TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO ESCRITA DA BIOGRAFIA E DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS PRINCÍPAIS OBRAS DE PAULO FREIRE

Por:   •  5/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente trabalho busca apresentar o ambiente de educação do Instituto Federal Goiás no Câmpus Goiânia Oeste, que transmite um ensinamento diferenciado aos alunos do ensino médio integral e ensino superior. Ambos traz o contato com a natura vivenciado pelos alunos com um aconchego de paz, tranquilidade e autonomia.

 O aluno é independente para tomar suas decisões e não é obrigado a permanecer dentro do instituto, pois o mesmo sabe o que é importante para si, como é mostrado com ênfase nos ensinamentos de Brandão, Paulo Feire, Francisco Júnior e demais autores que demostram claramente uma cultura livre e formas diferentes para aprender e ensinar.

Em virtudes dos ensinamentos ensinados pela disciplina de Prática de Ensino / estudos Integradores: Educação e Sociedade com os professores: Alessandro, Catarina e Fernanda, nos ensinam uma forma diferente de percepção no ambiente com um olhar clínico para termos discernimento e absorvição do conteúdo. Aprender além do seu campo de visão, aprender além do Campus IFG Goiânia Oeste, foi uma experiência assustadora e ao mesmo tempo prazerosa que discorreremos do decorrer do trabalho.


2-NA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE GOIÁS – CÂMPUS GOIÂNIA OESTE

Quando se fala em educação a maioria da população entende um ambiente como a sala de aula, ou seja, uma escola onde desde cedo as crianças vão para aprender sobre variadas ciências. Para a grande maioria, esses indivíduos escolarizados são sujeitos educados. Sendo importante salientarmos que esse não é o único modo de se representar a educação.

No curso de Pedagogia aprendemos sobre as variadas educações e podemos confessar que, até então, jamais imaginávamos que esse termo “educações” existiria e se tivéssemos o escutado antes pensaríamos que estaria errado.

 Com Carlos Rodrigues Brandão, aprendemos que em tudo e em todo lugar existe educação; o ato de aprender, ensinar e aprender a ensinar é um tipo de educação, somos educados desde quando nascemos, o processo da “mimese” é o primeiro processo educativo que sofremos ao vir ao mundo. Somos educados quando ouvimos estórias e Historia dos nossos pais, avós e antepassados. Somos educados quando brincávamos com nossos colegas e quando aprendemos sobre nossas rotinas, somos educados quando estamos em convivência com os outros e mesmo quando estamos sozinhos divagando em nossos pensamentos e contemplações, isso é o que Brandão classifica como educação formal e informal, mas também somos educados quando a partir dos seis anos, estamos em uma escola (Instituição de Ensino Formal) e temos contato com as ciências que nos cercam como: a Língua Portuguesa, a Matemática, a Física, a Biologia e etc, sendo denominada educação formal.

Brandão diz:

“[...não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja a melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante]”.

De posse dessa nova perspectiva de conhecimento, realizamos algumas atividades relacionadas às educações em suas diferentes formatações.

No primeiro momento realizamos uma atividade ligada ao Campus IFG – Goiânia Oeste, um ambiente formal de ensino situado na região oeste no setor Jardim América, área de difícil acesso, não havendo transporte público próximo os alunos têm que andar mais de um quilômetro para ter acesso. A educação no Instituto ensina as ciências que nos cercam, contudo o nosso momento de observação esteve ligado aos relacionamentos construídos na educação do adolescente, no ensino médio.

Analisamos o formato no qual Instituto Federal Goiano se diferencia das demais instituições. Com uma estrutura com traços da educação tradicional, mas métodos modernos de uma educação renovada, doutrinada por amantes da educação, assim como Paulo Freire e Brandão, os portões abertos e livres para que o aluno tenha liberdade e autonomia, podendo na instituição adentrar, permanecer o tempo que quiser dentro do horário de funcionamento e dela sair no momento que assim o desejar. Diferente em instituições nas quais portão é trancado após o sino tocar para o início das aulas, sendo obrigatória a permanência desse o aluno do início ao término do horário estabelecido de realização das aulas e não podendo o aluno permanecer fora do ambiente escolar no período citado acima.

Em diferentes momentos o IFG rompe com as barreiras tradicionais e faz com que o aluno, mesmo sendo considerado imaturo, aprenda a lidar com as escolhas que lhe são colocadas diariamente e amadureça através das experiências e objetivos comuns e individuais de cada aluno.

O Campus possui um ambiente arborizado, com espaços de interação com o outro, a exemplo disto nota-se os bancos situados no decorrer do corredor, onde muitos alunos se encontram para conversar, descansar, descontrair. Possui uma quadra de esportes onde existe a prática de atividades esportivas. Há uma interação dos alunos com os funcionários do Campus, criando um laço familiar afetivo, ajudando uns aos outros.

A troca de experiência entre os professores em sala de aula é sempre valorizada, pois eles se preocupam com o pensamento do sujeito, assim como Brandão explicita em seu livro “O que é educação” na página 54, nos dois dicionários brasileiros mais conhecidos, a educação aparece definida assim: “Ação e efeito, de desenvolver as faculdades físicas e intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino” (dicionário Contemporâneo da língua portuguesa, Caldas Aulete).

Acreditamos que essa é a educação transmitida aqui no instituto IFG, não só na educação modalidade ensino médio integrado como também na educação superior e na disciplina Prática de Ensino / estudos Integradores: Educação e Sociedade. A intenção é promover o desenvolvimento e aprendizado intelectual das ciências e também às adaptações a vida social em seus ideais e propósitos, valorizando todo o momento.


3-O ESPAÇO PÚBLICO PRÓXIMO DE CASA

Na experiência de observação realizada tivemos a oportunidade de verificar as relações interpessoais e comportamentais nos lugares de lazer próximos às residências de cada integrante. É importante ressaltarmos que cada integrante da atividade mora em uma determinada região da cidade e isso enriquece bastante diversidade na observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com