TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro O Andar do Bêbado Escrito por Leonard Mlodinow

Por:   •  6/2/2021  •  Resenha  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Resenha do livro
O Andar do Bêbado

Escrito por Leonard Mlodinow

[pic 4]

Magno Macedo de Oliveira
14 Dezembro de  2018


Sumário

Capítulo 01 - Olhando pela lente da aleatoriedade        2

Capítulo 02 - As leis das verdades e das meias verdades        2

Capítulo 03 - Encontrando o caminho em meio a um espaço de possibilidades        3

Capítulo 04 - Rastreando o caminho do sucesso        3

Capítulo 05 - As conflitantes leis dos grandes e pequenos números        4

Capítulo 06 - Falsos positivos e verdadeiras falácias        4

Capítulo 07 - A medição e a lei dos erros        5

Capítulo 08 - A ordem no caos        5

Capítulo 09 - Ilusões de padrões e padrões de ilusão        5

Capítulo 10 - O andar do bêbado        6


Capítulo 01 - Olhando pela lente da aleatoriedade

Esse capítulo começa com a história do pai do autor, que conta ter roubado um pão em meio ao campo de concentração onde estava preso e se viu pressionado em confessar a atitude ao perceber que além de correr o risco de morte por fuzilamento poderia acabar assistindo alguns companheiros serem mortos devido a sua ação. Após um momento de receio resolveu dar um passo a frente, confessando o ato e poupando a vida dos outros. O que ninguém esperava era que sua atidude ao invés de leva-lo a morte fizesse com que ele ganhasse um bom emprego como assistente do padeiro. Assim como um teste de Rorscharch ou dados encontrados na economia, a vida é difícil de prever e difícil de interpretar.

Ele fala sobre o fato do ser humano ter tido vantagemno evolutiva por usar processos intuitivos ao fazer avaliações e escolhas em situações de incerteza. O problema é que nos tempos atuais tal atitude pode promover algumas desvantagens.

No decorrer desse capítulo o autor mostra, através das lentes da aleatoriedade, que muitos acontecimentos não são o que parecem ser, e sim algo muito diferente, passando pelos sucessos e fracassos de Hollywood e no mundo dos esportes.

Capítulo 02 - As leis das verdades e das meias verdades

        Aqui Mlodinov mostra como a capacidade do ser humano de reconhecer padrões pode ser maravilhoso e ao mesmo tempo pode ser um deficiência, além de começar a contar como surgiu a teoria da aleatoriedade, que, como ele diz, foi desenvolvido não por filósofos e sim apostadores.

        Um dos destaque desse capítulo fica por conta dos fatos históricos que giram em torno do surgimento da teoria da aleatoriedade. Com isso, voltamos na antiga Grécia e conhecemos Cícero, que tem como legado o termo probabilis que originou o termo empregado atualmente, que  como diz o autor, deveria ter sido o maior defensor da probabilidade na Antiguidade.

Capítulo 03 - Encontrando o caminho em meio a um espaço de possibilidades

Aqui o escritor começa a contar a história de mais um personagem importante para o estudo das probabilidades, Gerolamo Cardano.

Cardano mesmo sendo um homem subesticioso, como a grande maioria da época, trazia em si uma habilidade incrivel nos jogos de azar.

O capitulo em si conta desde seu nascimento até a sua infeliz morte e nesse processo nos fala sobre as descobertas feitas pro Cardano e uma de sua publicações intitulado O livro dos jogos de azar.

Capítulo 04 - Rastreando o caminho do sucesso

        Aqui vemos um pouco do período de 1583, sete anos após a morte de Cardano, um ano tido como ponto crítico para a revolução científica da época.

        Desta vez acompanhamos o jovem Galileu Galilei, estudante da Universidade de Pisa, que contribuiu bastante para o estudo da probabilidade.

        Uma de suas obras foi Ideias sobre os jogos de dados, um pedido feito pelo grão-duque de Toscana. Galileu não ficou nada feliz em ter que fazer esse trabalho, porém como conselheiro não queira também perder seu empregro.

        Também conhecemos a história de Blaise Pascal, desenvolvedor do que chamamos hoje de triângulo de pascal e no ápice da loucura o conceito chamado de esperança matemática.


Capítulo 05 - As conflitantes leis dos grandes e pequenos números

Aqui entramos na discurssão sobre a dificuldade de conseguirmos gerar valores realmente aleatórios. O apenas com os mais mordernos geradores quânticos podemos produzir hoje numeros verdadeiramentes aleatórios.

Descobrimos nesse capítulo a história de Joseph Jagger, que ganhou muito dinheiro ao descobrir que um problema em uma das roletas de aposta que davam uma chance consideravel para aqueles que apostavam nos numeros que apareciam com mais frequencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (252.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com