TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da internet no Brasil

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

...............................................................................................................................

INFOMÁTICA APLICADA - BÁSICO

DÉBORA APARECIDA PRADO SAMPAIO – 266462016

O USO DA INTERNET NO BRASIL

Guarulhos

2017

DÉBORA APARECIDA PRADO SAMPAIO

O USO DA INTERNET NO BRASIL

Benefícios e Malefícios do uso da Internet

Trabalho apresentado ao Curso (Gestão da Produção) do Centro Universitário ENIAC para a disciplina [Infomática Aplicada].

Prof. Renato José Fernando

Guarulhos

2017

Introdução

Esse trabalho refere-se ao portfolio de Informática aplicada, e com o estudo e pesquisas sobre o uso da internet no Brasil, este trabalho tem como principal objetivo demonstrar alguns,dentre muitos, beneficio e malefícios do uso da internet.

A internet foi criada em 1960, nos Estados Unidos (Silva, 2001, Folha de São Paulo), porem a internet só chegou ao Brasil 28 anos após a sua criação, em setembro de 1998 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Rio de Janeiro UFRJ E LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). (http://brasilescola.uol.com.br/informatica/internet-no-brasil.htm).

A internet globalizou o mundo por ser o meio de comunicação muito rápido e prático, mas nem sempre eficiente, na internet é possível contatar pessoas e localizar qualquer coisa com apenas um clik. Com a internet as pessoas mantem-se informadas o tempo todo, e tudo isso pode ser muito bom, trazendo infinitos benefícios, mas também pode trazer grades prejuízos.

Segundo Jonas Valente, um relatório sobre economia digital divulgado pela conferência das Nações Unidas e Desenvolvimento (UNCTAD) colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet. Com 120 milhões de pessoas conectadas, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos (242 milhões).

Benefícios e Malefícios do uso da Internet

São inúmeros os beneficio e malefícios causados pelo uso da internet, a pessoas deveriam aproveitar melhor estes benefícios para ter uma vida melhor e também ter muita cautela e atenção para não sofrer sérias consequências com o mau uso da internet. Assim como existem inúmeros benefícios há também muitos males causado pelo uso indevido desta tecnologia tão avançada e encantadora.

Alguns benefícios e malefícios do uso da internet são:

Acesso a todos os tipos de informações, pesquisas para todos os tipos de trabalhos acadêmicos, publicação de artigos científicos, inclusão social, compras, vendas, trabalhos remoto entre outros. Com a internet é possível conhecer o mundo sem sair de casa, conhecer pessoas de todas as nações é possível até mesmo se consultar com profissionais da área saúde, estes são apenas alguns benefícios que podemos usufruir com o bom uso da internet. Mas tem o outro lado da moeda, como algo pode ser tão maravilhoso e causar tantos danos e prejuízos ao usuário? Será que a internet é responsável por estes danos e prejuízos? Creio que não, pois o usuário tem fácil acesso as informações que o tempo todo estão sendo divulgadas em todas as mídias, e mesmo assim a todo o momento, tem pessoas caindo em todos os tipos de golpes pela internet, este é um grande maleficio desta tecnologia, existe também a pedofilia que na minha opinião é o pior de todos os males, a dependência digital chega a ser vergonhoso, as pessoas se expõem o tempo todo, são alienadas.

Resultados de inúmeras pesquisas científicas em universidades de todo o mundo têm evidenciado a relação entre o uso compulsivo da internet, igualmente ao uso compulsivo de jogos eletrônicos e de redes sociais, com diversas implicações humanas: o déficit de atenção, a dificuldade de concentração, a diminuição da capacidade de memorização, o isolamento, a precocidade no desenvolvimento da sexualidade na infância, entre outras implicações de grande potencial, porque estão suscetíveis de ocorrer em todos os tempos, espaços, faixas etárias e condições sociais, econômicas e culturais. (http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/prejuizos-do-uso-compulsivo-da-internet-para-criancas-e-adolescentes-e-o-marco-civil-da-internet/)

Estáticas 2017 sobre o uso da Internet no Brasil

Mais de 63% dos domicílios têm acesso à internet, aponta IBGE.

Os celulares foram responsáveis pela expansão do acesso à internet nos domicílios brasileiros. Em 2016, a internet estava presente em 63,6% dos lares e em 94,8% havia celulares conectados à rede. Até 2013, menos da metade dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Em 2014 o país passou a ter mais de 50% dos lares com conexão à rede. Em 92,3% dos lares brasileiros pelo menos um morador possuía celular em 2016. Já a presença do telefone fixo convencional se restringia a 34,5% dos domicílios. A Região Centro-Oeste do país apresentou o maior número de celulares – 96,9% dos domicílios -, seguida pela Região Sul, 94,8%, e pelo Sudeste, com 93,7%. Nordeste (88,2%) e no Norte (88,1%) apresentaram os menores percentuais. Em relação à presença de telefone fixo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com