TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Computação em Nuvem

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Após uma reunião com o diretor de TI, foi indicado investimento em 4 tendências para a readequação das questões da computação em nuvem na empresa. Segue abaixo as indicações:

SEGURANÇA

Uma das maiores preocupações hoje em dia é com a segurança de dados. Nesse cenário, há várias vantagens de segurança na computação na nuvem, que certamente trazem mais tranquilidade e confiança das empresas no seu setor de TI, garantindo que suas informações não serão violadas ou perdidas.

A nuvem usa tecnologia de ponta, portanto os provedores conseguem executar a manutenção e atualização dos recursos de forma automatizada, além de implantarem a melhor criptografia possível para manter a segurança do sistema

Além disso, como os arquivos não ficam armazenados em máquinas ou servidores locais sendo facilmente expostos a acidentes ou alterações, estão muito melhor protegidos de forma remota. Conta com variadas possibilidades de backup na nuvem para recuperação de históricos, caso a empresa deseje ou algum problema aconteça.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA NUVEM

Esse é um conceito que vem ganhando força no dia a dia das empresas e pode agregar inúmeras funcionalidades para as organizações. O seu uso contribui para a tomada de decisões e influencia diretamente a experiência do consumidor.

Por meio de uma análise preditiva, é possível recolher informações sobre os clientes, reconhecer comportamentos e até mesmo identificar problemas que possam interferir na disponibilidade do servidor. Além disso, a tecnologia ajuda a prever possíveis falhas na infraestrutura de TI.

Além de propiciar o uso responsivo e amigável de serviços de streaming, o aprendizado de máquina e outras tecnologias relacionadas à A.I. proporcionam o advento do deep learning e do edge intelligence. Tornando a análise e o compartilhamento de dados ainda mais rápido e robusto.

NUVEM HÍBRIDA

Esse tipo de ambiente em cloud associa a segurança e estabilidade das nuvens privadas à economia e agilidade proporcionada pelas nuvens públicas.

As nuvens híbridas possibilitam uma maior escalabilidade das aplicações, o que tende a reduzir os custos com o aumento da capacidade de uma infraestrutura.

Nesse modelo, parte das soluções utilizadas pelas empresas fica em clouds públicas e parte em privadas – com a nuvem híbrida também é possível fazer com que parte dos sistemas e dados da empresa fiquem em servidores internos e que o restante rode em soluções de computação na nuvem. Esta é uma opção para organizações que desejam manter dados críticos “dentro de casa” mas que não podem abrir mão das vantagens oferecidas pela computação na nuvem.

SERVERLESS COMPUTING

Serverless é uma nova arquitetura da computação na nuvem que surgiu com o objetivo de facilitar a criação de aplicativos. Nesse modelo, todo o gerenciamento é realizado pelo provedor de nuvem, o que permite que os desenvolvedores fiquem livres desse trabalho. Além disso, quem contrata as aplicações “sem servidor” não precisa preocupar-se com o provisionamento, a escalabilidade e o gerenciamento de servidores.

REFERÊNCIAS

https://www.2cloud.com.br/conheca-10-tendencias-de-computacao-na-nuvem-para-os-proximos-anos/. Acessado em: 25 mai. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com