TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DE SÃO PAULO

Por:   •  27/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

Portfólio - Organização do estado brasileiro – Semana 1

Dentre as principais características da Organização do Estado Brasileiro, escolhemos, como atividade principal da disciplina, aprofundar a compreensão sobre o federalismo na produção de políticas públicas, a partir da realidade concreta e específica de cada aluno.

Ao longo do bimestre será realizada uma atividade contínua e gradativa para compreensão do federalismo tendo como foco a atuação dos entes federativos nos respectivos municípios.

Semana 1: Você conhece o seu município?

Levante as principais características socioeconômicas de seu município: população, indicadores sociais nas áreas de saúde, educação e renda, atividades econômicas, principais problemas enfrentados pela população.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DE SÃO PAULO

DADOS GERAIS:

Estado que Pertence: São Paulo 

Data de Fundação: 25 de janeiro de 1554 

Gentílico: paulistano 

População: 11.244.369 (Censo 2010)

Área (em km²): 1.522,986

Densidade Demográfica (habitantes por km²): 7.383

Altitude (em metros): 760

Mesorregião: Região Metropolitana de São Paulo

DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 443,6 bilhões (2010)

Renda Per Capita*: R$ 39.450 (2010)

Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e construção civil.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805 - muito alto (PNUD - 2010)

Esperança de vida ao nascer: 76,3 anos (2010)

Mortalidade infantil (antes de completar um ano): 13,2/por 1.000 nascidos vivos

 

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Teatro Municipal

- MASP (Museu de Arte de São Paulo)

- Museu da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga)

- Museu da Língua Portuguesa

- Museu da Imagem e do Som

- Pátio do Colégio

- Memorial da América Latina

- Museu de Arte Sacra de São Paulo

- Museu de Arte Moderna

- Pinacoteca do Estado

- Museu da Imigração

- Parque do Ibirapuera 

- Parque da Aclimação

- Parque Burle Marx

- Monumento às Bandeiras

- Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)

GEOGRAFIA

Relevo: planalto 

Climasubtropical

VegetaçãoMata Atlântica (pouca quantidade)

Rios Principais: rio Tietê, Pinheiros e Tamanduatei

Temperatura média anual: 18,3ºC

Índice Pluviométrico: 1317 mm

INDICADORES SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA CIDADE SEGUNDO A PESQUISA DO DATAFOLHA

Saúde Pública com 26%

Um problema causa outro problema mais adiante e a saúde pública parece ser o ponto final de todos eles. Uma cidade com mais 11 milhões de habitantes, trânsito caótico, vítimas de trânsito e da violência da cidade todos os dias, pessoas estressadas e hipertensas precisa de um sistema de saúde adequado para suportar esse alto número de pacientes. Mas, o que se vê na cidade é um número insuficiente de leitos e demora para realizar exames comuns. A desorganização e a falta de comunicação entre o AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e a equipe de saúde da família é um dos fatores que contribuem para que os prontos-socorros fiquem lotados. Muitos dos casos poderiam ser resolvidos no atendimento primário, mas isso não acontece. Tudo isso faz a saúde pública ser a maior de todas as preocupações dos paulistanos.

Segurança 16%

O problema da segurança pública é compartilhado, mas cada um tem que fazer sua parte e a prefeitura está incluída nesse processo. A cidade de São Paulo tem um alto número de furtos, roubos de veículos, tráfico de drogas e homicídios. A segurança pública é dever do governo estadual, mas o governo municipal pode ajudar cuidando melhor da iluminação, ruas limpas e calçadas que possibilitem o trânsito de pedestres, limpeza e corte de gramas e matos das áreas mais isoladas. Existe muita coisa que se pode fazer para dificultar a ação de criminosos. Além do mais, a participação de Guarda Civil Metropolitana é primordial para inibir a ação da criminalidade.

 

Transporte coletivo 15%

Os usuários do transporte público na cidade de São Paulo têm uma vida complicada para irem ao trabalho e voltarem para casa. O sistema não funciona, os ônibus parecem não ser suficientes para atender a essa gigantesca massa de usuários, as linhas de metrô e trem também não desafogam como deveriam fazer. A cidade está mais do que atrasada em números de linhas de metrô, tudo funciona na dentro do papel, mas as obras não saem do projeto e quando saem são logo paradas por irregularidades atrasando, ainda mais, o que já está atrasada. Os corredores de ônibus ficaram estagnados e o que deveria ser um transporte rápido e eficiente se torna outra vítima de um trânsito caótico. A solução é custosa e demorada, novos corredores de ônibus e novas linhas de metrô, enquanto nada disso sair das promessas os usuários vão continuar nos pontos de espera por muito tempo e espremidos dentro dos ônibus e vagões.

 

Enchentes 6%

A cidade de concreto não consegue escoar as águas das chuvas, que são mais intensas entre Novembro e Março. O sistema em uso hoje coleta a água para depois envia-la aos bueiros, isso não se mostra mais suficiente para conter o volume das águas e as enchentes são constantes. Uma mudança radical na estrutura de escoamento levaria a fortes divergências entre aqueles que deveriam providenciar uma solução e entre  a queda de braço dos egos as chuvas vão acontecendo, as enchentes aparecendo e toda temporada de chuva já sabemos o resultado. Mais áreas verdes com calçadas revitalizadas para absorver as águas seria uma solução apontada pelos especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (446.6 Kb)   docx (215.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com