TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Computação em Nuvem

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 13

COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Bruno Souza Santos1 e Joshua Lopes Tavares da Silva2

1Estudante do Ensino Médio, Cursando em Rede de Computadores, Canindé - Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, EEEPFO. E-mail:brunosouzasantos07@gmail.com; 2 Estudante do Ensino Médio, Cursando em Rede de Computadores, Canindé - Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, EEEPFO. E-mail: joshualopest.ce@gmail.com;

Projeto entregue em 05/06/2013

RESUMO

O termo Cloud Computing (Computação em Nuvem) tem se tornado comum nos meios tecnológicos e em plataformas de programação, seja como pesquisa, escalabilidade de serviços, compartilhamento ou gerenciamento de uma grande massa de dados ou apenas para armazenamento de uso pessoal. O Artigo irá apresentar uma introdução ao conceito de Computação em nuvem, o mesmo irá abordar suas aplicações, funcionalidades, características, vantagens e desvantagens, tendências e alguns planos e serviços desse novo estilo de computação. O Artigo almeja um maior conhecimento sobre essa nova tecnologia, além de buscar transmitir instantaneamente tais conhecimentos a usuários leigos. A pesquisa em si, foi complementada pela influencia e referencias de outros autores, utilizando por meio deste, toda a pesquisa e metodologia do método cientifico conforme as regras, princípios e padrões da ABNT. Os resultados da pesquisa foram bastantes esclarecedores, deixando claro o intuito do artigo de forma rápida e simples ao leitor. A pesquisa foi de uma forma bastante ampla e especifica apresentando os principais termos da computação em nuvem. Comprovamos também a extrema necessidade no constante aperfeiçoamento dos conhecimentos tecnológicos atuais, vendo que o uso da computação em nuvem esta cada vez mais presente no nosso cotidiano se tornando indispensável para muitos usuários e empresas.

PALAVRAS-CHAVE: Nuvem, Tecnologias, Dados, Armazenamento, Compartilhamento.

Cloud Computing

ABSTRACT

This document describes the style and standards to be used in the preparation of projects to be delivered as Work End of Course (WEC) of the Technical Course in Computer Networks at the Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando. All work must be delivered in printed and electronic form in .pdf and .doc. The project can contain up to a maximum of 02 (two) authors, with their identifications, then the identification of the teacher mentor. The project will consist of a minimum of six (06) and a maximum of fifteen (15) pages, considering the references. The sources to be used are already in the formatting of this model. The abstract will be preceded by the caption SUMMARY, Colibri font, size 12, uppercase, bold. The text of the abstract use the source Colibri, size 10, justified paragraph alignment, indents without right or left and single line spacing. The abstract must contain at least 400 and at most 900 words. The abstract and key-words will not exceed the first page of the article.

KEY-WORDS: petroleum, environmental risks, drilling rig, the risk maps.


Computação em Nuvem

INTRODUÇÃO

A evolução constante da tecnologia computacional e das Telecomunicações  está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rápido. Esta tendência cria a condição perfeita para a popularização da cloud computing, fazendo com que o conceito se torne conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil. (Alecrim E., INFOWESTER, 2013)

                        “Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados                         relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do                         usuário ou em um servidor próximo. Este conteúdo passa a ficar disponível nas                                 nuvens, isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de                                 desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup,                                         escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum destes                                 aspectos, apenas com acessar e utilizar.” (Alecrim E., INFOWESTER, 2013)

[pic 7]

Fonte - [Sousa, Moreira e Machado, 2009]

Figura 1 - Visão geral nuvem computacional

Em Computação em Nuvem a distribuição de serviço pode ser comparada figuradamente há serviços básicos e essenciais domésticos, onde são todos entregues de uma forma completamente transparente. Serviços de utilidade pública como água, eletricidade e telefone tornaram-se fundamentais para nossa vida diária e são explorados através de um modelo de pagamento baseado no uso. As infraestruturas em nuvem permitem a disponibilização de serviços em qualquer lugar e a qualquer hora, de forma que possamos simplesmente acender a luz, abrir a torneira ou fazer uma ligação para qualquer lugar. O uso desses serviços é cobrado conforme as diferentes finalidades ao usuário final. Essa mesma ideia se mostra na informática, onde tem sido aplicada constantes mudanças para a disseminação da computação em nuvem. (RUSCHEL H. et al., 2008)

Enfim, a computação na nuvem estabeleceu um novo modelo de serviços capazes de fornecer todo o tipo de processamento, infraestrutura e armazenamento de dados através da internet (tanto como componentes separados ou uma plataforma completa) baseado na necessidade do usuário. (PEDROSA H., NOGUEIRA T., apud)

  1. 2. O que é Computação em Nuvem?

O Termo Cloud Computing não possui uma definição concreta, no qual entre em concesso os múltiplos participantes desse processo.

“Após estudo onde foram consideradas várias definições distintas para conceito de computação na nuvem, os autores de [Vaquero et al, 2008]  chegaram a definição de que nuvens são grandes repositórios de recursos virtualizados, tais como hardware, plataformas de desenvolvimento e software, que são facilmente acessíveis. Além disto, estes recursos podem ser configurados dinamicamente de modo a ajustar-se a diferentes cargas de trabalho com a intenção de otimizar sua utilização. O modelo de cobrança utilizado para a exploração destes repositórios está baseado em pagamento pelo uso.” (2008 apud PERREIRA H., et al., 2011, p. 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (291.8 Kb)   docx (268 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com