TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência do Ambiente

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADES DE CA NO PERÍODO 16/03 A 28/03/2020

Olá pessoal:

Abaixo estão os questionários referentes às aulas que seriam dadas nesse período de suspensão. (Noções de Ecologia: Ecossistemas, Populações, Comunidades ecológicas...).

Estes questionários poderão ser respondidos em equipes de no máximo 5 (cinco) alunos ou individualmente. E as pesquisas poderão ser feitas em livros de ecologia disponíveis na Biblioteca da Universidade, livros de ensino médio, e nos slides das aulas que serão disponibilizadas no Google drive.

O mínimo aceitável de respostas será de 70%.

Os questionários (respondidos) deverão ser enviados para este e-mail que vocês estão recebendo ( jedyng@gmail.com )conforme o cronograma abaixo:

Questionário A até 22/03/20

Questionário B até 29/03/20

QUESTIONÁRIO A - Atividades de CA referentes às aulas de 16/03 a 20/03/2020

1.

1. Qual é o campo de estudo da ecologia?

A Ecologia é uma parte da Biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o ambiente onde vivem. Sendo assim, essa ciência preocupa-se com todos os fatores que afetam um organismo, sejam eles químicos, físicos ou biológicos. Como o próprio nome indica, a Ecologia faz o estudo da “casa” de cada organismo.

Qual a diferença entre ecólogo e ambientalista?

O ambientalista prefere os bichos ao ser humano. Já o ecologista baseia-se na Ciência e no bom senso ao determinar suas práticas, ao contrário do ambientalista, que utiliza o “consenso”, que não tem nada de científico, mas, político, para determinar suas ações.

O ecologista cuida do meio ambiente, preservando a Natureza da melhor maneira possível, mas de forma a privilegiar, sempre, o ser humano e o seu desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que cria condições para que continue havendo um crescimento técnico-científico.

Já o ambientalista acaba fazendo com que a humanidade se mantenha numa estagnação técnico- científica, impossível de sustentar nos dias de hoje, o que causa mais danos do que benefícios ao ser humano.

2. Defina hábitat e nicho ecológico. Cite exemplos.

O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Exemplos: O habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã. O mangue é o habitat de algumas espécies de caranguejos. Neste local eles encontram alimentação, proteção contra os predadores e oxigenação ideal para a sobrevivência.

Nicho ecológico, é o modo de vida desse ser, suas relações ecológicas, seu modo de reprodução, do que ele se alimenta, quem são seus predadores naturais, entre outras características. Sendo assim, podemos dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive. Por exemplo: O leão vive nas savanas africanas e é um animal predador que alimenta-se de zebra, antílope ou búfalo. Os leões competem com animais como as hienas, os guepardos e os cachorros-selvagens.

Na época do acasalamento, o macho dominante procura uma fêmea e se reproduz transmitindo suas características aos descendentes. Algumas leoas cuidam de seus filhotes e de outros, enquanto outras vão à caça. O leão precisa proteger o seu bando de outros grupos de leões. Já, a onça pintada vive nas Florestas da América do Norte, Central e Sul e tem hábito noturno. É um animal carnívoro e alimenta-se de veados, capivaras, macacos, antas, tatus, tamanduás, jacarés, cobras, peixes, porco-selvagem e diversas aves. São animais territorialistas, demarcando seu território com urina, excrementos e marcas de garras, sobretudo, nas árvores. Os machos encontram as fêmeas pelo odor e pelas vocalizações que realizam durante a época de acasalamento.

E por fim, o último exemplo é do lobo-guará que vive no cerrado brasileiro, é um animal onívoro, pois sua alimentação é baseada em animais e frutos. É um animal solitário. Suas orelhas cumpridas, somada ao excelente olfato e audição, ajudam a localizar as presas.

3. O que é resistência ambiental? Enumere alguns fatores de resistência ambiental para o homem.

A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento. Alguns desses fatores é o espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.

1. Conceitue biosfera e ecosfera, com noções sobre sua amplitude e idade.

Biosfera: é a região do planeta que contém todo o conjunto dos seres vivos e na qual é permanentemente possível a vida, ela capaz de satisfazer às necessidades básicas dos seres vivos, de forma permanente. Ela tem 1,1 bilhões de anos, e se estende por aproximadamente 7 km, acima da superfície da terra, desde o topo das altas montanhas, até 6 km, abaixo da superfície dos oceanos, e abrange diversos ecossistema.

Ecosfera: O termo ecosfera designa um conjunto de esferas da Terra, um ecossistema que consiste da atmosfera, a geosfera (litosfera), a hidrosfera, e a biosfera tomadas em conjunto, com características distintas. Tem idade aproximada de 3,6 bilhões de anos, sua amplitude é de aproximadamente 13 km.

2. Comente sobre a importância da presença da luz, do calor e da água como elementos indispensáveis à vida na biosfera.

Para satisfazer as necessidades dos seres vivos, é necessário a presença de água, luz, calor. Estes fazem a manutenção da vida como manter a temperatura, permitir a fotossíntese, o clima, e outras inúmeras importâncias

3. Explique porque do ponto de vista energético a biosfera ou ecosfera é um sistema aberto.

Todos os processos energéticos da biosfera obedecem as duas leis da termodinâmicas: a energia do universo é constante, não pode ser criada nem destruída, só transformada, a entropia do universo tende ao máximo. As duas leis podem ser observadas no fluxo contínuo e num único sentido da energia solar da biosfera. A energia luminosa é captada pelas plantas e transformada em energia química ou absorvida pela água, ar e solo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com