TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Usabilidade

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

Análise de Usabilidade

Case de Má Usabilidade

Jogo em Análise: Plant vs Undead

Introdução: Esse jogo foi escolhido para análise pelo fato de ter sido um dos jogos NFTs de maior sucesso em todo o mundo, foi uma febre no ano passado. Partindo do princípio de que o usuário conheça e entenda o mundo cripto, o jogo já começa com um site que peca em vários aspectos da usabilidade e só piora até o usuário conseguir ir para o jogo de fato. Assim como a maioria dos jogos NFTs para um usuário novo entender como jogar, ou até mesmo como navegar no site do jogo ele necessita de um longo tempo de aprendizado.

Primeiras impressões: O site inicial não tem um indicativo sobre a versão online, no tamanho padrão de resolução de um monitor 1280x720 [bem comum] o layout se sobrepõe e esconde atributos do site. Não existe um indicador de referência para acessar o jogo.

[pic 1]

Assumindo que a pessoa conseguiu entrar no site, a tela do jogo não é familiar nem agradável, usa símbolos que não são muito relacionados com as suas verdadeiras funções dentro do jogo, os únicos ícones funcionais são os do regador e do corvo chorando logo abaixo no lado direito, é intuitivo saber que o regador é para molhar as plantas e que o corvo chorando é para espantar os corvos.

[pic 2]

O jogo é dividido por estações, cada estação podem plantar somente as plantas da estação, ao clicar no botão para efetuar um plantio não tem nenhuma informação sobre a estação, fazendo o jogador ter que voltar a tela inicial, que demora um pouco para carregar devido a animações desnecessárias, mais um caso que demonstra o assunto tratado no artigo sobre “Working Memory”.

Conclusão: O jogo peca na usabilidade em vários quesitos, possui uma tela super poluída com inúmeras opções que não remetem ao propósito e nem a jogos parecidos, requer uma memória muito grande do usuário para lembrar de detalhes, senão tem que ficar voltando etapas toda hora.

Caso de boa usabilidade:

Jogo em Análise: Super Mario World

Introdução:

Um jogo lançado faz mais de 3 décadas, ele foi um jogo referência por muitos anos por sua fácil jogabilidade e menus intuitivos em que desde uma criança até um adulto saberia o que fazer mesmo que nunca tenha tido contato com ele.

Menu principal:

[pic 3]

O menu principal inclusive contém um vídeo em que é mostrado como a jogabilidade funciona, nele o jogador poderia realizar diversos movimentos para passar as fases do jogo e também apresenta ao jogador a mecânica do jogo de andar para a direita que é padrão em basicamente todos os jogos 2d da época.

Além disso, tem as opções de jogo single ou multiplayer na tela de forma simples de entender, sendo representados respectivamente pelas opções 1 ou 2 “PLAYER GAME”.

Jogabilidade:

        Dentro da parte de jogabilidade, o jogo funciona com mecânicas básicas de movimentação em que o jogador usa o controle para andar para os lados e pular entre as plataformas do cenário, temos também um combate contra os inimigos onde o jogador pode arremessar casco e bolas de fogo para combatê-los. Antes de entrar nas fases, temos acesso a uma mapa onde escolhemos a fase desejada e andamos com mario atráves do mundo dele, isso é bem fácil de usar e intuitivo para o usuário leigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (2.6 Mb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com