TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agilidade na Priorização de Demandas

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1)

O conceito de ITIL pode ser definido como uma espécie de guia, norte, e orientação que serve para gerar uma melhor gestão de todos os serviços de TI contando com processos, métodos e templates complementares dentro de uma empresa somando para um bom gerenciamento interno. ITIL não deve ser considerado como uma regra ou algo com efeito prescritivo, mas sim como uma direção que deve ser estudada para caso interno.

Questão 2)

⦁ Clareza e agilidade na priorização de demandas

A priorização correta de todos os tipos de demandas dentro de uma empresa resulta numa maior agilidade em todos os aspectos visto que pode-se definir o que é urgente dentro da empresa e o que pode ser resolvido em outro momento.

⦁ Redução no número de incidentes

Protocolos e boas práticas de prevenção contra incidentes são altamente implementadas dentro do ITIL, resultando em uma diminuição de interrupções nos serviços de TI.

⦁ Redução de custos e riscos da TI

O bom gerenciamento dos recursos de TI gera uma diminuição nos gastos da empresa visto que não serão desperdiçados recursos levianamente.

⦁ Alinhamento da TI com a estratégia do negócio

As necessidades do negócio são mais bem avaliadas colocando-as à frente de tudo para serem analisados primeiro.

⦁ SLAs negociados

Os Acordos de Nível de Serviço (SLAs) passam a existir e ser dimensionados conforme a necessidade dos setores, deixando claro os benefícios dos serviços de TI.

⦁ Processos de negócio consistentes e previsíveis

O ITIL busca a padronização dos processos, ou seja todos exercem suas funções de forma consistente e contínua conhecendo todas as áreas.

⦁ Eficiência na entrega do serviço

A eficiência e a padronização são constantemente buscadas com ITIL, mantendo os esforços na verdadeira necessidade do negócio.

⦁ Serviços e processos mensuráveis

ITIL possibilita que os processos sejam passíveis de monitoramento, proporcionando a avaliação de indicadores de TI e, consequentemente, a realização de intervenções para melhorias.

⦁ Otimização da experiência do cliente

A área de TI passa a evidenciar uma maior qualidade em seus serviços, o que também contribui para a melhor percepção dos trabalhos pelo cliente.

⦁ Linguagem comum

A adoção de um mesmo padrão de excelência facilita a interação dos envolvidos, uma vez que todos estão norteados pelo mesmo conceito.

Questão 3)

O gráfico abaixo representa na forma de um fluxograma organizacional o ciclo no qual está inserido o guia ITIL dentro da empresa. A melhoria contínua de serviço que ele oferece englobando operações, desenhos e transições de serviços, tudo se alinhando e sempre se renovando juntamente com a estratégia do negócio proporcionando uma melhor gestão de todos os serviços de TI.

Questão 4)

O gráfico abaixo representa como o conceito de ITIL está intimamente ligado com o método PDCA na qual todas as etapas são representadas e implementadas no programa de melhoria contínua. A estratégia do serviço na qual a avaliação, geração e a execução da estratégia são avaliadas e criadas. O desenho do serviço no qual a coordenação e as diversas formas do gerenciamento do mesmo são mostradas. A última etapa antes da operação, a Transição do serviço que possui, por exemplo, o planejamento e o suporte da transição, a avaliação de mudanças incluindo a validação e teste de serviço. A etapa seguinte, operação de serviço, é atribuída o processo de melhoria de 7 etapas.

Questão 5)

O conceito de COBIT, ou Control Objectives for Information and related Technology, pode ser definido como uma espécie de framework, uma biblioteca na qual estão inseridos anos de experiências e boas práticas de TI que os mais diversos profissionais consultam e utilizam em suas empresas mundialmente. O COBIT é mantido pela ISACA, uma associação global de profissionais de auditoria e controle em sistemas de informação.

Questão 6)

O ciclo define o meio em que o framework COBIT está inserido. Os requisitos de negócio são definidos por meio de informações organizacionais gerando assim investimentos para os recursos de TI sendo estes utilizados pelos processos de TI que tem por objetivo entregar as informações organizacionais que irão corresponder aos, fechando assim o clico COBIT, requisitos do negócio.

Questão 7)

Alinhamento Estratégico

Para ser eficaz em permitir e apoiar a execução das operações para alcançar objetivos, a estratégia de negócios deve impulsionar a estratégia de TI. Sendo assim, a estratégia de negócios e de TI estão intrinsecamente ligadas. A eficiência, eficácia e crescimento da organização dependem do alinhamento adequado das duas. Alguns dos métodos mais eficazes para alcançar esse alinhamento são a implementação adequada de uma metodologia de arquitetura corporativa e gerenciamento de portfólio.

Entrega de valor

Uma estrutura de governança de TI articula os direitos de decisão com relação aos investimentos em TI, para garantir que eles entreguem o máximo valor comercial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (551.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com