TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento Matemático

Por:   •  6/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A aprendizagem da Matemática não consiste apenas em resolver problemas aritméticos prontos ou equações previamente formuladas e apresentadas sem nenhuma contextualização com a realidade do aluno. Os indivíduos precisam estabelecer relações de linguagens com o seu objeto de estudo, essas relações são fundamentais para os estudantes identificarem e resolverem situações-problemas na Matemática. A contextualização pode ser a melhor forma para que o aluno desenvolva satisfatoriamente conhecimentos da Matemática, permitindo a ele enfrentar desafios de sua vida social, profissional e científica.

A escola deve desenvolver no jovem a capacidade de raciocínio Matemático, a utilização de ferramentas e conceitos matemáticos para que eles possam descrever, explicar e predizer fenômenos. O desenvolvimento dessas habilidades está relacionado com algumas forma de organização da aprendizagem matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas do conhecimento e da própria Matemática. Para a aquisição dessas habilidades está apontado em vários documentos como BNCC, Matriz de Avaliação de Matemática - PISA 2012 e Documento Curricular do Território Maranhense, que deve ser desenvolvido nas escolas o Letramento Matemático, que segundo o relatório do PISA 2012 publicado pela OECD, é a capacidade individual de formular, empregar, e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Desta forma auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias.

Para que os alunos apresentem desempenho nas salas de aulas a ideia do Letramento Matemático precisa ser estudada, apresentada e trabalhada, de acordo com os apontamentos dos documentos já citados acima.

2. LOCAL DE REALIZAÇÃO

Estabelecimento: Unidade Escolar Municipal Ayrton Senna

Modalidade de ensino: Ensino Regular Fundamental, Anos Finais, Meio Período, Ensino Regular Fundamental, Anos Iniciais, Meio Período e Educação de Jovens e Adultos - Supletivo.

Turno da intervenção: Vespertino

Endereço: Rua da Granja, Bairro Vaquejada - CEP: 65.470-000

Município: São Mateus do Maranhão - MA.

CNPJ: 03.227.241/0001-66

Autorização de funcionamento: Não Localizamos

Contatos: (99) 3639-0084, UEMUNAYRTONSENNA@HOTMAIL.COM ou SEDUCSAOMATEUSMA@HOTMAIL.COM

Entidade mantenedora: Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão.

Dependência administrativa: Municipal

Localização: Zona Urbana

3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O único colégio construído no bairro que leva o nome do piloto de corrida Ayrton Senna, a Unidade Escolar Ayrton Senna está localizada em uma área considerada pobre e com altos índices de criminalidade, mas que com sua importante contribuição vem mudando essa realidade. A escola foi construída entre os anos de 1997 e 2000 (LOPES 2011, p.103), tendo sido reformada e ampliada ao longo de sua história. Em anos de história, algumas ampliações foram feitas e foram anexadas mais salas de aula, o espaço da escola foi ampliado e modernizado para atender a população do bairro e lugares vizinhos.

Em sua trajetória de ensino, tem contribuído com a educação dos cidadãos daquele bairro e dos bairros adjacentes através de práticas educativas e comprometidas com a formação de qualidade dos seus estudantes, atendendo a diversidade cultural, a inclusão social, a participação democrática, a formação de atletas, a formação artística, a profissional, filosófica, cultural, a sustentabilidade, a socialização de conhecimento científico produzido na história da humanidade.

A estrutura e funcionamento da escola, está distribuída em três turnos, matutino, vespertino e noturno. O turno matutino é formado por 13 turmas, sendo: uma sala de educação infantil 1, uma sala de educação infantil 2, duas salas de 1º ano, duas salas de 2º ano, duas salas de 3º ano, duas salas de 4º ano e três salas de 5º ano. O turno vespertino é formado por onze turmas sendo, três salas de 6º ano, três salas de 7º ano, três salas de 8º ano e duas salas de 9º ano. E no noturno ficando com duas salas de educação EJA. O total de alunos e matrículas é de 41 alunos no ensino Infantil, 398 alunos ensino Fundamental I, 365 alunos ensino Fundamental II e EJA com 81 alunos, totalizando assim 885 alunos. Entre funcionários e professores o quadro de pessoal é de 48 profissionais. O espaço físico é composto por 13 salas de aula, 01 biblioteca ,01 sala para atendimento pedagógico, 01 sala dos professores, 01 sala de Direção, 01 cozinha, almoxarifado, 02 banheiros para os alunos, (masculino e feminino), banheiros para os professores (masculino e feminino) e pátio para recreação.

4. AUTORES(AS) RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PLANO

Edielma da Luz da Silva, 26 anos, residente em São Mateus do Maranhão, formada em pedagogia, cursando especialização em psicopedagogia, acadêmica do quarto período de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Eduardo Brito Cardoso, 24 anos de idade, residente em São Mateus do Maranhão, acadêmico do quarto período de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão -UEMA.

Elivan de Lima Cardoso, 25 anos de idade, residente em São Mateus do Maranhão, acadêmico do quarto período de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão -UEMA.

Jairon da Conceição Lima, 18 anos de idade, residente em São Mateus do Maranhão, acadêmico do quarto período de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão -UEMA

Lucas Eduardo Sousa Vieira, 24 anos, residente em São Mateus do Maranhão, acadêmico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com