TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sistema Orientada a Objeto I

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 4
  • Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

[pic 1]

As classes representam o bloco de construção mais importante de qualquer sistema orientado a objetos, pois são utilizadas para capturar o domínio do problema no qual o sistema está sendo desenvolvido. Comparando classes com objetos, podemos afirmar que uma classe:

Resposta Selecionada:

[pic 2]a.  Define as características e comportamentos dos objetos.

Feedback da resposta:

 Resposta correta: A.

Comentário: Classes devem possuir responsabilidades bem definidas, cada responsabilidade representa um contrato ou obrigações dela, sendo assim, podemos entender que uma classe é uma “especificação” de um objeto, por meio da definição de seus atributos e métodos.

  • Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

No modelo cascata, as atividades são executadas de forma sequencial, de tal forma que uma atividade não é iniciada até que sua predecessora seja completamente finalizada. Por exemplo, a fase de projeto só é iniciada ao término da fase de análise. Nesse processo de desenvolvimento, qual a principal fragilidade no que tange a mudança de requisitos de software?

Resposta Selecionada:

b.  Toda mudança deve retornar a fase inicial e refazer todo o processo.

Feedback da resposta:

Resposta correta: B.

Comentário: A principal fragilidade de mudança de requisitos está no fato de ter que retornar a fase inicial para análise de impacto em todas as fases anteriores, independente da fase em que se encontra.

 

Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

No processo incremental, o ciclo de desenvolvimento é iniciado a partir de incrementos, ou seja, partes do software. Para cada incremento a metodologia é a mesma do processo cascata, ou seja, cada atividade somente é iniciada após a predecessora finalizada e validada. Nesse contexto, qual a principal diferença entre o processo cascata e o incremental? 

Resposta Selecionada:

c. No incremental não é necessário que todos os requisitos estejam definidos.

Feedback da resposta:

Resposta correta: C.

Comentário: No processo incremental os requisitos são detalhados a cada incremento, e não na sua totalidade, como no processo cascata.

  • Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

O mecanismo de herança, também chamado de generalização-especialização, é um dos fundamentos da orientação a objetos mais importantes, principalmente por proporcionar a reutilização. É uma característica do paradigma de herança:

Resposta Selecionada:

d.  Apresentar atributos e métodos comuns a mais de uma classe.

 

Feedback da resposta:

Resposta correta: D.

Comentário: Herança é um paradigma que permite definir atributos e métodos em uma classe-mãe para que suas classes filhas tenham os mesmos elementos e mais as suas especialidades. 

  • Pergunta 5

0,25 em 0,25 pontos

O modelo espiral de desenvolvimento é diferente dos outros modelos por que a cada ciclo completo, ou cada iteração, não se produz, ou implementa, um sistema ou uma parte do sistema de software. Num ciclo, pode ter uma especificação de requisitos, por exemplo. Nesse modelo foi incluída uma preocupação, até então, não utilizada pelos outros modelos. Qual é essa preocupação?

Resposta Selecionada:

a.  Mitigação de riscos.

Feedback da resposta:

Resposta correta: A.

Comentário: O modelo espiral, ou também citado na literatura como modelo de Boehm (1988), tem como raiz o modelo incremental e como preocupação central a mitigação de riscos.

Pergunta 6

0,25 em 0,25 pontos

O paradigma da orientação a objetos é uma forma de se desenvolver um sistema de software que o enxerga como um conjunto de componentes que interagem entre si para resolver um determinado problema. O paradigma que se preocupa em deixar visível apenas o que é necessário para a comunicação entre dois objetos, por exemplo, detalhes da implementação ou a lógica algorítmica de um método, é:

Resposta Selecionada:

b. Encapsulamento.

 

Feedback da resposta:

Resposta correta: B.

Comentário: O encapsulamento é o paradigma responsável pela visibilidade de atributos e métodos de uma classe. 

  • Pergunta 7

0,25 em 0,25 pontos

O paradigma orientado a objetos produz modelos com componentes autônomos, chamados objetos, que possuem suas próprias características e informações, assim como próprios comportamentos responsáveis pela manutenção dessa informação. A divisão de responsabilidade proposta pela orientação a objetos proporciona algumas vantagens. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas vantagens:

Resposta Selecionada:

e. Facilidade de manutenção.

Feedback da resposta:

Resposta correta: E.

Comentário: São sistemas mais fáceis de alterar, pois mudanças nos requisitos não implicam necessariamente na alteração do sistema todo.

  • Pergunta 8

0,25 em 0,25 pontos

O processo de desenvolvimento de software resume-se a um conjunto de atividades executadas em uma determinada sequência. Esse conjunto de atividades, também pode ser chamado de etapas da engenharia de software ou paradigmas da engenharia de software. A etapa na qual o software é validado, frente aos requisitos especificados, é denominada:

Resposta Selecionada:

d. Validação.

 

Feedback da resposta:

Resposta correta: D.

Comentário: A etapa de validação confronta o que foi construído com as especificações definidas na fase de análise do sistema. 

  • Pergunta 9

0,25 em 0,25 pontos

Segundo os criadores da UML, um sistema de software pode ser dividido em cinco visões, sendo que, dependendo da complexidade, nem todas visões precisam ser desenvolvidas. A visão que representa o sistema de um ponto de vista externo, como ele interage com agentes externos como usuários ou outros sistemas, é chamada de:

Resposta Selecionada:

c.  Casos de uso.

 

Feedback da resposta:

Resposta correta: C.

Comentário: A visão de casos de uso representa o que o sistema deve fazer e qual sua interação com os usuários que necessitam ou obtém informações desse sistema.

  • Pergunta 10

0,25 em 0,25 pontos

Uma técnica muito utilizada com o objetivo de antecipar mudanças que possam vir a ser mais custosas no desenvolvimento de um sistema de software, muito usada na validação de requisitos, e que deve ser aplicada independente do processo de desenvolvimento utilizado é:

 

Resposta Selecionada:

e. Prototipação.

 

Feedback da resposta:

Resposta correta: E.

Comentário: A prototipação é uma técnica essencial para o levantamento e validação dos requisitos de um software e deve ser utilizada sempre, em qualquer processo de desenvolvimento.

Terça-feira, 28 de Abril de 2015 21h49min12s BRT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (754.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com