TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Computação em Nuvem

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PADRE VENDELINO SEIDEL

SAMIRA BRAND E KAUANY DEROSSO

CLOUD COMPUTING (COMPUTAÇÃO EM NUVEM)

Iporã do Oeste -SC

2015

INTRODUÇÃO

Será abordado seu conceito e suas diversas características, que auxiliam no desenvolvimento de empresas e usuários. Assim como a segurança e precauções que devemos ter, por ser uma ferramenta bastante acessível. Juntamente com todos esses tópicos, terão as imagens para auxiliar no compreendimento.

Essa tecnologia já vem sendo usada há um bom tempo, em 2008 este termo começou a ser mais conhecido popularmente e ganhou mais repercussão, mas a ideia já tinha sido fundada anteriormente.

Justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.


DEFINIÇÃO

Computação nas nuvens ou Cloud Computing é uma tecnologia que possibilita o acesso das mais variadas aplicações por meio da internet. Ela permite que você possa acessar seus arquivos pessoais, programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos), como já citados anteriormente, de onde você estiver à disponibilidade que você quiser. Isso porque com a computação em nuvem os seus dados não estão confinados em um disco rígido de seu computador, eles estão disponíveis na web. [pic 1]

Com uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um programa mais leve até mesmo um jogo ou programa mais pesado. Enquanto se executa um programa ou se acessa uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você consiga interagir.

CARACTERÍSTICAS

[pic 2]

Dentre as mais diversas características da computação em nuvem, podem se ressaltar as seguintes: agilidade, escalabilidade, que pode ser acessada por diferentes aparelhos como (telefones celulares, laptops e PDAs), permite o compartilhamento de recursos por um grande grupo de usuários, serviços fáceis de usar, não sendo necessária instalação. 

Autoatendimento sob demanda

O usuário pode usufruir das funcionalidades do computador sem a necessidade da interação humana, ou seja, o provedor identifica as necessidades do usuário, podendo assim automaticamente reconfigurar todo hardware e software.

Amplo acesso a serviços de rede 

Os recursos computacionais são acessados através da internet, acessado por um mecanismo padrão, sem a necessidade do usuário modificar o ambiente de trabalho de seu dispositivo.

 Pool de recursos

Os recursos computacionais (físicos ou virtuais) do provedor são divididos em pools para que possam atender a múltiplos usuários ao mesmo tempo. Esses recursos modificados de acordo com a quantia e os acessos dos usuários. Essas informações podem ser proporcionadas de maneira de alta abstração podendo apenas ser informados a país, estado ou centro de dados.

 Elasticidade rápida[pic 3]

As funções do computador devem ser rápidas e elásticas, assim como rapidamente liberadas, podendo em alguns casos serem liberadas automaticamente caso haja necessidade conforme o acesso. A elasticidade deve ter três componentes: escalabilidade linear, utilização on-demand e pagamento por unidades consumidas de um recurso.

Serviços mensuráveis

Os sistemas em nuvem automaticamente controlam e monitoram os recursos necessários para cada tipo de serviço, tais como armazenamento, processamento e largura de banda.

SEGURANÇA

 Dentre todas as vantagens preocupa-se com o quesito segurança. Assim como tem surgido tecnologias como esta para facilitar o acesso às informações, paralelamente pessoas especializadas em invadir computadores e programas, os "hackers" podem invadir nossos dados e roubá-los. No entanto, estas empresas fornecedoras da computação em nuvem investem muito em segurança, nos chamados “antivírus em nuvem”. De acordo com uma pesquisa, a maior preocupação dos empreendedores brasileiros com relação à computação em nuvem diz respeito à segurança e à privacidade de suas informações.[pic 4]

Com isso ressaltam-se alguns cuidados que devem ser tomados como, por exemplo:

  • Definir quais os dados que irão migrar para a nuvem: não tendo o perigo de ir o que não deveria, pela simples facilidade de acesso.
  • Faça um planejamento para a migração: a migração deve ser feita de uma forma consciente para que assim haja mais confiança entre todos os envolvidos.
  • Certifique-se quem terá acesso às informações: talvez seja esse o item que mais oferece risco. Aderir um novo sistema tecnológico requer a atenção para quem você irá permitir o acesso, quando e de onde pode ser acessado, e, principalmente, o que poderá fazer com aquela informação.

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES[pic 5]

  • iCloud: Ele sincroniza dados com todos os dispositivos conectados. Ou seja, todos os contatos, vídeos, documentos e informações importantes para o dia a dia estão acessíveis a todos os usuários. Com isso, tudo se torna mais rápido e mais acessível. [pic 6]

  • Hojoki: Este aplicativo integra inúmeros Cloud apps em um único lugar. Twitter, Dropbox, Google Calendar, Evernote, Google Drive, Producteev, CloudApp, e muito mais. É possível ter uma visão rápida e ampla de todas as informações contidas nos seus outros aplicativos em Nuvem.

[pic 7]

  • SAP: A SAP oferece soluções que ajudam empresas de todos os portes e segmentos a operarem melhor. Integram gerenciamento de pessoas, departamento financeiro, consumidores, fornecedores, entre outros.

[pic 8]

  • Dropbox: Ele sincroniza seus arquivos importantes através de vários dispositivos. Uma característica importante deste aplicativo é que ele permite recuperar documentos salvos para versões anteriores ou restaurar arquivos apagados. Também possui gerenciamento de equipes, fluxo de trabalho, e outras características comuns a esses tipos de aplicativos.

[pic 9]

  • Joukuu: O Joukuu é um centralizador de backup. Você consegue acessar e gerenciar todas as suas contas de backup em um único lugar. Você pode adicionar diferentes contas de diferentes provedores de serviços ou diferentes contas de um mesmo provedor de serviços.

CONCLUSÃO

Com o termino do trabalho podemos concluir que a Computação em Nuvem é uma tecnologia que está se multiplicando dia após dia, tornando-se mais presente no cotidiano de todos, tanto para pessoas que utilizam o computador em casa quanto para grandes empresas.

Sua facilidade e sua agilidade permite que o usuário aproveite da melhor forma seus recursos e serviços variados. O mesmo vem modificando o modo como os computadores são utilizados e vendidos. A computação, como é conhecida atualmente, com notebooks, desktops e até mesmos dispositivos móveis como tablets e celulares, são caracterizados pela grande capacidade de processamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (292.2 Kb)   docx (230.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com