TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferramenta de identificação e autenticação biométrica

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  10.393 Palavras (42 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 42

Sumário

1.        Objetivo do Trabalho        2

2.        Introdução        3

3.        Técnicas Biométricas        5

3.1.        Reconhecimento por Impressão Digital        5

3.2.        Reconhecimento Facial        6

3.3.        Reconhecimento através Íris        7

3.4.        Reconhecimento por Voz        8

4.        Plano de Desenvolvimento da Aplicação        10

5.        Estrutura do Programa        13

Referência Bibliográfica        18

Anexos        21


  1. Objetivo do Trabalho

        O objetivo deste trabalho éapresentar uma ferramenta de identificação e autenticação biométrica para restringir o acesso a uma rede que simula o banco de dados do Ministério do Meio Ambiente. O projeto desenvolvido em linguagem Java irá trabalhar com o processamento de imagens através da biometria para restringir o acesso de informações estratégicas sobre as propriedades rurais que utilizam agrotóxicos proibidos por causarem grandes impactos nos lençóis freáticos, rios e mares, que são classificadas em três níveis:

  1. Informações que todos os usuários do sistema podem ter acesso.
  2. Este nível restringe as informações aos diretores de divisões.
  3. Permite acesso somente para o ministro do meio ambiente.

        O processo de identificação e reconhecimento é feito pelo processamento de uma imagem que será comparada, ampliada e convertida em valores para identificação do padrão.

        Apresentaremos no decorrer da documentação, as principais técnicas biométricas para o tratamento de imagens e processo de identificação ou reconhecimento de padrões, que foram tomadas como base para o desenvolvimento, e também, todas as ferramentas utilizadas no projeto.


  1. Introdução

        São utilizadas formas de identificação humana desde os primórdios. O reconhecimento natural de uma pessoa é realizado através da voz e da face/feição. Esse processo de identificação precisou ser aprimorado com o passar do tempo devido o desenvolvimento dos sistemas de informação. Para garantir o acesso restrito, foram criados sistemas com identificação através de senhas, porém ainda assim é um meio falho, pois pode ocorrer da pessoa esquecer, ou a senha cair em mãos erradas.

        Com todo desenvolvimento tecnológico, e fragilidade desses meios, tornou-se necessário o desenvolvimento da autenticação/identificação de uma forma que não seja possível “burlar” o sistema, um método de identificação que não depende de algo que se possui (crachás, cartões), ou por algo que se sabe (senha), e sim aquilo que você é, através da identificação da impressão digital, palma da mão, retina, enfim, características pessoais e exclusivas.

Tabela 1.1: Tabela comparativa dos tipos de segurança. [2]

[pic 1]

        Algumas vezes os métodos são utilizados em combinação, porém os métodos que utilizam posse e o conhecimento são de baixa confiabilidade. O fato da biometria não ser simples de compartilhar, perder ou esquecer, tem aumentado o interesse e credibilidade no método.

“A palavra Biometria vem do grego:bios(vida) metron(medida), e se refere à tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos.”(XIAO, Q. Technology review - biometrics-technology, application, challenge, andcomputationalintelligencesolutions. IEEE ComputationalIntelligence Magazine.)

        A capacidade do cérebro humano de raciocinar e resolver problemas tem levado pesquisadores ao estudo e criação de modelos computacionais capazes de representar a funcionalidade do cérebro. Chamamos esse processo de aprendizado da máquina para reconhecimento de padrões de Redes Neurais Artificiais (RNAs).

        As Redes Neurais Artificiais são sistemas computacionais que imitam as habilidades dos neurônios, através de neurônios artificiais interconectados. Esses sistemas são projetados com potencial para aprendizado, um aprendizado através da base de dados implementada e treinamento, que ajusta os sinais entre os neurônios de acordo com o objetivo.

        

        No processamento de imagens temos um conjunto de tarefas, todo desenvolvimento do método passa por uma sequência de passos, que inicia com a captura da imagem, onde a qualidade da mesma depende do conjunto de fatores que podem influencia-la diretamente como a iluminação, movimento, etc. A partir da daí temos efetivamente o inicio do processamento, conhecido como pré-processamento onde são feitas as correções e filtragens, que é o primeiro passo na nossa aplicação.

        Dentre as técnicas de biometria, o projeto que será exposto irá exemplificar especificamente a técnica de impressão digital, que é uma característica estrutural humana que é desenvolvida ainda no útero, até o sexto mês de gestação; sendo uma particularidade de cada indivíduo mesmo no caso de gêmeos univitelinos.

        Utilizaremos o conceito de reconhecimento de padrões de RNA atrelado com o Processamento de Imagens, na prática. O projeto desenvolvido e apresentado a seguir tem por objetivo, captar impressões digitais, salva-las num banco de dados, e processar as entradas de forma que encontre os padrões e autorize ou faça o bloqueio de acessos ao sistema.

        


  1. Técnicas Biométricas

        A Biometria tem o objetivo de diferenciar os seres humano por meio de características estruturais que diz respeito aos traços físicos como a impressão digital, a íris, e a voz, e comportamentais que é baseada em ações, que são adquiridas ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (923.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com