TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria e Segurança da Informação

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Sseminário 9 Danillo Rios

A auditoria envolve a avaliação dos processos de governança pois tem como atividades principais a gestão de riscos e controle, avaliação das principais atividades, processos e produtos da organização, especialmente aqueles considerados vitais para atingir os objetivos estratégicos da organização. Por isso, proporciona segurança para os Stakeholders na condução dos negócios da empresa

A auditoria de sistemas tem relação à avaliação dos sistemas de informação e dos recursos tecnológicos que englobam o processo de geração, guarda e disponibilização da informação. Utilizam os recursos de informática para auditar o próprio computador e também visam automatizar todos os processos de auditoria. Tem como principais funções promover a adequação, revisão, avaliação e recomendações para o aprimoramento dos controles internos dos sistemas de informação da empresa. Esses softwares nos auxiliam na detecção de discrepâncias e desvios nos sistemas para a resolução desses casos.

Devido ao grande número de ferramentas (softwares) de auditoria de sistemas existentes no mercado acabam deixando o auditor indeciso sobre qual delas utilizar, esse resumo apresenta as principais ferramentas de auditoria de sistemas disponíveis no mercado, suas características, vantagens e desvantagens.

Ferramentas de auditoria

As ferramentas de auditoria podem ser classificadas em generalistas, especializadas e de utilidade geral. As ferramentas de auditoria utilizadas são instrumentos utilizados para atingir metas, definidas no planejamento de auditoria, independente do tipo de auditoria praticada (Interna ou Externa).

Ferramentas generalistas

As ferramentas classificadas como generalistas são os softwares que possuem a competência de analisar, processar e simular amostras, apontar possíveis duplicidades, gerar dados estatísticos, entre outras funções que o auditor possa desejar. Os softwares generalistas podem ser utilizados para examinar arquivos, selecionar registros e criar relatórios especificados pelo auditor. (GRAMLING, 2012)

As vantagens ? O software pode processar diversos arquivos ao mesmo tempo; ? Pode processar vários tipos de arquivos em vários formatos; ? Permite integração sistêmica com vários tipos de softwares e hardwares; ? Reduz a dependência do auditor em relação ao especialista de informática.

As desvantagens ? Como o processamento das aplicações envolve gravação de dados em separado para serem analisados em ambientes distintos, poucas aplicações poderiam ser feitas em ambiente online; ? Se o auditor precisar rodar cálculos complexos, o software não poderá dar esse apoio, pois tal sistema, para dar assistência generalista a todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com