TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento, Programação e Controle da Produção

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Anhanguera – Pirituba

Engenharia Mecânica – PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção)

Bruno Valentim 5216946000

Bruno de Mora Rodrigues 6660436308

Marcos Antônio G. P. Dias 6451305617

Roberson Henrique Gabriel 6612318141

Questionário de número 5

Tiago Mendes Bezerra Vicente

São Paulo, 2015

1. O que é eficiência?

virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.

2. O que é eficácia?

virtude ou poder de (uma causa) produzir determinado efeito; qualidade ou caráter do que é eficaz.

3. Qual é o papel do PCP em relação à eficiência e à eficácia?

O PCP trata do aumento da eficiência e da eficácia no processo produtivo da empresa. É uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

4. Defina planejamento.

É uma ferramenta administrativa, com ele é possível avaliar os resultados, traçar objetivos, escolher um caminho a ser seguido.

5. Defina controle.

É a ferramenta administrativa utilizada para verificar se as atividades propostas foram cumpridas conforme o planejado.

6. Qual a situação do planejamento e do controle no processo administrativo?

O planejamento vem num primeiro momento para organizar o que será feito e como será feito, e o controle vem logo em seguida para verificar se o que foi proposto esta sendo feito e como esta sendo feito.

7. Conceitue PCP.

O PCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, também é utilizado para controlar adequadamente e com isso tirar melhor proveito em termo de eficácia e eficiência.

8. Qual a finalidade do PCP?

Aumenta a eficiência e a eficácia no processo produtivo da empresa.

9. Quais são as funções do PCP?

Planejar a produção e controlar o seu desempenho.

10. Explique as inter-relações entre o PCP e as áreas da empresa.

Recursos Humanos – O PCP programa a atividade da mão-de-obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção. O recrutamento, a seleção e o treinamento do pessoal são atividades estabelecidas em função do PCP.

Produção - O PCP planeja e controla a atividade da área de produção, o que significa que essa área funciona de acordo com o que é planejado e programado pelo PCP.

Vendas – O PCP se baseia na previsão de vendas fornecida pela área de vendas para elaborar o plano de produção da empresa e planejar a quantidade de produtos acabados necessárias para suprir as entregas aos clientes. À medida que a previsão de vendas sofre alterações em função do comportamento do mercado, o PCP altera também o plano de produção e os seus desdobramentos.

Engenharia Industrial – o PCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos e baseia-se em boletins de operações (BO) fornecidos pela engenharia industrial. Por sua vez, a engenharia industrial programa a paralisação de máquinas e equipamentos para manutenção e reparos.

Financeiro – O PCP se baseia nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoque de matérias primas e de produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.

Suprimentos e Compras – o PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtidos no mercado fornecedor pelo órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos. Assim a área de suprimentos e compras funciona com base naquilo que é planejado pelo PCP.

11. O que é um princípio?

Um princípio é o ponto inicial de algo que se tem como objetivo, como ação e que deve ser tomado como uma “regra” para que possa ter condições de se alcançar os objetivos traçados.

12. Quais são os princípios do planejamento de produção?

Princípio da definição do objetivo e Princípio da flexibilidade do planejamento.

13. Quais são os princípios do controle de produção?

Princípio do objetivo, Princípio da definição dos padrões, Princípios da exceção e Princípios da ação.

14. Explique o princípio da definição do objetivo.

O objetivo deve ser definido de forma clara e precisa, para que o planejamento seja adequado, porque este feito em função do objetivo que se pretende atingir.

15. Explique o princípio da flexibilidade do planejamento.

O planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevisíveis. Em outras palavras, como o planejamento se refere ao futuro, a sua execução deve permitir certa flexibilidade e adaptação a situações que podem sofrer alterações imprevistas.

16. Explique o princípio do objetivo.

O controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

17. Explique o princípio da definição dos padrões.

O controle deve basear – se em padrões bem definidos. Geralmente, os padrões são definidos no planejamento, ou seja, antes da execução dos trabalhos, e devem claramente servir de critério para futuro desempenho.

18. Explique o princípio da exceção.

Esse princípio de controle foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração. Taylor considerava que a atenção do administrador não deve se espalhar demais sobre as coisas que andam bem. Ao contrário, o administrador precisa estar atento ás coisas que andam mal, ou seja, as execuções. Diz esses princípios que o controle deve se concentrar exclusivamente sobre as situações excepcionais, isto é, sobre os desvios mais importantes, e não sobre as coisas normais.

19. Explique o princípio da ação.

O controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre os desvios ou falhas apontados. Isso significa que nada adianta um controle que não indique providencia a tomar ou falhas a resolver. Se o controle não conduz a nada, então é melhor eliminá-lo.

20. Quais são os sistemas de produção?

Sob encomenda, em lotes e produção contínua.

21. Quais são os sistemas de PCP?

Almoxarifado de matéria prima, subsistema de produção e depósito de produtos acabados.

22. Descreva as características do PCP em produção unitária, (sob encomenda).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com