TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Business Inteligente

Por:   •  17/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

BUSINESS INTELLIGENCE

Muito se fala sobre os efeitos de ausência de uma boa gestão de dados, ou pelo menos, sobre os efeitos negativo que a ausência da mesma. A pouca produtividade, maus processos e práticas não adequadas são recorrentemente citadas quando se diz sobre a temática de gestão de dados. Contudo, há inúmeras vantagens em se ter uma boa gestão de dados, e principalmente, quando acompanhada por uma business intelligence (B.I.), os efeitos positivos são ainda maiores.

B.I., embora muito falada e estudada pelas pessoas com boas práticas de emprego no dia-a-dia, é ainda pouco estudada. Sobre B.I., o intelectual Barbieri (2001) afirma: “Não se sabe o que se sabe e não se sabe o que não se sabe”. O termo foi usado, e portanto, forjado, pela primeira vez pela Gartner Group, empresa de consultadoria presente em diversos lugares pelo mundo. O termo é definido pelo empresa da seguinte forma:

“Inteligência de negócios (BI) é um termo abrangente que inclui aplicativos, infraestrutura e ferramentas e práticas recomendadas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho.” (GROUP, 2019).

Ainda segundo o Gartner Group, está relacionado ao processo de obtenção, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações e possui com o objetivo de suporte à gestão de negócios. BI é um termo genérico que inclui as aplicações, infraestrutura e as ferramentas e melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho (GARTNER GROUP, 2011).

É importante salientar que B.I. não diz apenas aos aspectos empresariais, mas quando se pensa neste tipo de análise, deve se levar em conta o bem estar dos trabalhadores, que podem aumentar sua produtividade, com uma boa estratégia de B.I.. Esse tipo de análise se utiliza de métodos como, relatórios, gráficos e indicadores, coletados dentro da própria empresa.

Esse tipo de análise foi aplicada, com sucesso, no Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS foi promulgado no ano de 1988, conjunto da Constituição da República Federativa do Brasil. Desde então, os processos da tecnologia da informação foram administrados pelo departamento de informática, o DataSUS. O DataSUS tomou medidas de bem estar, tanto para funcionários, quanto para pacientes, incrementado em seus cenários de trabalho, obras de arte e plantas (método comprovado em estudo, de que a arte tem potencial de diminuir a capacidade cerebral de assimilar dor).

O B.I. na esfera pública também contribui para a possibilidade a produção e a veiculação das informações armazenadas em diversos sistemas. Segundo o Caderno de Informações de Saúde [DATASUS: 2004], “é essencial para a gestão da saúde o conhecimento, com qualidade e rapidez, da situação de saúde. Esta informação, se de fácil acesso e disponível com qualidade, torna-se grande auxílio para a tomada de decisão em qualquer área de atuação, como planejamento estratégico, setorial, controle e avaliação, auditoria, investigação epidemiológica, etc.”

No cenário “situação-problema” das atividades anteriores, o da Kronos Estamparias, há a presença de um Gerente e Diretor especializados em Gestão Empresarial que possuem um plano não intenso de B.I., com foco simples em publicidade, propaganda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com