TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Tcc - Modelagem Matemática

Por:   •  2/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1]                

[pic 2]

GISELLA CRISTINA SEVERINO MARTINS

CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA

MATEMÁTICA NO COTIDIANO

Orientador: DsC. Vicente Eudes Veras da Silva

[pic 3]

Barra Mansa

2020

1. INTRODUÇÃO

É muito comum as pessoas dizerem que não gostam de matemática, e os professores tentam de todo jeito dizer que a matemática faz parte do nosso cotidiano. Porém colocam nas mentes de seus alunos algumas práticas pedagógicas.

Práticas pedagógicas presas somente às metodologias antigas, que tentam de todo modo fixar algo em seu cérebro através da memorização e repetição, por este motivo, grande é o desinteresse e baixo desempenho dos alunos em Matemática. Tentando melhorar essa tese, diversos estudos vêm sendo testados, visando tornar o ensino da Matemática mais interessante.

Falaremos neste projeto sobre a modelagem matemática, que tem sido uma metodologia estudada e aplicada nos ensinos fundamentais,  médios e superiores. Despertando o interesse do aluno pela matemática.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A Modelagem matemática é a área do conhecimento que estuda a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento destes. Auxilia na aprendizagem matemática, fazendo com que os alunos gostem dessa disciplina, mudem suas concepções negativas com relação a ela e percebam a sua importância no dia a dia.

Modelagem pode ser compreendida como uma metodologia de ensino que possibilita ao estudante abordar conteúdos matemáticos a partir de fenômenos de sua realidade, e tem como objetivo explicar matematicamente situações do cotidiano.

1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Como essa metodologia pode ajudar no desenvolvendo dos estudos na educação matemática, possibilitando que os alunos parem com esse preconceito sobre a matemática?

Os alunos se sentem como se fossem depósitos de informação, sendo obrigados a engolir tudo que os professores enfiam goela abaixo neles, a questão da escolha do tema ser de responsabilidade do professor ou do aluno é uma polêmica que muitas vezes causam divergências entre tais resultados.

2. JUSTIFICATIVA

Do meu ponto de vista, a modelagem matemática serve para possibilitar aos alunos questões que causem motivação para explorar este vasto campo que é a matemática, através da sua realidade social, desta forma colocando em prática seu entendimento matemático.

Visto isso como meta; este projeto pretende mostrar a intenção de ensino matemático por meio deste tema, possibilitando a aprendizagem de conteúdos matemáticos nas interações com situações e pessoas do mundo que cerca o indivíduo.

O processo se inicia pela escolha de um tema ou de um problema levantado no grupo relacionado a questões vivenciadas a partir de uma conversa entre os integrantes.

Muitos estudiosos no domínio da modelagem afirmam que o fato de se levar em consideração o interesse do aluno ao estudar o tema que ele mesmo escolher é algo muito bom.

Segundo BASSANEZI, apud SANTOS (1987,1997): O estudo de problemas e situações reais, usando a matemática como linguagem para sua compreensão, simplificação e resolução, para uma possível previsão ou modificação da situação real estudada, faz parte do processo que se convencionou chamar Modelagem Matemática.

Araujo (2002) diz que: Independente da visão que cada autor tem de Modelagem como metodologia na Educação Matemática, todas são voltadas para o estudo de problemas ou situações reais. Além disso, essa metodologia passa a levar em conta os interesses dos alunos, o contexto na qual a Modelagem é executada e os recursos disponíveis.

Sadovsky (2010, p. 103) considera que frequentemente os professores afirmam que “a matemática está em toda parte” para convencer seus alunos da importância de seu estudo. Embora seu estudo seja, sim, relevante, a Matemática não é visível em toda parte. A frase “soa” tão distante da experiência dos estudantes, que dificilmente será capaz de motivá-los de alguma maneira interessante para o ensino.

Assim acredita-se que com a modelagem podemos ensinar Matemática de modo que os alunos percebam a matemática no seu cotidiano, deste modo, eles podem perceber que realmente a matemática está em toda parte.

Quando se fala em utilizar a matemática no cotidiano, muitos imaginam apenas o superficial, como pagar uma conta ou fazer compras em um supermercado. Felizmente o que é proporcionado não é tão resumido assim.

O estudo da matemática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e consequentemente, desenvolver a lógica e aplicá-la em diferentes situações do cotidiano. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com