos mostrar, diferença entre os termos “população” e “amostra”. E os diversos tipos de amostragens.


Relatório 01:  Introdução ao Estudo Estatístico

  1. Dados:

Dados são informações que vê, de observações. Contagens, medições ou respostas. As vezes são apresentados graficamente. Há dois tipos de conjuntos de dados, utilizados em estatística. Esses conjuntos são chamados de população e amostra.

Estatística, é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisão.

  1. Tipos de dados:

Quando é realizado um estudo, é importante saber de que tipo de dados se trata. Sabendo isso, saberemos qual procedimento estatístico pode ser utilizado.

  1. Dados qualitativos: Consistem entradas não numéricas.

  2. Dados quantitativos: Consistem entradas numéricas ou contagens.

  1. Níveis de mensuração

São os níveis de mensuração que determinam quais cálculos estatísticos são significantes. Existem quatro níveis de medida:

  • Nominal:
  • Estão apenas os tipos de dados qualitativos. Nesse nível estão, nomes, rótulos ou qualidades.
  • Ordinal:
  • Estão tantos os tipos de dados qualitativos e quantitativos. Os dados podem ser organizados em ordem ou posição, as diferenças entre as entradas de dados não são significantes.
  • Intervalar:
  • Estão os tipos de dados quantitativos. Os dados podem ser ordenados e pode-se calcular diferenças significativas entre as entradas de dados. E o zero não é inerente.
  • Racional:
  • Estão os tipos de dados quantitativos. Os dados podem ser ordenados, e pode-se calcular as diferenças. Mas tem o zero inerente.

  1. Coleta de dados:

Existem várias maneiras de coletar dados. O foco do estudo determina a melhor maneira de fazer a coleta dos dados. Resumindo quatro das várias maneiras de se coletar dados, são:

  1. Faça um estudo observacional:

Observa e mede as características de interesse de parte de uma população, mas não muda as condições existentes. Nessa, o pesquisador não influência as respostas.

  1. Realize um experimento:

Ao realizar um experimento, um tratamento é aplicado em uma parte da população e as respostas são observada. A outra parte da população e as respostas dão observadas, no qual nenhum tratamento é aplicado.

  1. Use uma simulação:

Utilizando um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou processo. A coleta de dados, frequentemente, envolve o uso de computadores. As simulações permitem que você estude situações que são impraticáveis ou mesmo perigosas para serem criadas na vida real, frequentemente economizam tempo e dinheiro.

  1. Use um levantamento ou pesquisa de mercado:

É uma investigação de uma ou mais características de uma população. Mais frequentemente, as pesquisas são conduzidas com pessoas, por meio de perguntas feitas a elas, por meios como entrevistas, correio ou telefone. Ao planejar esse tipo de pesquisa é de muita importância escolher bem as perguntas para não haver resultados tendenciosos.

  1. Crítica de dados:

Depois de serem feitas as coletas dos dados, é necessário haver uma revisão, de modo a eliminar erros ou valores estranhos que podem ser capazes de provocar enganos de apresentação e análise.

  1. Apuração dos dados:

Para a apuração e recolhimento dos dados verdadeiros, apoia-se em métodos uniformizados, que lhes permitam validar ou não os dados, para depois poder apresentar resultados fiáveis, para a leitura.


  1. Apresentação dos dados:

Os dados podem ser apresentados, através de tabelas e vários tipos de gráficos.
Alguns exemplos de gráficos são:

  1. TABELA:

[pic 1]

  1. HISTOGRAMA DE FREQUENCIA:

[pic 2]

Histograma de frequência é um diagrama de barras que representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados. Possui umas características:

  1. A escala horizontal é quantitativa e mede valores dos dados.

  2. A escala vertical mede as frequências das classes.

  3. As barras consecutivas devem estar encostadas umas nas outras.

  1. POLIGONO DE FREQUENCIA

[pic 3]

É uma das maneiras de representar graficamente uma distribuição de frequência, é um gráfico de linhas que utiliza as mudanças continuas nas frequências.

  1. OGIVA

[pic 4]

É um gráfico de linhas que representa as frequências acumuladas de cada classe em sua fronteira de classe superior. As fronteiras são marcadas no eixo horizontal e as frequências acumuladas da vertical.

  1. RAMO-E-FOLHAS

[pic 5]

Análise exploratória de dados, cada número é separado em um ramo, e uma folha deve ter tantas folhas quanto entradas no conjunto de dados original.

  1. DIAGRAMA DE PONTOS

[pic 6]

Representa dados quantitativos em um diagrama de pontos, cada entrada de dados é representada usando um ponto a cima do eixo horizontal.

  1. GRÁFICO DE PIZZA

[pic 7]

É um gráfico de representação gráfica de dados qualitativos como, porcentagem. O gráfico é um círculo dividido em setores para representar uma categoria. Onde cada setor é proporcional a frequência de cada categoria.

  1.  GRÁFICO DE PARETO

[pic 8]

É um gráfico de barras vertical no qual a altura de cada barra representa a frequência ou frequência relativa. As barras são posicionadas em ordem de altura decrescente, com a barra mais alta posicionada a esquerda. Tal posicionamento ajuda à enfatizar dados importantes e é frequentemente usada nos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (381.6 Kb)   docx (804.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com