TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINÂMICA DA INFORMÁTICA

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

A DINÂMICA DA INFORMÁTICA

Nos dias atuais e em seus primórdios.

Unidade 1 – Santo André

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

A Dinâmica da Informática

Nos dias atuais e em seus primórdios.

NOME: Gisele Caetano Pereira

RA: 1634487

CURSO: Analise e desenvolvimento de Sistemas

1° SEMESTRE

Unidade 1 – Santo André

2016

RESUMO:

Em uma verificação simples e ao mesmo tempo complexa, pode-se fazer uma analise critica, intuitiva e perspicaz, sobre todos os rumos que a tecnologia e sua atual disponibilidade no cenário mundial pode impactar positiva ou negativamente no avanço da humanidade.

O intuito de todas as informações contidas no trabalho, deve levar a leitura a uma conclusão básica, da explosão de conhecimento proporcionada pelo avanço tecnológico. No decorrer dos assuntos abordados espero que fique clara e objetiva a intenção de colocar no topo do mundo a tecnologia da informação, mas também alertar sobre as possíveis vulnerabilidades associadas a ela.

SUMÁRIO

1 – O computador - Primórdios

1.1 - Dos primeiros computadores, a inteligência artificial

2 – Internet

3 - Comunicação e informação através de um clique

4 – A palavra é INOVAÇÃO

1 – O computador - Primórdios

Vamos começar com a peça principal que alavancou os primórdios da computação. O Computador.

- 1890 Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico.

- 1944 O Mark I, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m

- 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas.

O Eniac contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje.

- 1947 O transistor, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.

- 1976 O primeiro computador pessoal é inventado, o Apple I. em uma garagem, Steve Jobs e Stephan Wozniak começam a fazer história na computação.

O tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips, responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos eletrônicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.

Em 1981, a IBM lança o seu PC (Personal Computer), que se torna um sucesso comercial. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft. Na época, Bill Gates, o dono da Microsoft, convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa. Isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes. Posteriormente, os PCs passam a usar microprocessadores cada vez mais potentes: 286, 386SX, 386DX, 486SX, 486DX. O Pentium, que surge nos anos 90, é atualmente o processador mais avançado usado em PCs.

O único micro a fazer frente aos PCs é o Macintosh, lançado em 1984, que revoluciona o mercado ao promover o uso de ícones e do mouse. No ano seguinte, a Microsoft lança a interface gráfica Windows, adaptando para os PCs o uso de ícones e do mouse. O Windows só alcança sucesso a partir de 90, com a versão 3.0. A nova versão, lançada em 1995, totaliza 45,8 milhões de usuários registrados pela Microsoft em dezembro de 1996.

1.1 - Dos primeiros computadores, a inteligência artificial

35 anos após a criação do primeiro computador pessoal, surge um novo ramo na informática, a inteligência artificial, que estuda métodos de simular o pensamento humano nos computadores com o objetivo de substituir o homem pela máquina em atividades mecanizadas. Alguns computadores já funcionam com modelos de raciocínio e comportamento humanos, auxiliando médicos em diagnósticos, praticando diversos jogos e compondo músicas. Entre eles está o Deep Blue, computador ultra veloz, com 256 unidades de processamento de dados (o normal é uma), fabricado pela IBM após cinco anos de pesquisas. Em 1996, o Deep Blue - capaz de analisar 200 milhões de lances por segundo em um jogo de xadrez - vence uma disputa com o campeão mundial de xadrez, o russo Garry Kasparov. Há também o COG, protótipo de robô que está sendo projetado e construído pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Sua forma é semelhante à do homem: tem cabeça, olhos e braços. O robô, cujo sistema nervoso artificial é 64 vezes mais potente do que um Macintosh, irá simular as fases de crescimento do homem, seus pensamentos e sentimentos.

Impactos na Sociedade

O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da sociedade. O computador torna-se uma importante ferramenta de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia já estão informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro, as comunicações e a astronáutica. Nas fábricas, os robôs substituem gradativamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco e em atividades mecânicas, como as linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com