TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE MODELAGEM MATEMATICA DA LIBERAÇÃO DE NA SOCIEDADE

Por:   •  24/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

PROJETO DE MODELAGEM MATEMATICA DA LIBERAÇÃO DE  NA SOCIEDADE[pic 3]

Introdução

A emissão de carbono na atmosfera na forma de  tem sido objeto de vários estudos, pois o Dióxido de Carbono () é um gás notoriamente ácido, gerado principalmente, a partir de processos industriais que utilizam combustíveis fosseis como sua maior fonte de combustão. Quando lançado em larga escala na atmosfera, é reconhecido por sua grande influência sobre o efeito estufa, uma vez que, indiscriminadamente, tais emissões resultam em alterações climáticas de abrangência global, faz-se necessário que os geradores de  como carros e outros automóveis, tendem a reduzir ou eliminar os níveis de emissão na atmosfera.[pic 4][pic 5][pic 6]

Para o estudo desse fenômeno podemos utilizar a modelagem matemática que permite calcular e observar quais são os recursos necessários para diminuir a quantidade de   no meio ambiente, e estimar qual a quantidade de  que cada pessoa libera por automóvel e quantas árvores são necessárias plantar para que esse gás seja absorvido da atmosfera.[pic 7][pic 8]

Segundo (SEKIMURA, 2018):

A modelagem matemática tenta reproduzir as características relevantes dos fenômenos ambientais para tratamento de uma determinada questão específica. Há várias metodologias e modelos que descrevem os fenômenos da natureza e, geralmente, os modelos se dão através de equações.

A construção de um modelo matemático consiste na identificação do problema a ser estudado e na solução para esse problema. Essa modelagem pode ajudar a sociedade a entender que existem soluções para diminuir a quantidade de gases no nosso ambiente, e perceberem que esses gases trazem consequências graves para a população como o efeito estufa que gera o aquecimento global.

Segundo Castro et al. (2002), a caracterização do efeito estufa natural relacionasse com a constatação de que os gases da atmosfera terrestre se comportam como gigantescas campânulas que bloqueiam as radiações calóricas emitidas pela Terra, retendo parte do calor solar. Esse efeito estufa produz uma elevação média de trinta graus centígrados na temperatura da troposfera global, que atinge a média de 16◦C.

O projeto busca mostrar a modelagem da liberação do  no meio ambiente por transportes terrestres e o que seria necessário para diminuir essa poluição no ambiente, por isso procuramos calcular qual a quantidade de árvores necessárias para eliminar o dióxido de carbono. Espera que os alunos percebam que quanto mais arvores se planta, mais gases poluentes serão absorvidos por elas.[pic 9]

Tendo em vista, que esse é um tema que causa fortes impactos no nosso dia a dia, isso proporciona a prática da interdisciplinaridade que evolve a ciências, matemática, português, geografia e praticamente toda a comunidade escolar país, filhos e professores. O projeto aumenta o conhecimento e a conscientização dos mesmos sobre as consequências de algumas práticas negativas que causam no meio ambiente e mostra que podem reverter ou pelo menos amenizem essa situação.

Essa modelagem pode ser aplicada para alunos do ensino fundamental II e Ensino Médio.  Uma vez que são cálculos simples, contudo espera que os estudantes percebam que os meios de transportes que utilizamos são uns dos principais causadores do efeito estufa.

Justificativa

A emissão descontrolada de gases de efeito estufa é a principal causa do aquecimento global, provocando mudanças no clima, como secas extremas e tempestades. Tendo em vista esse problema, e que um dos gases causadores dele é o , é importante criarmos a consciência nos alunos, de como emitimos esse gás ao meio ambiente, dessa forma faz-se necessário aplicar o projeto.[pic 10]

Jacques (2009) afirma que:

 Uma das principais causas apontadas para o fenômeno é o aumento exagerado do efeito estufa, ou seja, o aumento acima do normal da concentração de certos gases na atmosfera, os quais formam uma espécie de barreira impedindo a dissipação de calor, mantendo esta energia na superfície terrestre elevando a temperatura, ao invés de somente a manter estável.

O projeto “Modelagem matemática da liberação de Carbono na sociedade” foi pensado pois trata de um tema viável e fácil de ser incluído no conteúdo programático para alunos além de proporciona a prática da interdisciplinaridade que envolve praticamente toda a comunidade escolar. E, contudo, aumenta o conhecimento e a conscientização dos mesmos sobre as consequências de algumas práticas negativas que causam mal ao meio ambiente e propor a oportunidade para que eles próprios revertam ou pelo menos amenizem esse quadro.

O uso da modelagem matemática é eficaz para obter a diminuição de  no ambiente com o plantio de árvores?[pic 11]

Uma das maneiras de se retirar o carbono acumulado na atmosfera é através da fotossíntese, onde as plantas, utilizando a energia do sol, gás carbônico e água, além da liberação de oxigênio. Parte dos carboidratos elas utilizam em sua alimentação, e a outra parte elas estocam na madeira, galhos, folhas e raízes.

De acordo com Poletti (2009), em estudos publicados na última década sobre problemas concernentes às áreas da biologia e ecologia, pode-se verificar um forte papel da modelagem matemática favorecendo análise de estados reais e hipotéticos, cujos cenários possam ser simulados, propiciando avaliações e o estudo comparativo de estratégias, com vista a ações preventivas de conservação ou de recuperação, especialmente para os problemas estudados, de modo a minimizar os danos bioecológicos e os impactos ambientais.

Portanto quando falamos de Mudanças Ambientais Globais, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as emissões de gás carbônico despejadas na atmosfera todos os dias, seja pela queima de combustíveis fósseis provenientes dos meios de transportes, por queimadas em florestas, ou alguns processos industriais, enfim esses processos contribuem para o aumento da concentração de carbono na atmosfera, que juntamente com outros gases provocam o Efeito Estufa. Então pensar em um modo de diminuir essas gazes na atmosfera foi a questão inicial para o desenvolvimento do projeto. Pelo fato de o tema tratar de questões ambientais se torna fácil para conciliar com outras disciplinas da grade curricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (566.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com