TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  17/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.104 Palavras (21 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 21

Escola Secundária Quisse Mavota- Projecto Educativo – 2013/2016

1. Introdução

Segundo Leite (2001), citado por Pacheco (2002), “Projecto educativo escolar é um documento facilitador da organização de dinâmicas de mudança na escola e de aprendizagens com sentido”.

É um instrumento de concretização e da gestão da autonomia da escola quando é concebido e desenvolvido na base de cruzamento de perspectivas e posições diversas que proporcionem a existência de diálogo dentro da escola e desta com a comunidade e que enriqueçam a cultura e os saberes escolares com a dimensão social.

O Projecto educativo de escola é um documento de carácter pedagógico elaborado com a participação da comunidade educativa, baseado na identidade própria de cada escola, através da adequação do quadro legal em vigor.

Para a concretização do projecto, analisou-se dados recolhidos através de um inquérito entregue aos professores, alunos, Director da escola e outros intervenientes da comunidade escolar.

A estrutura do presente projecto, engloba, além da introdução e da conclusão, títulos e subtítulos com características específicas da escola e actividades que a escola deseja concretizar no futuro e esses pontos são convergentes e complementares, visto que trata-se da análise de uma comunidade que se enquadra num tempo e num espaço próprios.

Considerou-se o Projecto Educativo como um dos pilares da pedagogia, uma vez que permite responder a problemas reais do círculo da escola, através de actividades que incluem como principais intervenientes, os alunos, a comunidade educativa e a comunidade local. Através de acções de planeamento partilhados, de investigação, de descoberta, de experiências, em suma, de toda uma série de actividades que promovam aprendizagens integradas e significativas.

Este projecto educativo tem a duração de 3 anos e foi desenvolvido com principal objectivo de organizar sistematicamente as actividades da Escola Secundária Quisse Mavota

  1.  Identidade da escolar

A Escola Secundaria Quisse Mavota, esta situada no Bairro de Zimpeto, no prolongamento da Av. Nelson Mandela na cidade de Maputo. Foi inaugurada em 2006 pelo presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.

A mesma surgiu com o intuito de dar resposta aos problemas de aprendizagem dos alunos das escolas do distrito urbano nº 5 actualmente distrito urbano Ka Mubukwana e arredores.

É uma escola do ensino geral e compreende 5 classes e subdivide-se em 2 ciclos:

  • 1º ciclo
  • Desde 8ª a 10ª classes
  • 2º ciclo
  • Desde 11ª a 12ª classes

Após terem concluído o 1º ciclo os alunos têm a possibilidade de escolher a área que desejam seguir tendo em conta as suas capacidades cognitivas e naturalmente o seu futuro como profissional.

No segundo ciclo, a escola oferece duas opções a seguir como forma de prepara-los para o ensino Universitário. São as seguintes opções:

Letras:

Ciências

Português;

Português

Matemática;

Matemática

Filosofia;

Filosofia

Geografia;

Biologia

História;

Desenho

Empreendedorismo

Empreendedorismo

Inglês

Química

Francês

Física

Inglês

  1.  Recursos humanos da escolar

A escola atende cerca de 1 700 alunos, distribuídos em 20 turmas nos três períodos de funcionamento (manhã, tarde, noite), 2 Seguranças, 70 Professores (57 do sexo masculino e 13 do sexo feminino) e  17 Funcionários (10 do sexo feminino e 7 do sexo masculino).

  1. Espaço físico

Fisicamente a escola secundaria Quisse Mavota é constituído por 6 pavilhões que estão interligados por passagens de circulação. O primeiro pavilhão logo a entrada principal suporta a direcção da escola, o segundo é constituído pela biblioteca, sala de informática, topografia, laboratório de Química e Física, e os últimos 5 são constituídos por 20 salas de aula e importa sublinhar que cada um desses pavilhões contém 4 salas didácticas.

A escola tem também uma cantina à disposição do público interno, está dotada de um campo ao ar livre onde pratica-se diferentes tipos de desporto, existe também um pavilhão desportivo coberto que se destina a prática de actividades culturais e naturalmente desportivas.

Esta instituição de ensino tem um amplo espaço livre e verde, com bancos onde os alunos possam desfrutar da brisa e da paisagem que a escola oferece.

  1. Meio sócio-económico envolvente

A escola encontra-se instalada no bairro de Zimpeto, zona periférica da cidade de Maputo á 2 km do Maior estádio de Moçambique construída após a independência, salientar que Zimpeto é uma zona em expansão, razão pela qual a instituição está situada num bairro privilegiado.

[pic 1]

                                                 

                                Mapa ilustrativa da província de Maputo

       A cidade de Maputo, onde a escola está inserida, segundo o censo de 2007 apontou uma população de 1 094 315 habitantes, um crescimento de 13,2% em relação ao censo anterior realizado em 1979, onde foram apurados 966 837 habitantes.

Com relação à taxa de analfabetismo a cidade de Maputo registou uma redução de 15% em 1997 para 9,8% em 2007. Porém, permanece a disparidade entre os sexos: 4,4% dos homens declararam que não sabiam ler nem escrever, contra 14,8% das mulheres.

No bairro onde a escola está instalada regista-se problemas ligados a criminalidade e de transporte e esses aspectos têm um impacto naquilo que é o aproveitamento dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (243.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com