TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Adversas e Alergicas

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05

CONCLUSÃO......................................................................................................07

QUESTIONÁRIO..................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA...................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Será discutido neste trabalho sobre as principais reações adversas e alérgicas a utilização de produtos e serviços químicos de classe capilares.

Para construir esse importante trabalho didático interdisciplinar, será identificado manifestações clínicas de doenças capilares, os produtos que podem causar determinada patologia e principalmente o levantamento das reações adversas.

Para a elaboração deste material foi elaborado um questionário com seis quesitos através do qual cinco clientes responderam sobre questões relacionadas ao tema; tudo como sugerido no desenvolvimento do material fornecido para o desenvolvimento deste trabalho.

DESENVOLVIMENTO

É de nosso conhecimento que existe no mercado uma grande variedade de produtos capilares que prometem alcançar o embelezamento e aumentam a autoestima das pessoas.

Em nossa área de atuação, que é o favorecimento da beleza a diversidade de produtos como estes é significativamente grande.

Foi com o intuito de facilitar as descobertas de reações adversas e alérgica indesejáveis causadas por produtos de natureza capilar, a ANVISA determinou a aplicação de um sistema de cosmetovigilância a ser aplicado em fabricantes e importadoras de produtos de higiene pessoal perfumes e cosméticos, que tem por objetivo o melhoramento da comunicação entre fabricante e os usuários de tais produtos, sobre incômodos decorrentes da utilização desse produtos defeitos e efeitos indesejáveis.

Atitudes preventivas como a relatada acima é fundamental para evitar que o problema aconteça, já que temos uma cultura de comodismo por parte dos profissionais estéticos, em nossa cultura é muito comum que o profissional estético tenha seus conhecimentos adquiridos como herança familiar, isso prejudica no tratamento e na aplicação de um serviço estético.

Vimos na aplicação do questionário (em anexo abaixo), que todos os clientes utilizaram serviços habituais de centros estéticos e salões de beleza, sendo que dois clientes utilizaram pintura, dois clientes utilizaram alisamento com formol e um cliente selagem. É incabível que ainda hoje clientes sejam afetados pela utilização de produtos tão comuns.

Quanto a informação preventiva nenhum dos clientes foi informado quanto a possibilidade de virem a ter reações adversas ou alérgicas a utilização de produtos químicos. O que configura uma falha de atendimento, já que o profissional ao realizar o estudo e a pesquisa dos produtos que utiliza, deve passar para o cliente as informações encontradas em tal pesquisa como, por exemplo, efeito, tonalidade, e principalmente as contra indicações e possíveis reações contrárias a utilização do produto.

Ao serem perguntados sobre as reações, as respostas foram diversas, coceira, vermelhidão, ardência, tontura e coceira nos olhos. Porém aos sintomas podem ser ainda mais diversos como bolhas, inflamações, feridas, tosse, inchaços alérgicos, tosse, dificuldade para respirar entre outros. É fundamental que o profissional estético esteja sempre preparado para agir positivamente quando surgirem casos como estes.

Ao serem questionados sobre quais informações pós reações os clientes receberam, todas as respostas foram negativas. Situações como esta não podem ocorrer visto que a saúde, a segurança, o bem estar e a beleza do cliente devem ser preceitos fundamentais de todo centro estético ou salão de beleza.

As orientações das embalagens dos produtos ou dos manuais de uso dos produtos químicos trazem em seu conteúdo as atitudes a serem tomadas caso aquele produto apresente no cliente algumas reação adversa. Além disso, caso o sintoma seja mais gravoso, é indicado que o cliente procure um profissional médico.

CONCLUSÃO

Hábitos bastante comuns sempre devem ser utilizados em centros estéticos e salões de beleza, podemos citar que, antes de utilizar qualquer produto químico, é indispensável que se faça a leitura das informações do rótulo, higiene e  profissionalização na área é também fundamental para se manter atualizado e devidamente preparado para qualquer eventualidade, é o que buscamos ao realizar este trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com