TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Por:   •  5/6/2017  •  Monografia  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Sistemas de Informação 1º /2016

leitura e produção de texto

LEONARDO SILVA REIS

Diamantina, 11 de Agosto de 2016.

LEONARDO SILVA REIS

referencial teórico

Trabalho apresentado como atividade avaliativa da disciplina Leitura e Produção de Texto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK, Diamantina (UFVJM), aplicada pelo docente André Luiz Covre.

Diamantina, 11 de Agosto de 2016.

COMPUTAÇÃO EM NUVEM

⦁ INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da sociedade humana moderna, novos serviços estão sendo desenvolvidos. Recentemente, um novo serviço foi apresentado. No contexto da informática significou uma mudança inovadora. Estamos falando da Computação em Nuvem ou Cloud Computing.

A computação em nuvem consiste em uma tecnologia totalmente online que proporciona serviços de Tecnologia de Informação (TI) sob demanda com o pagamento baseado em uso.

Com isso o cliente consegue mover seus dados e programas para nuvem, podendo acessar em qualquer lugar e a qualquer hora precisando apenas estar conectado a internet.

“Computação em nuvem pretende ser global e prover serviços para as massas que vão desde o usuário final que hospeda seus documentos pessoais na Internet até empresas que terceirizam toda infraestrutura de TI para outras empresas”. (Souza et al. 2010).

⦁ COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Hoje, computação em nuvem vem se tornando uma das palavras chaves no mundo do TI. Sua infraestrutura é a chave do seu alto rendimento e distribuição a baixo custo, geralmente composta por milhares de máquinas físicas de pequeno preço, contendo em todas as máquinas o mesmo software, mas podendo ter configurações de hardware diferentes.

A Amazon teve um papel muito importante para a popularização da computação em nuvem, com o lançamento do Amazon Web Service em 2006, um software que consistia no compartilhamento de informações como músicas, filmes e programas.

A nuvem afeta cada vez mais o modelo de licenciamento de software, pois cada vez faz menos sentido comprar um programa para cada máquina.

⦁ TECNOLOGIAS

A computação em nuvem engloba uma grande quantidade de conceitos e tecnologias, grandes empresas como o Google, Amazon e Microsoft investem bilhões de dólares para desenvolvimento e melhoramento da sua infraestrutura na nuvem.

Alguns exemplos de tecnologias são:

Amazon Web Services:

”O Amazon AWS é um ambiente de computação em nuvem com características de escalabilidade, disponibilidade, elasticidade e desempenho para aplicações executadas neste ambiente.” (MACHADO & MOREIRA, 2010, p. 14).

Microsoft Azure:

“Esta plataforma pode ser usada por aplicações em execução em nuvem ou fora desta. A plataforma Azure é formada pelo sistema operacional Windows Azure.” (MACHADO & MOREIRA, 2010, p. 17).

Google App Engine

“Esta plataforma fornece um conjunto de APIs e um modelo de aplicação que permite aos desenvolvedores utilizarem serviços adicionais fornecidos pelo Google, como o e-mail, armazenamento, entre outros.” (MACHADO & MOREIRA, 2010, p. 18).

⦁ MODELOS DE SERVIÇOS

O ambiente de computação em nuvem é composto por três modelos de serviços, são eles: (SaaS) Software como um Serviço , (PaaS) Plataforma como um Serviço e (IaaS) Infraestrutura como um Serviço.

Ao invés de se falar em diferentes funcionalidades providas, é melhor pensar em diferentes camadas, porque infraestrutura, plataforma e software logicamente construídos e subsequentemente interligados dão um caráter mais arquitetural e de integração entre os níveis (MARTINS. 2010).

SaaS

SaaS é software de um provedor que é possuído, entregável e gerenciável por este de forma remota e negociado de forma pay-per-use. SaaS é a camada mais visível em cloud computing para usuários finais, porque são as aplicações de software que são acessadas e usadas (MARTINS, 2010, p.721).

PaaS

A PaaS oferece uma infraestrutura de alto nível de integração para implementar e testar aplicações na nuvem. O usuário não administra ou controla a infraestrutura subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais ou armazenamento, mas tem controle sobre as aplicações implantadas e, possivelmente, as configurações das aplicações hospedadas nesta infraestrutura (SOUZA, 2010, p.6).

IaaS

O IaaS é a parte responsável por prover toda a infraestrutura necessária para a PaaS e o SaaS. O principal objetivo do IaaS é tornar mais fácil e acessível o fornecimento de recursos, tais como servidores, rede, armazenamento e outros recursos de computação fundamentais para construir um ambiente sob demanda, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos.(MARTINS, 2010, p.719).

⦁ APLICAÇÕES

Com o desenvolvimento da computação em nuvem as possibilidades de utilizar de computadores menos potentes para realizar tarefas mais “pesadas”, como o Photoshop da Abobe, que agora na versão Web se tornou acessivo para a maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (576 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com