TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADA A OBJETOS

Por:   •  24/3/2020  •  Abstract  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANDERSON GABRIEL DA SILVA - D9053F-7

ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADA A OBJETOS

Profa. Dra. Alynne Oya Kitamura

Atividade Complementar Aula

Atividade referente a aula 16/03/2020

RIBEIRÃO PRETO

2020

EXERCÍCIOS:

2.2 Explique por que o desenvolvimento incremental é a abordagem mais eficaz para desenvolver sistemas de software de negócio. Por que esse modelo é menos apropriado para a engenharia de sistemas em tempo real?

R:Por que os clientes poderão assim utilizar o incremento inicial como protótipos e assim desta forma adquirir experiencia que posteriormente servirá para serem utilizados como requisitos para incrementos posteriores. Este modelo não é recomendado para sistemas de tempo real, pois sua engenharia de software precisa de requisitos claramente definidos. E isto deve ser planejado com antecedência, e não ser desenvolvido de forma incremental (com protótipos).

2.3 Considere o modelo de processo de integração e configuração exibido na figura 2.3. Explique por que é essencial repetir a atividade de engenharia de requisitos no processo?

R: É necessário por que em geral não há uma correspondência exata e os componentes que podem ser usados apenas fornece alguma funcionalidade necessária. Depois desta etapa se inicia a etapa de modificação         de requisitos. Durante este estagio os requisitos são analisados e é feita uma busca de componentes para implementar esta especificação.

2.4 Sugira por que é importante fazer uma distinção entre desenvolver os requisitos do usuário e desenvolver os requisitos do sistema no processo de engenharia de requisitos.

R:

EXERCÍCIOS:

2.4 Sugira por que é importante fazer uma distinção entre desenvolver os requisitos do usuário e desenvolver os requisitos do sistema no processo de engenharia de requisitos.

R: Pois Requisitos de usuário são declarações em linguagem do dia a dia e diagramas contendo as funcionalidades e as restrições sob as quais o sistema deve funcionar, já a especificação de projeto de software é uma descrição abstrata do projeto de software na qual se acrescenta mais detalhes aos requisitos do sistema.

2.5 Usando um exemplo, explique por que as atividades de projeto de arquitetura, banco de dados, interface e componentes são interdependentes.

R: Pois a cada etapa finalizada necessita de outra, em um sistema cada etapa depende da outra, projeto de arquitetura onde é identificados a estrutura global do sistema e os componentes principais, banco de dados é definido a estrutura de dados do sistema, projeto de interface é onde define as interfaces entre os componentes do sistema e os componentes onde se faz a busca por componentes reusáveis. Por exemplo:

Na imagem mostra os projetos e eles são todos ligados, pois se faltar algum deles o sistema será incompleto, pois um depende de todos e todos depende de um.

2.6 Explique por que o teste de software deve sempre ser uma atividade incremental, em etapas. Os programadores são as melhores pessoas para testar os programas que desenvolveram?

R: Pois é intercaladas as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Quem desenvolve não deve testar, pois a pessoa está condicionada a testar determinadas funcionalidades que ele desenvolveu e não consegue ver erros que a aplicação apresenta. O correto é ter uma equipe de testes que está ali para testar todas as funcionalidades do programa e se atentar a pequenos detalhes.

2.7 Explique por que a mudança é inevitável nos sistemas complexos e cite exemplos de atividades de processo de software (além da prototipação e entrega incremental) que podem ajudar a prever as possíveis mudanças e tornar o software que está sendo desenvolvido mais tolerante as mudança.

R: As mudanças de software são inevitáveis em sistemas complexos uma vez que sempre novos requisitos surgem quando o software é utilizado, além disso, podem acontecer mudanças a longo, curto e médio prazo no ambiente de negócios. Quanto mais complexo o sistema, maiores as chances de erros e por isso, eles precisam ser reparados. O surgimento de novos equipamentos, além da necessidade de maior confiabilidade deve ser sempre prevista.

As atividades que podem ajudar a prever essas mudanças são:

Manutenção de software: são realizadas mudanças, mas a estrutura fundamental do software permanece estável

Transformação de arquitetura: arquitetura centralizada para uma arquitetura cliente-servidor

Reengenharia de software

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com