TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação de Sistemas

Por:   •  18/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas Operacionais e suas características

Aluno: Eduardo José Viani

Sistemas Monolíticos: Nesse sistema operacional toda a execução dele é feita em modo núcleo, sua escrita é como uma coleção de rotinas ligadas a um único programa binário. Quando uma chama de sistema é feita há uma rotina de serviço que se encarrega dela.

Vantagens: A forte integração dos componentes internos permite que detalhes de baixo nível de hardware sejam efetivamente explorados, proporcionando bom desempenho, ou seja pelo seu funcionamento simples não requer hardwares de alto nível.

Desvantagens: O sistema pode parar em função de um erro, também a dificuldade em executar alterações no próprio núcleo.

Sistemas de camadas: É um sistema operacional montado sobre uma hierarquia de camadas. O mesmo possuía 6 camadas, sendo elas: “0” alocação do processador e multiprogramação, “1” memória e gerenciamento de tambor (forma de armazenagem), “2” comunicação operador-processo, ”3” gerenciamento E/S e armazenamento temporário dos fluxos de informações, “4”  programas de usuário e “5” operador do sistema.

Vantagens: Maior segurança e estabilidade na manutenção do sistema e a possibilidade de substituição camadas.

Desvantagens: O empilhamento de várias camas de software faz com que cada pedido de uma aplicação demore mais tempo para chegar até o dispositivo periférico ou recurso a ser acessado, prejudicando desempenho do sistema.

Micronúcleo: Nesse sistema operacional quase todas as funções são feitas fora do núcleo, com isso todos erros que possivelmente derrubariam sistema, nesse formato de SO agora irão causar apenas uma falha naquele módulo específico, isso faz com que esse sistema seja mais confiável.

Vantagens: A principal vantagem é diminuir ao máximo a quantidade de erros no micronúcleo, e se caso exista alguns erros nos módulos, mesmo assim o sistema operacional continua em execução. 

Desvantagens: há uma certa vulnerabilidade já que muitos comandos estão fora do núcleo.

Sistemas Cliente-Servidor:  É uma ligeira variação da ideia do micronúcleo, distingue duas classes de processos, os servidores, que prestam algum serviço, e os clientes, que i=usam esses serviços. Obs.: a presença de um micronúcleo não é obrigatória, a essência desse SO é a existência de processos clientes e processos servidores.

Vantagens: A principal vantagem desse sistema está na possibilidade de utilização de outros hardwares para seus sistemas, , como por exemplo os processos servidores residirem em outros computadores e partir desse modo esse acesso pode ser feito pela internet.

Desvantagens: Uma das desvantagens seria a possível sobrecarga de servidores, caso vários clientes solicitem informações de um servidor específico ao mesmo tempo.

Máquinas Virtuais: Existentes a pelo menos 4 décadas, desde os IBM360, as máquinas virtuais são amplamente utilizadas em hospedagens de sítios web, onde é possível entregar um ambiente computacional virtual completo para o usuário. Quando uma empresa de hospedagem vende vários computadores dedicados, na verdade está rodando em um ou alguns servidores físicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com