TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Computador: Administração de Sistemas Operativos

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 12

Abdul Taju

Arlindo do Rosário

Conceição Singh

Eugenio Fiado

Ofelia Valentim

Victorino Nhampossa

Tratibo Ussene

Administração de Sistemas Operativos

Tema: Ubuntu Desktop

Universidade Pedagógica

Tete

2018

Abdul Taju

Arlindo do Rosário

Conceição Singh

Eugénio Fiado

Ofélia Valentim

Victorino Nhampossa

Tratibo Ussene

Administração de Sistemas Operativos

Tema: Ubuntu Desktop

[pic 1]

O docente.

Eng. Lambo Chiungo

Universidade Pedagógica

Tete

2018

INDICE

Introdução        3

Objectivos        4

Objectivos Gerais        4

Objectivos específicos        4

I. Ubuntu Desktop        5

1.1 Historial        5

1.2 Características        5

1.3 Função        7

1.4 Principais comandos        7

1.5 Principais Aplicativos        14

Conclusão        14

Bibliografia        18


Introdução

Muitas pessoas quando ouvem a palavra Linux, automaticamente pensam em um sistema difícil de instalar e de usar. Isto poderia ser verdade antigamente, mas hoje em dia o Linux tornou-se fácil de ser configurado, contendo tantos recursos quanto o sistema da Microsoft.

Linux é um sistema operacional desenvolvido por Linus Torvald, inspirado no sistema Unix. Sua principal característica é ser um SO livre, onde  o código fonte é disponibilizado para download de qualquer pessoa interessada, ao contrário da Microsoft, que esconde com unhas e dentes o código de seu sistema operacional.

Como o código fonte do Linux é distribuído gratuitamente, cada programador pode criar sua versão própria deste sistema, o que é chamado de “distribuição Linux”. Atualmente, muitas distribuições são utilizadas por usuários de diversas partes do mundo, cada uma possuindo características particulares, o que as tornam diferentes umas das outras. Algumas das principais distribuições são:  Debian, Mandriva, Slackware, e claro, o Ubuntu Desktop que o tema deste trabalho.

Neste trabalho iremos abordar aspectos relacionados ao sistema operativo Ubuntu Desktop no que diz respeito ao seu historial, característica, função, principais aplicativos e comandos.


Objectivos

Objectivos Gerais

  • Falar do ubuntu desktop.

Objectivos específicos

  • Falar do historial e das características do sistema operativo ubuntu desktop;
  • Indicar sua função, principais aplicativos e comandos do ubuntu desktop.


I. Ubuntu Desktop

Ubuntu é um   sistema operativo  de código aberto, desenvolvido pela Canonical Ltd.  Contem o núcleo Linux e é  baseado no Debian. Existem versões para computadores desktop e servidores. O ambiente de trabalho padrão utilizado na sua mais recente versão com suporte de longo prazo (LTS) é o GNOME.

1.1 Historial

O sistema operativo Ubuntu desktop é uma das versões de Sistemas operativos da família Linux. Esta distribuição existe desde 2004, é uma distribuição baseada no Debian, e portanto também utiliza o gerenciador de pacotes APT.

Quem concebeu este software foi o empresário sul africano de nome Mark Shuttleworth, dono da companhia Canonical.

O Linux é um sistema de código aberto baseado nas normas do software livre. Este termo também se refere a uma filosofia de origem africana, que fala sobre o significado da humanidade e o modo como vive.

A escolha deste nome tem como base a filosofia africana “ubunto”, que significa “humanidade para com os outros” ou "eu sou o que sou por causa de quem nós todos somos” e  reflete na verdade a ideologia do projeto, destacando o espírito de ajuda mútua entre os colaboradores. O sistema Ubuntu tem desenvolvimento comunitário e o produto pode ser compartilhado com qualquer pessoa. Quem deseja pode instalar gratuitamente o sistema operacional no computador, sem ter que pagar para o utilizar.

Antigamente a adesão ao ubuntu desktop era fraca pois muitos usuários consideravam um sistema difícil de se usar e configurar. Mas hoje em dia o Linux tornou-se fácil de ser configurado, contendo tantos recursos quanto o sistema da Microsoft e por isso este sistema tem tido grande destaque no mercado Linux nos últimos três anos, devido a grandes facilidades na sua instalação e uso para desktops.

1.2 Características

  • As versões do Ubuntu são lançadas a cada seis meses sempre no mês quatro e no mês dez. O número das versões obedece a este padrão começando na versão 4.10(ano 2004, mês 10), 5.04(ano 2005, mês 04) e assim sucessivamente. O ubuntu costuma trazer inovações interessantes aos usuários de desktop a cada nova versão, sendo considero o Linux “mais fácil de usar”, devido as suas ferramentas intuitivas e bem construídas graficamente.
  • Diferencia-se do Debian pela filosofia em torno de sua concepção: tem versões lançadas semestralmente, disponibiliza suporte técnico nos 9 meses seguintes ao lançamento de cada versão, as versões LTS (Long Term Support ou suporte de longo prazo) para desktop e servidores receberem 5 anos de suporte;
  • O software é desenvolvido pela comunidade Ubuntu que respeita uma filosofia que determina, além da gratuidade e da disponibilidade em diferentes línguas, que as pessoasdevam ter liberdade para personalizar e alterar o programa da maneira que lhes convier;
  • O software é desenvolvido pela comunidade Ubuntu que respeita uma filosofia que determina, além da gratuidade e da disponibilidade em diferentes línguas, que as pessoas devam ter liberdade para personalizar e alterar o programa da maneira que lhes convier;
  • A interface desktop padrão do Ubuntu é a gnome. Mas existem varias outras interfaces do ambiente desktop como KDE, Cinnamon, LXDE, XFCE, Unity, etc;
  • Ela já vem com um conjunto de programas pré instalados que atendem as necessidades básicas como como libreoffice, Mozilla firefox, programas para multimédia, etc,
  • Conta com o APT e o Synaptic que são ferramentas de gestão de instalação de softwares;
  • Por padrão, os programas do usuário são executados com poucos privilégios e não podem corromper o sistema operacional ou os arquivos de outros usuários
  • Uso da ferramenta sudo (que significa Super User DO) para atribuir privilégios temporários para executar tarefas administrativas, o que permite que a conta raiz permaneça bloqueada e ajuda a evitar que usuários inexperientes façam alterações catastróficas no sistema ou abram brechas de segurança;
  •   Acessibilidade e internacionalização, permitindo a utilização do sistema pelo maior número de pessoas possível.
  • É bastante leve, até a versão 12.04 podia ser instalado num amidia de CD de 700 MB;
  •   O Ubuntu oferece uma versão Live CD que pode ser utilizado para uma instalação permanente. O Live CD é utilizado por muitos usuários a fim de testar a compatibilidade de hardware antes de instalar o sistema.

1.3 Função

A ideia do ubuntu é de ser um software livre (código fonte aberto) onde as pessoas podem com ele fazer o que bem quiser: alterar, escolher um tipo de ambiente gráfico, um tipo de gerenciador de pacotes, um tipo de sistema de arquivos, etc. De forma resumida a filosofia é fazer com que a comunidade faça parte do desenvolvimento deste sistema e possa personalizar do jeito como quiser mas mantendo o código sempre aberto e distribuindo gratuitamente compartilhando deste com os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (310.5 Kb)   docx (383.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com