TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação Residencial Está Cada Dia Facilitando Mais a Vida dos Moradores

Por:   •  6/11/2016  •  Monografia  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1- Introdução ______________________________Pagina 4 à 5

2- Problema________________________________Pagina 6

3- Objetivo ________________________________Pagina 7

3.1 Objetivo Geral ou Primário

3.2 Objetivo Secundário

4- Justificativa______________________________Pagina 8

Capitulo 01_________________________________Pagina 9 à 10

1.1 Fundação Teorica

Capitulo 02_________________________________Pagina 11 à 12

2.1 Elaborando o software de automação

2.2 Hardwares que serão utilizados

Capitulo 03_________________________________Pagina 13

3.1 Testes em laboratório

5- Metodologia ______________________________Pagina 14

6- Cronograma ______________________________Pagina 15

7- Figuras___________________________________Pagina 16 á 18

8- Referências _______________________________Pagina 19

9- Anexos___________________________________Pagina 20

1- INTRODUÇÃO

A Automação Residencial está cada dia facilitando mais a vida dos moradores, com a chegada de novidades na área de tecnologia, já é possível levar esta facilidade e conforto para muitas pessoas a adequarem suas casas com automação. Em uma forma de conceito que deve-se evoluir, a Domótica Inteligente é uma forma de trazer conforto, segurança e gerenciamento de qualquer habitação seja ela de pequeno ou médio porte, esse conceito de automação está se consolidando no mercado devido hoje o custeio para a implantação estar bem mais acessível.

O termo “Domótica” é a junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica”, vem sendo bastante utilizada atualmente, sejam pelos aspectos de segurança, ou mesmo de conforto. A Domótica pode ser focada em duas arquiteturas diferentes, “ABA ¬ Arquitetura Baseada em Automação”, onde o usuário se adapta a automação implantada e a “ABC – Automação Baseada em Comportamento” onde os sistemas de automação devem se adaptar e aprender com os usuários (Vitor Lins e Waldson Moura 2010). Essa a tecnologia é responsável pela gestão de todos os recursos habitacional, e que permitem automatizar todas as tarefas de uma habitação e com isso proporcionar mais conforto, segurança, e gerencia de consumo de energia entre outros benefícios.

Segundo Takiuchi, Melo e Tonidandel a Domótica Inteligente deve, por sua vez, analisar os dados obtidos pelos sensores de modo a adaptar suas regras de automação ao comportamento dos habitantes. Isto se faz necessário, pois o comportamento dos seres humanos muda ao longo do tempo, bem como cada indivíduo possui sua própria preferência, umas gostam de temperaturas mais quentes do que outras, ou mesmo outras gostam de luminosidade menor do que outras.

A nossa solução contempla em elaborar um sistema aonde o usuário tenha um acesso web e com isso fazer o controle da sua residência, empresa ou prédio, via internet acessando um web site, aonde terá todos os dispositivos previamente cadastrados para que assim possa ter o controle de cada um deles de forma individual.

O nome do nosso produto será Autothings aonde o Auto é de Automação e things é coisas, ou seja, automatização das coisas que seria o conceito de IOT. Os equipamentos que iremos utilizar para fazer esse projeto é uma placa Arduino Uno, um modulo Ethernet, um Modulo Rele Serial onde eles estarão conectados à internet via cabo de rede, e para isso temos que ter uma conexão de internet estável “Vivo, GVT, NET”, e no meio um roteador ou um Switch para compartilhar a internet para o Arduino e para outros dispositivos utilizados no local, basicamente a estrutura do projeto ficará igual ao desenho abaixo:

2- PROBLEMA

Será que vale o investimento de uma automação residencial?

Atualmente, a maioria de nós tem um estilo de vida onde estamos sempre ocupados, e há tanta coisa que devemos realizar em um dia (AURESIDE, 2016).

Já parou pra pensar na possibilidade da sua residência, empresa ou qualquer outro tipo de habitação ter um sistema aonde você pudesse controlar algumas ações ou automatizar qualquer processo sem sair do lugar bastando ter internet? Sim, isso é possível, hoje com o forte crescimento dos smartphones isso ficou muito mais fácil de ser realizado através de sistemas que integram sua residência com seu telefone.

Um estudo recente mostrou resultados que sugerem que poderíamos obter uma grande diferença ambiental se envolvido com casas inteligentes; uma redução no nosso uso de energia em 10 - 30% com termostatos atuantes e controles de iluminação inteligente, etc. Imagine se todo mundo participasse desta ação? Poderia ser bastante revolucionária (AURESIDE, 2016).

3- OBJETIVOS

3.1- OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Elaborar um produto que se enquadre em qualquer cenário de Domótica seja ela voltado para residência, empresas ou qualquer outra forma de habitação para que seja um produto flexível e de fácil adaptação para qualquer usuário.

O conceito de Domótica conforme já citado tem essa função de dar o conforto e comodidade aos usuários que terão total controle do ambiente em qualquer lugar bastando estar conectado à internet.

Porém para que o produto seja útil, os usuários têm que ver o produto como um item que trará para ele benefícios ou seja, fazer com que o investimento feito para adquirir o produto se pague com todas as funcionalidades que eles terão.

Por isso que o maior objetivo é fazer com que o sistema se enquadre e seja de fácil acesso para todas as classes sociais, e para isso o custo e benefício que estamos empregando com certeza irá atender qualquer público, pois se trata de um produto barato de fácil instalação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com