TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO COMPLEMENTAÇÃO MATEMÁTICA

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  10.403 Palavras (42 Páginas)  •  5.422 Visualizações

Página 1 de 42

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO COMPLEMENTAÇÃO MATEMÁTICA

CUBATÃO
2020

Talitha de Sousa Reis

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS

Trabalho Apresentado como requisito parcial da Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do Curso

CUBATÃO

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.        5

3.        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA        6

4.        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA.        7

5.        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO).        8

6.        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL. (As 10 competências da BNCC).        9

7.        ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL (Para refletir: Tema 1 e 2 abaixo)        10

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

Anexos        14

PLANOS DE AULA        14

ATIVIDADES        37

MATEMÁTICA        37

Múltiplos de um número natural        37

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta reflexões sobre a prática educativa vivenciada durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar do curso de Complementação Pedagógica Matemática. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizaremos de relatórios fundamentados pelos documentos norteadores do Ministério da Educação se tratar de um período de Pandemia da CONVID 19 e conforme preconizado na Portaria 544 de junho de 2020 publicada pelo MEC que dispõe sobre a organização do Ensino e seus estágios. As literaturas alinhadas às aulas teóricas e EAD nos fez vislumbrar os limites para a implementação plena da gestão democrática na escola, mediante essa demanda o plano de intervenção tem o tema é Educação 4.0 no Ensino da Matemática.

Atualmente devido à pandemia mundial do COVID 19 as aulas presenciais tiveram que ser suspensas, mediante a essa problemática as escolas, gestores, professores, discentes e docentes tiveram que se adaptar imediatamente ao uso da tecnologia na educação.

Os professores demandaram de muita criatividade para desenvolver atividades e entretenimentos para os alunos no ensino EAD, muitos tiveram que se tornar “YOTUBERS” para passar o conhecimento necessário para seus alunos. Já os alunos que tinham um pouco mais de facilidade, estranharam a demanda de atividades e a quantidade infinitas de aplicativos que tiveram que utilizar sem haver o conhecimento prévio. Promover a mobilidade na educação, por meio de aplicativos específicos e recursos disponíveis é valido somente quando se tem o conhecimento da sua utilidade. Para tirar proveito dos milhares de aplicativos e dispositivos moveis existentes e inseri-los no plano de aula e transformar o conhecimento em valor e estimular o interesse no conteúdo abordado, é necessário planejamento, didática e conhecimento.

  1. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.

Podemos descrever cidadania como o conjunto dos direitos e deveres civis e políticos de um indivíduo na sociedade e  democracia como um regime de governo cuja origem do poder vem do povo. 

A educação tem como finalidade a construção da cidadania e precisa ter uma base forte de ética e moral, porém, devemos nos atentar aos direitos e deveres de docentes, discentes, funcionários e responsáveis dos alunos para que esse conceito seja de fato cumprido, para isso é preciso que essa introdução seja passada aos estudantes desde o início de sua alfabetização.

  1. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA

A escola é um local que promove desenvolvimento intelectual, social e emocional, dirigidos por professores e funcionários com diversas escalas hierárquicas. A escola é um lugar de acolhimento e permanência de alunos dos quais obtém conhecimento através de professores de diversas disciplinas, porém nem  todos conseguem absorver este conhecimento.

Para avaliar se a escola está tendo sucesso ou fracasso no ensino são aplicadas provas de conhecimento aos alunos e hoje em dia aqueles que não estão dentro do padrão seguem para planos paralelos de recuperação.

O papel do orientador educacional é fortalecer as relações com todos os alunos pertencentes a seu ambiente escolar e manter uma saudável relação com os professores, com os pais, com a gestão da escola e com todos os profissionais envolvidos no ambiente da escola, assim é possível obter o sucesso escolar, porque o fracasso escolar é um problema grave, que só é possível ser vencido com muitas mãos, com parcerias dos profissionais envolvidos na escola e com base em uma relação de companheirismo e afinidade com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com