TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estática e Probabilidade

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Gabriel Amorim Barbosa             R.A.: N17139-1 Turma: CC3Q

Gabriel Mariano de S. Bonilha   R.A.: D25DIC-9 Turma: CC3Q

Guilherme Boruchosas Marin      R.A.: D4317D-8 Turma: CC3Q

João Michael Ferreira Soares      R.A.: D310AH-1 Turma: SI3P

João Victor Souza Linard                    R.A.: D41643-0 Turma: SI3P

Wilck Gomes de Oliveira              R.A.: D4183E-0 Turma: CC3Q

Trabalho de Estatística e Probabilidade - Desempenho Acadêmico dos Alunos Universitários

Atividade  complementar  entregue  como  requisito  parcial  para composição  da  nota  NP1  da  disciplina de Estatística e Probabilidade.

                                                

Santana de Parnáiba - São Paulo

2018

Estatística

Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.

Aplicações

Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas têm uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:

  • Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química);
  • Bioestatística;
  • Contabilometria;
  • Controle de qualidade;
  • Estatística comercial;
  • Estatística de engenharia;
  • Estatística econômica;
  • Estatística física;
  • Estatística populacional;
  • Estatística psicológica;
  • Estatística social (para todas as ciências sociais);
  • Geoestatística;
  • Pesquisa operacional;

Estatística forma uma ferramenta chave nos negócios e na industrialização como um todo. É utilizada a fim de entender sistemas variáveis, controle de processos (chamado de "controle estatístico de processo" ou CEP), custos financeiros (contábil) e de qualidade e para sumarização de dados e também tomada de decisão baseada em dados. Nessas funções ela é uma ferramenta chave, e é a única ferramenta segura.

Resumo

O desempenho acadêmico dos universitários é quase que uma preocupação geral, pois interfere tantos com os indivíduos que estão cursando o ensino superior, suas entidades de ensino e até o governo pois serão esses os novos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho futuramente. Com essa pesquisa tentamos fazer algumas correlações entre o desempenho acadêmico do aluno e quais poderiam ser os fatores que dificultaria ou daria suporte para ele nesse período tão difícil que é considerado o ensino superior. Todos as variáveis apresentadas na pesquisa foram discutidas em grupo para que cada pudesse meio que mostrar pontos que acham que interferem.

Foi uma pesquisa um tanto difícil de ser feita, pois o tema acabou não agradando muito o público alvo. Então tivemos alguns contra pontos, tipo o fato de ter poucas respostas e algumas delas nem ter sido respondido com sinceridade.

Em virtudes dos fatos mencionados foi possível realizar uma pesquisa pequena mas um tanto abrangente em relação ao tema e assim percebe-se que nesse primeiro momento não é possível achar um fato determinante no desempenho acadêmico.


Sexo

A pesquisa foi feita apenas com alunos de universidades públicas e privadas, o gênero que mais respondeu foi o masculino, mas a diferença foi pouca, as mulheres não ficaram muito atrás.

[pic 2]

i

Classe de sexo

Frequência

Frequência Relativa

Frequência Acumulada

Frequência Relativa Acumulada

1

Masculino

27

54%

27

54%

2

Feminino

23

46%

50

100%

 

 

Total = 50

Total = 100%

 

 

A variável trabalhada aqui é qualitativa.

Média = 25

Moda = 27 ou 23 (bimodal)

Mediana = 25

Você trabalha?

O trabalho ocupa bastante tempo no dia, alguns trabalham 6 horas, outros 8, conciliar esse tempo com estudo acaba sendo muito difícil, a maioria dos entrevistados trabalham além de estudarem.

[pic 3]

i

Classe

Frequência

Frequência Relativa

Frequência Acumulada

Frequência Relativa Acumulado

1

Sim

33

66%

33

66%

2

Não

17

34%

50

100%

 

 

Total=50

Total=100%

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (339.3 Kb)   docx (759 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com