TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS

Por:   •  3/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.822 Palavras (20 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 20

M[pic 1]

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: PROFOP - R2 - MATEMÁTICA

Itens em vermelho devem ser substituídos por suas informações e/ou apagados.

Arquimedes Rodrigues Junior

SÃO PAULO

2021

ARQUIMEDES RODRIGUES JUNIOR

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS

[pic 2]

SÃO PAULO

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.        5

3.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA        6

4.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA        7

5.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO        8

6.        RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS NAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC        9

7.        ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL (LEIA OS DOIS TEXTOS E RESPONDA ÀS PERGUNTAS PESSOAIS)        10

8.        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

ANEXOS        18


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta reflexões sobre a prática educativa vivenciada durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar no curso de PROFOP - R2 - MATEMÁTICA. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizamos de relatórios fundamentados pelos documentos norteadores do Ministério da Educação por se tratar de um período de Pandemia da COVID 19 e conforme preconizado na Portaria 544 de junho de 2020 publicada pelo MEC que dispõe sobre a organização do Ensino e seus estágios. As literaturas alinhadas às aulas teóricas e EAD nos fizeram vislumbrar os limites para a implementação plena da gestão democrática na escola.

O Estágio Supervisionado segue como componente curricular para cumprimento da

carga horária de estágio, em que houve a pesquisa de diversas literaturas como também a vídeos de sites confiáveis, para melhor compreender a realidade de uma escola. Segundo o Art.21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, o Ensino Fundamental compõe o nível de escolaridade, denominado de Educação Básica, o qual compreende: a. a Educação Infantil (creches e pré-escolas); b. o Ensino Fundamental (1ºao 9º ano) e c. o Ensino Médio (ofertado em 3(três) anos, finaliza a Educação Básica).

Em cumprimento a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação), conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.

Dessa forma, constata-se que o estágio supervisionado, faz parte da nossa formação educacional, sendo garantido por lei. Assim, o estágio supervisionado faz parte da formação acadêmica, partindo de um referencial teórico, para uma confirmação na prática em uma sala de aula. Desse modo, o período destinado ao estágio serve de base para o aluno, refletir se realmente, é aquilo que quer para sua futura profissão, pois é no estágio que se descobre as grandezas de ser professor.


  1. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.

Os conceitos de cidadania e democracia dentro da escola são muito discutidos para buscar uma maior participação e protagonismo dos alunos. Mas para a discussão desse assunto deve-se verificar o conceito destes dois termos.

Benevides (1994) afirma que na teoria constitucional, cidadão é o indivíduo que tem um vínculo jurídico com o Estado. “É portador de direitos e deveres fixados por uma determinada estrutura legal (constituição, leis)”.

Conforme a autora, cidadãos são iguais e livres perante a lei. Tendo isso em vista, pode-se verificar que os alunos como cidadãos têm direito ao acesso à educação garantido por lei e também têm o direito de tratamento igualitário independente de sua cor, sexo ou raça. Portanto, como cidadãos os alunos têm direito a receber um ensino de qualidade, independente de onde estudem e com isso poder ter acesso às mesmas oportunidades que outros colegas que estudam e regiões mais privilegiadas.

Já na questão da democracia, Benevides (1994) reforça que no contexto da cidadania, corresponde às liberdades individuais, os direitos de ir e vir, de pensamento e expressão, integridade físic a, associação, entre outros. Então resumidamente é a liberdade de expressar aquelas opiniões e discuti-las de forma aberta e transparente. Ditaduras são totalmente o contrário de democracia, já que nesse regime não há liberdade de expressão e pensamento. Na democracia, a livre discussão de ideias possibilita um desenvolvimento maior do estudante como cidadão, pois podendo se expressar livremente, tem as condições de desenvolver as percepções sobre o que é certo e errado e exercitar a comunicação e empatia para que em seu futuro tenha mais possibilidades de sucesso nas relações interpessoais e nas discussões que envolvem o mundo do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com