TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Por:   •  19/10/2021  •  Resenha  •  5.445 Palavras (22 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 22

M[pic 1]

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Eudilaine da Costa e Silva

BOM JESUS DO GALHO

2021

EUDILAINE DA COSTA E SILVA

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS

[pic 2]

BOM JESUS DO GALHO

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.        5

3.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA        6

4.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA        7

5.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO        8

6.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS NAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC        9

7.        ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL (LEIA OS DOIS TEXTOS E RESPONDA ÀS PERGUNTAS PESSOAIS)        10

8.        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

ANEXOS        18


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta reflexões sobre a prática educativa vivenciada durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar no curso de licenciatura em matmática. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizamos de relatórios fundamentados pelos documentos norteadores do Ministério da Educação por se tratar de um período de Pandemia da COVID 19 e conforme preconizado na Portaria 544 de junho de 2020 publicada pelo MEC que dispõe sobre a organização do Ensino e seus estágios. As literaturas alinhadas às aulas teóricas e EAD nos fizeram vislumbrar os limites para a implementação plena da gestão democrática na escola.

A vida acadêmica é momento de aprendizagem e trocas de experiências e conhecimentos, com passos contínuos e interligados com o objetivo de tornar o acadêmico um profissional capacitado para o exercício da docência. A situação emergencial provocada pela pandemia da COVID-19 neste ano de 2021, impôs que o Estágio Supervisionado fosse remodelado de modo que essa atividade ocorresse de forma remota para a segurança de todos.

O enfrentamento a essa questão resultou em uma proposta, aprovada pelos órgãos competentes da instituição, que incluiu experiências pedagógicas que buscaram compreender o fenômeno da sala de aula colocando em prática outros conhecimentos, habilidades e competências do educador matemático e a elaboração de um produto que pudesse ser oferecido aos estudantes de modo a contribuir com a comunidade escolar.

Neste relato são apresentados os encaminhamentos propostos aos estagiários, desde a preparação teórica, fundamentada nos documentos orientativos oficiais. Pensar e refletir sobre a prática docente são consequências e necessidades diretas de experiências como o estágio supervisionado. É a partir dessas reflexões que o acadêmico da licenciatura tem condições de desenvolver uma postura reflexiva, sendo capaz de analisar e problematizar o contexto em que atua a fim de propor intervenções na sala de aula.

É função do estágio possibilitar ao licenciando a capacidade de, por si próprio, enxergar a realidade da sala de aula, desenvolver um pensamento crítico, saber agir mediante as circunstâncias e transformar a realidade de acordo com cada contexto. Através desse relátorio e pesquisas realizadas para o mesmo, pode-se realizar de forma segura o mais próximo possível do que seria a realidade da vida escolar para o professor, com base teórica vivenciar o aprendizado.


  1. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.

De acordo com o autor Frank Cunningham, a democracia na sociedade trata-se de uma ação política social, na qual a democracia está associada à justiça ou liberdade. As teorias em torno do seu significado são inúmeras, por tanto, pode representar como: Uma pequena cidade participativa/totalitarismo; um estado na qual o cidadão participa das decisões políticas; direitos garantidos pela constituição a diversos grupos que integram a sociedade; as decisões em prol da comunidade podem ser tomadas por membros da sociedde, de forma racional.  

               Para Josep Puig et al, a participação democrática nas escolas, possibilita que os alunos possam vivenciar várias esperiencias, e ao mesmo tempo promove uma educação moral. Para que isso ocorra, é necessário que haja o exercício da democracia, no ambiente escolar. Portanto, as escolas devem buscar métodos que devem reverenciar as individualidades, e que ao mesmo tempo, possam introduzir o modelo de igualdade, participação e justiça, como uma prática democrática, nas escolas.  

                Já a autora Marilena Chaui deduz que uma escola não-democratica instiga na privatização, ou seja, trata-se de uma educação de qualidade tanto no ensino médico, como no ensino fundamental como uma forma de mercadoria, essa ideia traz o sentido de extinguir o verdadeiro conceito da cidadania. Entretanto, o direito da cidadania pressupõe a democracia como um fator fundamental para o desenvolvimento social, e no campo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (337.5 Kb)   docx (113.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com