TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional 2016

Por:   •  14/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor EAD: Silvana Batista

Nome: Marcio Borges Galante

RA: 9333340505

Série: 1º período

Niterói

2016

Sumário

Introdução        3

Justificativa        5

Objetivos        7

Metodologia        8

Cronograma        12

Avaliação        13

Referências        14

Anexo I – Estrutura Física, Material Didático e Salas        15

Anexo II – Perfil Sócio-Cultural dos Alunos        16

Anexo III – Relação com Pais ou Responsáveis        17

Anexo IV - Distorção Idade-Série        18

Anexo V – Taxa de Rendimento        19

Anexo VI – Questionário de Avaliação        21


Introdução

O Colégio Futuro pertence à rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro e está localizado num bairro residencial privilegiado, com bom comércio, boas residências, na zona sul da cidade de Niterói. Entretanto, seus alunos são, em sua maioria, de comunidades carentes do próprio bairro.

O Colégio é conhecido, tradicional e foi inaugurado em 1911, mas até 1971 possuía apenas o ensino primário (da 1ª a 4ª série). Atualmente possui alunos do 5º ao 9º ano (ensino fundamental), alunos do ensino médio, além de turmas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um fato interessante é que as turmas do EJA também são majoritariamente formadas por pessoas da comunidade local e que possuem vínculo ou proximidade com os alunos do ensino fundamental e médio. Em resumo, os níveis de educação que oferece são os seguintes:

  • Ensino Fundamental
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Ensino Médio
  • Ensino Médio - Ensino Profissional
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio

Sem considerar as turmas de Educação de Jovens Adultos, o Colégio possui duas turmas no 5º ano do Ensino Fundamental, uma no período da manhã e outra no período da tarde, num total de 55 alunos. Já do 6º ao 9º ano, com turmas pela manhã e à tarde, possui um total de 456 alunos, com média de 50 alunos por turma.

[pic 1]

No ensino médio normal, ou seja, excluindo-se as turmas de EJA, há quatro turmas, com média de 36 alunos por turma. Entretanto, essa média não serve como parâmetro e aqui se encontra a grande preocupação da escola, pois o número de alunos decresce à medida que se alcança o último ano do ensino médio, conforme pode ser verificado no gráfico abaixo.

[pic 2]

Um dos motivos dessa evasão é a necessidade de se ingressar no mercado de trabalho para auxiliar financeiramente a família. Isso faz com que o jovem não tenha formação adequada e, consequentemente, não permita a sua evolução profissional, pois sua preparação é insuficiente. A não manutenção do número de matrículas também revela um funil de reprovação. Confirmou-se também que há uma migração posterior desses alunos para as turmas de EJA.

Desde 2008, a Educação de Jovens e Adultos (Ensino Supletivo) contempla turmas do Ensino Fundamental nos períodos da manhã, tarde e noite, turmas do Ensino Médio no turno da manhã e noite. Essas turmas possuem em sua maioria alunos com índice elevado de distorção idade-série, conforme pode ser verificado no anexo IV.

Comparativamente às escolas da rede pública estadual, às escolas da rede pública (com dados consolidados) e às escolas da rede privada do Estado do Rio de Janeiro, o número de abandonos e evasões do Colégio Futuro em 2014 é elevado. Essa é a grande preocupação da administração da escola e motivo principal deste projeto.

Entretanto, em se tratando exclusivamente do Ensino Médio de modo consolidado, percebe-se um número baixo de abandono se comparado às demais redes de ensino (anexo V). Esse número decorre da EJA, pois esses alunos, em geral com idade-série distorcida e com necessidade de entrar no mercado de trabalho, também precisam de uma certificação mínima para isso, o que reduz o número de abandonos. Já o número de reprovações é elevado.

Outros dados do Colégio, como perfil socioeconômico, localização, estruturas, perfil dos alunos, pais, responsáveis podem ser verificados nos anexos I a III.

O Colégio Futuro tem consciência do perfil do seu aluno e, por isso, tem como missão o compromisso de desenvolver atividades voltadas para o seu anseio. Anualmente, revê e aperfeiçoa sua proposta curricular, atualizando o conhecimento teórico-prático, seus critérios avaliativos, com o intuito de evoluir a capacidade do processo de aprendizagem, melhorando seus índices de aprovação, evasão e repetência.

Para cumprir sua missão, espera o envolvimento ativo de todos os componentes da escola, seguindo uma linha de ação em que se possa atingir as dimensões pedagógicas, comunitária e administrativa formando um tripé para a construção da proposta no decorrer do processo educativo.

Além da sua missão, o Colégio Futuro tem como pilar da proposta ser mais do que uma escola, mas um espaço educativo que possibilite “aprender a conviver”, onde o importante é o respeito às diferenças e a valorização da pluralidade das pessoas, “aprender a ser”, onde preza o enriquecimento da identidade pessoal e consciência crítica, “aprender a aprender”, onde procura formar o aluno para enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação e o “aprender a fazer”, procurando promover autonomia, principalmente no desenvolvimento afetivo, social e moral.

Este projeto é parte integrante do conjunto de ações do Colégio Futuro para alcançar a sua missão.

Justificativa

O Colégio Futuro tem como pilar de sua proposta educativa ser mais do que uma escola, mas um espaço de formação integral que possibilite ao seu aluno:

  • “aprender a conviver”, onde o importante é o respeito às diferenças e a valorização da pluralidade das pessoas, o aprendizado cooperativo, desenvolvendo as capacidades, a convivência e a integração solidária;
  • “aprender a ser”, onde preza a construção e o enriquecimento da identidade pessoal e coletiva e da consciência crítica. O objetivo é permitir ao aluno construir sua própria identidade, a partir da liberdade e responsabilidade;
  • “aprender a aprender”, onde procura formar o aluno para enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação, desenvolver as habilidades exigidas no mercado globalizado de trabalho, enfrentar situação com autonomia e criatividade; e
  • “aprender a fazer”, desenvolvendo as habilidades e competências práticas que promovam a autonomia, tanto nos aspectos intelectuais e cognitivos, como no desenvolvimento afetivo, social e moral.

Com base nas premissas acima, a principal justificativa deste projeto é ser parte integrante nas ações empreendidas pelo Colégio Futuro para se alcançar, melhorar, progredir na sua proposta educativa, com base nas premissas de sua proposta educativa.

O Colégio Futuro entende que a busca pela melhoria continuada da sua proposta educativa proporcionará também uma melhoria nas suas estatísticas relacionadas aos níveis de aprovação, evasão, abandono, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (628.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com