TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Cálculo Metodologia da Pesquisa Científica

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  9.498 Palavras (38 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 38

Polo Taguatinga Norte

Matemática EaD

[pic 1]

Metodologia da Pesquisa Científica

Gabriel Garcia 8033770

Brasília

2020


Polo Taguatinga Norte

Matemática EaD

[pic 2]

O APRENDIZADO POR MEIO DO ERRO AUXILIADO POR QUESTÕES DA OBMEP

Trabalho de Conclusão de Curso de graduação apresentado na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do Centro Universitário Claretiano.

Orientador

Profº. Antônio César Geron.

Gabriel Garcia 8033770

Brasília

2020

RESUMO

O que pode acontecer numa aula de matemática em que a proposta principal consiste na realização de uma produção textual? E o que seria um erro nesta produção textual desenvolvida em uma aula de matemática? O presente trabalho teve como proposta instigar os alunos a expressar o caminho do próprio aprendizado e possibilitou um breve exercício de análise do como e do quê pode ser manifestado pelos alunos em aulas de matemática, desenvolvidas com estudantes do ensino médio, por meio da expressão oral e escrita. O ponto de partida para esta investigação foi a resolução de um teste com cinco questões retiradas de edições diferentes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com Deleuze (2003), observamos uma compreensão de mundo sobre como os signos se manifestam num processo de (re)criação inesgotável de sentidos, possibilitando um outro olhar sobre o erro no caminho do próprio aprender. Com Rancière (2002), percebemos a necessidade de se inverter a ordem explicadora, onde o aluno e professor explicador trocam de função, sendo essa uma poderosa ferramenta para desenvolver no aluno a capacidade reflexiva, a criatividade, a confiança em seu potencial intelectual. Essa atividade contribuiu para que a própria professora-pesquisadora, que ainda engatinhando na sua jornada docente, fizesse esse exercício tão importante na corrente do aprendizado que se traduz em não manter-se estagnado no entendimento sobre aspectos relacionados ao processo educativo.

Palavras-chave: Erro. Deleuze. Rancière. Explicação. Matemática Escolar.

SUMÁRIO

1.        Do procurar        4

2.        Do Bruto ao Problemático        6

3.    Da chegada à pergunta diretriz        10

3.2        Os objetivos        11

4.        Dos postulados na imagem do pensamento        12

5.        Do encontro aos signos com Deleuze        18

6.        Da tradução de signos        22

7.        Dos caminhos na expressão dos resultados        25

REFERÊNCIAS        38

  1. Introdução

A motivação por escolher esse tema para o Trabalho de Conclusão de Curso iniciou-se durante uma aula preparatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática ministrada para alunos do Nível 2 em que  foi fascinante observar a capacidade de improviso dos alunos para desenvolver problemas de tal prova.  Acompanhar a resolução sem formalizar o assunto do qual a questão se referia trouxe dois resultados interessantes: o primeiro diz respeito a determinação e diversidade de abordagens executadas pelos alunos. A outra, que será contemplada neste trabalho, refere-se a observar as abordagens erradas e promover um diálogo com os alunos para entender as motivações que os levaram a isso.

Assim, mostrou-se promissor explorar os erros cometidos pelos estudantes tanto na construção do raciocínio para resolução de questões quanto no processo de aprendizado de matemática. A motivação era destacar uma outra abordagem nos equívocos: um olhar uma abordagem em que o erro não seja apenas o gatilho para uma correção mas sim o início de um processo de diagnóstica para a construção de outras abordagens. Feito isso, o passo seguinte tratava-se da revisão de literatura sobre o assunto.

O trabalho foi fragmentado em 8 tópicos, tendo este primeiro o objetivo de apresentar os motivos atrelados a realização de tal trabalho.

O tópico seguinte contemplará a revisão da literatura realizada sobre o assunto. Para isso, utilizou-se alguns portais de periódicos (RENOTE e BOLEMA), tendo “erro” e “matemática escolar” como palavras-chave. Vale destacar a leitura de Rancière (2002), que evidenciou a importância de compreender a necessidade de viabilizar ao aluno certa autonomia do processo de aprendizagem, e com Deleuze (2003; 2006) viu-se uma leitura de mundo como signos que extrapolam o que está explícito. E com isso, surge a pergunta diretriz que será contemplada no terceiro tópico.

Os dois tópicos subsequentes elencam textos de Deleuze sobre os signos e o aprender. Primeiro, serão apresentados os postulados que constituem pressupostos da imagem do pensamento, propostos por Deleuze (2006). O quinto tópico traz a ideia de signo na filosofia de Deleuze (2003).

O sexto e o sétimo tópico abordam, respectivamente, a metodologia empregada neste trabalho e os resultados da pesquisa. Por fim, o último tópico contempla considerações finais sobre o trabalho em questão e o que foi relatado pelos alunos, visando a possibilidade de retomar análises sobre o assunto. 

  1. Um novo olhar sobre o erro

Com o interesse criado sobre o tema, em outubro de 2019, iniciou-se a busca de artigos que contemplassem os erros dos estudantes nos exercícios de matemática escolar. Em portais de periódicos (BOLEMA e RENOTE), encontrou-se diversos focos dados no que diz respeito a esse assunto. Em alguns trabalhos, havia uma categorização dos erros e em outros o caminho escolhido era a formulação de hipóteses para justificar tais erros. Em ambos os casos, não era o foco almejado para este trabalho.

Foi então que, com o texto de Barichello (2008), que surgiu uma analise diferente sobre o assunto, em que o erro é concebido como parte de um produto final que está em desacordo com a Matemática que o docente esperava que o aluno desenvolvesse. Com isso, o erro seria uma estratégia gerada pela ausência e/ou defasagem em algum  tópico matemático na tentativa de solucionar algum problema. Há uma diferenciação entre esses dois significados atribuídos ao termo “erro”, um pautado na falha e outro na ausência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (384.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com