TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.630 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

MANTENEDORA UNIDEZ

FACULDADE DE TECNOLOGIA PORTO SUL

COMÉRCIO EXTERIOR  

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

COMPUTAÇÃO EM NUVEM

 

PRAIA GRANDE

Agosto/2015

Angélica Tiemi Fukugaiti Konischi  4° Semestre

Bárbara Soares da Silva de Oliveira  4° Semestre

Gabriela Fernandes Ferreira  3° Semestre

Graziela de Almeida Rocha  3° Semestre

Patrícia Gomes da Cruz  4° Semestre

Simone Elcione Spósito  4° Semestre

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Tecnologia da Informação do curso de Comércio Exterior, turno noite, da Universidade Faculdade de Tecnologia Porto Sul - UNIDEZ ministrado pelo professor Jônatas Cerqueira Dias.

PRAIA GRANDE

Agosto/2015

Introdução

A computação na nuvem ou Cloud Computing é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso ter um terminal conectado à “nuvem”. A palavra nuvem sugere uma idéia de ambiente desconhecido, o qual podemos ver somente seu início e fim. Por este motivo esta foi muito bem empregada na nomenclatura deste novo modelo, onde toda a infra-estrutura e recursos computacionais ficam escondidos, tendo o usuário o acesso apenas a uma interface padrão através da qual é disponibilizado todo o conjunto de variadas aplicações e serviços.

A nuvem é representada pela internet, isto é, a infra-estrutura de comunicação composta por um conjunto de hardwares, softwares, interfaces, redes de telecomunicação, dispositivos de controle e de armazenamento que permitem a entrega da computação como serviço.

Para tornar este modelo possível, é necessário reunir todas as aplicações e dados dos usuários em grandes centros de armazenamento, conhecidos como data centers. Uma vez reunidos, a infra-estrutura e as aplicações dos usuários são distribuídos na forma de serviços disponibilizados por meio da internet. Outro ponto importante para o entendimento deste modelo de computação refere-se aos participantes da nuvem. Estes podem ser divididos em três grandes grupos: Provedor de serviço, Desenvolvedor e Usuário. O provedor é responsável pela tarefa de disponibilizar, gerenciar e monitorar toda a infra-estrutura da nuvem, garantindo o nível do serviço e a segurança adequada de dados e aplicações. Já o desenvolvedor deve ser capaz de prover serviços para o usuário final, a partir da infra-estrutura disponibilizada pelo provedor de serviço. Enquanto o usuário final é o consumidor que irá utilizar os recursos oferecidos pela nuvem computacional.

Enfim, a computação na nuvem representa um novo modelo de serviço capaz de fornecer todo o tipo de processamento, infraestrutura e armazenamento de dados através da internet (tanto como componentes separados ou uma plataforma completa) baseado na necessidade do usuário.

1. Vantagens e desvantagens da computação em nuvens

Internet 


A computação em nuvem irá aumentar a liquidez, pois qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo, você pode acessar seus arquivos.
Para as empresas, isso significa que os funcionários podem trabalhar em casa ou em viagem, sem ter que carregar papel. Isso melhora a produtividade e permite a troca mais rápida de informações. Os funcionários também podem trabalhar no mesmo arquivo sem ter que ir para o mesmo lugar.

Mais  Armazenamento


No passado, a limitada memória é discutido por um dispositivo específico. Se você correr para fora da memória, você precisará de drives USB para fazer backup de seu aparelho atual. Computação nas Nuvens oferece um alto nível de armazenamento, de modo que você não tem que se preocupar, você ficar sem espaço no seu disco rígido.

Easy Set-Up


Você pode configurar um serviço de computação em nuvem, em questão de minutos. Ajuste as suas configurações pessoais, se você optar por inserir uma senha no dispositivo conectado à rede ou para selecionar, é igualmente simples. Depois disso, você pode começar a usar os recursos, software, informação ou há um problema.

 Atualizações Automáticas


Provedores de computação em nuvem é responsável por assegurar que há uma atualização disponível, você só precisa baixá-los. Isso pode lhe poupar tempo, e você não precisa ser um especialista para atualizar seu equipamento; provedor de computação em nuvem irá notificá-lo automaticamente, e dar-lhe orientação.

Redução Custo


A computação em nuvem é muitas vezes mais barato. O software on-line já está instalado, de modo que você não precisa instalá-lo sozinho. Inúmeras aplicações de computação em nuvem Grátis, como Dropbox, capacidade de aumento de armazenamento e memória acessível. Se você precisa pagar por um serviço de computação em nuvem, é o aumento pago por mês ou por ano. Ao escolher um plano com nenhum contrato, você pode terminar o seu uso do serviço, então você só precisa pagar para o serviço quando você precisar deles.

1.1 Desvantagens

Security


Ao usar um serviço de computação em nuvem, você tem basicamente os seus dados a terceiros. A entidade, bem como a partir de utilizadores por todo o mundo, em que o acesso de um servidor pode causar problemas de segurança. Empresas que lidam com dados confidenciais pode ser particularmente preocupado com o uso da computação em nuvem, os dados podem também ser usados
​​por vírus e outras ameaças de software malicioso. Em outras palavras, o Google Cloud Connect Server está equipado com um filtro de spam personalizável, criptografia de mensagens e SSL impor acesso HTTPS seguro, entre outras medidas de segurança.


Privacy ( Privacidade )


A computação em nuvem vem com um usuário não autorizado pode ter acesso às suas informações em risco. Para evitar que isso aconteça, os serviços de computação em nuvem fornece proteção por senha e tecnologia de criptografia de dados é executado em um servidor seguro.

Perda de Controlo


Entidades controladas por usuários de computação em nuvem. Isso inclui não apenas o quanto você tem que pagar para usar o serviço, que informação é necessária, você pode armazenar, onde você pode acessá-lo, e muitos outros fatores. Você confia nas atualizações de revendedores e backups. Se, por algum motivo, o servidor pára de correr, correr o risco de perder todas as informações.

Confiança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (807.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com